Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Pesquisa da USP relaciona zika vírus com má formação em fetos

11 de maio de 2016 0

Por Marcela Panke

18129460 micro

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) comprovou a capacidade do zika vírus de atravessar a placenta e infectar bebês no útero da mãe. O resultado do trabalho foi publicado nesta quarta-feira (11) na revista Nature. A pesquisa também revelou como o vírus afeta a formação do sistema nervoso central de embriões.

O professor do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Jean Pierre Schatzmann Peron, enfatizou que a pesquisa constatou experimentalmente a ação do zika vírus em fetos.

“Esse é o primeiro modelo experimental comprovado que mostra que o vírus é capaz de passar a barreira placentária, atingir o feto, ser albergado no sistema nervoso e, a partir de então, todas as outras repercussões foram observadas”.

Entre as conclusões do estudo, está a constatação de que o zika vírus prefere atacar células que formam o cérebro e o sistema nervoso. O vírus mata as células antes que os tecidos se desenvolvam, o que causa malformações como a microcefalia.

Em abril, nós falamos aqui no blog de um estudo americano que comprovou a relação do zika vírus com a microcefalia.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

SIGA O FRALDA CHEIA NO TWITTER

Casos de microcefalia no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou novo boletim nesta quarta-feira (11), que informa que o Brasil tem 1.326 casos confirmados de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso. Os dados se referem desde o início das notificações, em outubro de 2015.

O estado com maior número de casos confirmados ainda é Pernambuco, com 351 casos, seguido da Bahia, com 237 e Paraíba, com 119. Os únicos estados sem casos de microcefalia são Acre e Santa Catarina.

Leia também:

Estudo americano comprova relação do zika vírus com microcefalia

Estados Unidos estipula prazo para engravidar após zika vírus

Após aumento de casos de zika, Secretaria da Saúde do RS orienta mulheres a adiarem gravidez

1 ano de zika vírus no Brasil

Família de Gravataí cria página para ajudar pais de crianças com microcefalia

Envie seu Comentário