Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Como as gestantes podem combater a gripe, já que não devem tomar qualquer remédio

30 de maio de 2016 0

Por Elisandra Borba

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O inverno não costuma perdoar ninguém. Época em que o “funga-funga” é geral. Por onde passamos tem, pelo menos, uma pessoa com um lencinho, lutando contra uma gripe ou resfriado. Antigripais, analgésicos, xaropes… o consumo e automedicação aumenta nesta fase. As grávidas, no entanto, precisam ter mais atenção ainda. Ninguém deve se automedicar, mas esta prática para gestantes é simplesmente proibida. Muitos remédios afetam o desenvolvimento dos bebês e podem deixar sequelas graves. Por isso, além de consultar o médico, as gestantes podem investir em uma alimentação que ajude a combater as gripes e fortalecer o sistema imunológico.

A nutricionista Ana Terazzan, do Nutrimãe, explica que as mães e gestantes devem incluir bastante frutas ricas em vitamina C na dieta. A bergamota é uma boa opção nesta época, mas o ideal é variar as fontes. A vitamina C ainda protege o organismo e tem alto poder antioxidante, auxiliando na eliminação dos radicais livres.

Na lista de alimentos ricos em vitamina C estão: acerola, brócolis, caju, goiaba, kiwi, laranja, limão, morango, mamão e pimentão amarelo.

Ana orienta também a consumir própolis, que ajuda o sistema imunológico como um todo e incluir mel na rotina alimentar. “O mel pode ser utilizado no preparo de chás, associado ao limão, gengibre, canela; ou mesmo como acompanhamento de panquecas, pães, iogurtes e frutas. Mas lembre-se o objetivo aqui não é utilizar o mel pelo potencial adoçante mas sim para auxiliar o sistema imune, então é importante atentar para que as doses não sejam exageradas!”, explica a nutricionista.

Manter o organismo hidratado também é fundamental. “Nosso corpo é formado por uma grande parcela de água e precisamos repor constantemente os líquidos para garantir o bom funcionamento dos órgãos e sistemas, auxiliando assim a prevenção de infecções”, complementa Ana Terazzan.

Falamos neste post especialmente das gestantes, mas claro que uma alimentação que fortaleça o sistema imunológico é ideal para todas as pessoas, inclusive as crianças. Lembrando que os bebês menores de um ano de idade não devem consumir mel.

Leia também:

Como aliviar os enjoos durante a gravidez

Bebê pode comer mel? Entenda os riscos.

Bebês não precisam de sal na comida; entenda o porquê

Como proteger as crianças da gripe e outras doenças

Crianças podem comer peixe normalmente?

O que meu filho precisa comer?

Envie seu Comentário