Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Saiba quais os sintomas da gripe H1N1

08 de abril de 2016 0

Por Elisandra Borba

Foto: Ilya Andriyanov

Foto: Ilya Andriyanov

Fique atendo aos sintomas da gripe. Em geral, a gripe H1N1 é muito semelhante as outras provocadas pelo vírus influenza, mas a gripe A tem deixado os pais preocupados, pois já há quatro mortes confirmadas no Estado em decorrência de complicações provocadas por este vírus.

Cada pessoa desenvolve de maneira diferente a doença, explica o pediatra e membro do Comitê de Infectologia e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Juarez Cunha. Depende de cada organismo, mas a gripe A pode ter uma evolução mais rápida que as demais. Febre alta, dores musculares, dores no corpo, dor na gargante e mal-estar são os principais sintomas. É necessário ficar atento à evolução, no entanto. Quanto mais cedo começa o tratamento, menos chance de agravar o quadro.

Crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas são os mais suscetíveis a complicações. As crianças são, inclusive, consideradas os principais vetores da gripe, pois costumam ter mais contato com o vírus em escolas.

A vacinação é a principal maneira para diminuir a propagação do vírus, mas é importante também, obter hábitos de higiene e mudanças de comportamentos, conforme já falamos aqui no blog. Confira a matéria completa sobre este assunto.

Crianças até nove anos, que tomarão pela primeira vez a vacina, precisam tomar duas doses. Para quem já fez a aplicação em outros anos, apenas uma dose é feita.

Leia também:

Bebês menores de seis meses são protegidos contra gripe através do leite materno

Saiba quem poderá tomar a vacina contra a gripe nos postos de saúde

OMS esclarece que vacinas oferecidas a gestantes no Brasil são seguras

Conheça o novo calendário de vacinação em vigor no Brasil

Envie seu Comentário