Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Brigadianos salvam vida de bebê afogado com leite na região metropolitana

24 de junho de 2016 4

Por Elisandra Borba

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por volta das três horas da madrugada desta quinta-feira (23), a Brigada Militar de Canoas recebeu uma ligação: era um avô desesperado porque o neto de dois dias de vida estava afogado com leite materno e não respirava. Enquanto os primeiros socorros eram orientados por telefone para que o pai da criança realizasse em casa, duas viaturas foram até o local socorrer o bebê. Os soldados Marcio Jardim, Alexandre Borges, Neiver Gauze, Bartolomeu Pereira e o sargento Antônio Osório estavam na ocorrência. O sargento, que também é salva-vidas, vendo que o bebê já estava ficando roxo, não teve dúvidas, sugou o nariz do recém-nascido e desobstruiu as vias aéreas.

Os brigadianos foram com a família até o hospital Nossa Senhora das Graças para atendimento e avaliação da equipe médica e aguardaram no local para levar a família de volta para casa, conforme contou um funcionário do hospital, que fez uma postagem no Facebook, comovido com a conduta dos policiais.

O sargento Osório já tinha realizado um salvamento semelhante há dois anos. Foi um bebê de 31 dias que teve o mesmo tipo de afogamento e o sargento, que tem quatro filhos, conseguiu salvar o bebê. Na ocorrência desta semana, ele próprio levou o recém-nascido no colo até o hospital.

O soldado Marcio Jardim disse ao Blog Fralda Cheia que em 16 anos de policiamento, nunca havia passado por uma situação semelhante. Para ele e para o soldado Neiver a emoção foi somada ao fato de cada um ter um bebê de um ano e dois meses. “Foi bem emocionante, pois a gente se coloca no lugar da família”, contou.

O fato assusta, sem dúvidas, mas é comum até o primeiro mês de vida, pois o bebê ainda não possui total controle de alguns mecanismos do corpo. Se o procedimento correto não for feito rapidamente, pode levar à morte por asfixia ou edema de glote.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

SIGA O FRALDA CHEIA NO TWITTER

Os pais precisam ter calma e agir da seguinte forma:

*Enquanto alguém liga para a emergência, o outro vira o bebê de bruços (conforme a figura abaixo) e dá leves palmadas nas costas. O corpo deve ficar levemente inclinado para baixo.

Imagem: Portal Profissão Bombeiro

Imagem: Portal Profissão Bombeiro

Leia também:

Campanha alerta sobre riscos de cordões de cortina e persianas para crianças

Você sabe como proteger seu bebê durante o sono? Confira algumas dicas de segurança

A partir de qual idade bebês podem fazer natação?

Atenção para os cuidados que podem salvar a vida de seus filhos

Andadores infantis devem ser regulamentados

Prevenção de Acidentes na Infância: dicas e orientações.

Comentários (4)

  • Rosi diz: 24 de junho de 2016

    Parabéns aos policiais.

  • Marcel Issa Qadan diz: 24 de junho de 2016

    Que show. Notícia boa como essa não tem preço!

  • ALEXANDRE diz: 24 de junho de 2016

    Parabéns aos nobres policiais pela atitude e agilidade no salvamento deste bebe. A vida agradece.

  • Henrique diz: 24 de junho de 2016

    Parabéns aos policiais e a equipe de reportagem… ótima notícia…

Envie seu Comentário