30% dos jovens começam a consumir bebida alcoólica com regularidade entre 12 e 13 anos
24 de maio de 2016 0Algumas agências de notícias divulgaram nesta segunda-feira (23) uma informação que surpreende e deixa pais em alerta: Três em cada 10 jovens começam a consumir bebidas alcoólicas com regularidade entre 12 e 13 anos de idade. É um estudo da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais feito no México e na Costa Rica.
O levantamento analisou os padrões de consumo de bebidas alcoólicas em jovens entre 12 e 17 anos. A análise “Estudo de padrões de consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos” consiste em uma pesquisa realizada no México em 2014 e na Costa Rica em 2015, com quase 1300 estudantes.
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
SIGA O FRALDA CHEIA NO TWITTER
Alguns destaques do estudo:
- 30% dos jovens entrevistados afirmaram que começaram o consumo regular de bebidas alcoólicas entre 12 e 13 anos.
- O percentual de consumo vai aumentando até os 17 anos, quando mais da metade dos jovens da Costa Rica, e cerca de 70% do México, afirmam ter consumido bebidas alcoólicas pelo menos uma vez na vida.
- Motivos que os jovens justificam para começar a beber: consumo por parte dos amigos, o hábito de beber em festas, a facilidade de acesso a bebidas alcoólicas, e o consumo de álcool em casa.
O estudo apresentado faz parte de um projeto mais amplo de análise do consumo de bebidas alcoólicas na América Latina, realizado de maneira periódica em 14 países por meio de uma pesquisa com mais de 1.800 pessoas entre 18 e 65 anos. Para adultos, a pesquisa mostra que na América Latina é de 5,3 litros de etanol puro por ano. Nos Estados Unidos este índice é de 9,2 litros, e na Europa 10,9 litros.
Leia Também
Uso de álcool na adolescência: conheça a opinião de especialistas
Pesquisa revela que a chegada dos filhos aumenta brigas entre casais
Pesquisa mostra que mães passam pouco tempo com os filhos
Governo estuda aplicar anticoncepcional de longa duração em adolescentes
Suicídio entre crianças e adolescentes está entre as principais causas de mortes no RS
Três em cada dez crianças consomem refrigerante antes dos 2 anos
Fabricantes não farão mais propaganda de refrigerantes e sucos artificiais para crianças