Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Anvisa quer proibir fabricação e uso de termômetros de mercúrio

21 de junho de 2016 0

Por Elisandra Borba

Foto: Emerson Souza / Agência RBS

Foto: Emerson Souza / Agência RBS

Os termômetros de mercúrio utilizados para medir a temperatura corporal estão na mira da Anvisa. Eles vêm caindo em desuso nos últimos anos pela presença de modelos mais práticos, mas ainda figuram, principalmente em sistemas de saúde. Agora, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária pretende proibir a fabricação, importação e comercialização deles. Uma Consulta Pública foi lançada nesta segunda-feira (20) e também fala na proibição do uso dos equipamentos pelos serviços de saúde. O prazo para envio de comentários e sugestões ao texto 207/2016 será de 60 dias, a partir da próxima segunda-feira, dia 27.

De acordo com o órgão, existem alternativas que não utilizam a coluna de mercúrio. O produto é tóxico e não pode entrar em contato com humanos e meio ambiente.”Os termômetros e esfigmomanômetros digitais são produtos para a saúde de uso difundido no Brasil e possuem as mesmas indicações clínicas que os que contém mercúrio. Esses dispositivos também possuem a sua precisão avaliada compulsoriamente pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade e são ambientalmente mais sustentáveis”, garante a Anvisa.

A ação faz parte de um compromisso do governo brasileiro firmado em convenção mundial para o controle do uso e redução de emissões e liberações do mercúrio para a natureza. Um dos compromissos é o banimento de produtos que contém mercúrio até 2020. A proibição da substância é uma tendência mundial. Os aparelhos retirados de uso deverão seguir a regulamentação vigente para descarte de resíduos sólidos.

Leia também:

Marca de papinhas tira propagandas do ar por exigência da Anvisa

ANVISA nega prorrogação de prazo para adequação de rótulos de produtos que causam alergia

Anvisa proíbe venda de produtos de higiene pessoal infantil em aerossol e cria regras de rotulagem

Anvisa proíbe venda e fabricação do antibiótico Amoxil BD

Gestantes podem utilizar repelentes sem restrições, segundo Anvisa

Receita isenta imposto de importação de remédio sem registro na Anvisa

Envie seu Comentário