Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Brasil vai participar de estudo sobre efeitos do zika vírus em grávidas e bebês

21 de junho de 2016 0

Por Sibeli Fagundes

17761341 barriga

Milhares de grávidas vão ser acompanhadas Foto: Guto Kuerten/Agência RBS

Pesquisadores norte-americanos vão lançar um amplo estudo sobre o zika vírus e os efeitos para as mulheres grávidas nas zonas afetadas pela doença, principalmente na América Latina. No Brasil, o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos fará parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

O objetivo da pesquisa é determinar o alcance dos riscos para a saúde que o zika representa para as gestantes, os fetos e os bebês. Os trabalhos começam por Porto Rico e depois serão estendidos para Brasil, Colômbia e outros países onde a transmissão do vírus é ativa. Cerca de dez mil mulheres grávidas foram selecionadas para participar do estudo.

As participantes do estudo, que estarão no seu primeiro trimestre da gravidez, serão submetidas a um acompanhamento até o parto. Os pesquisadores também estudarão os bebês durante ao menos um ano após o nascimento.

O vírus está ligado a um aumento de casos de microcefalia e outros problemas neurológicos. Infecções pelo zika já foram constatadas em 60 países e territórios. No Brasil, o país mais afetado, foram detectados 1.581 casos de microcefalia desde o início da epidemia, em outubro passado.

Envie seu Comentário