Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Promotor da infância faz alerta sobre questionário que virou moda na última semana no Facebook

02 de julho de 2016 3

Por Elisandra Borba

Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

Começou a circular nos últimos dias um questionário no Facebook sobre os gostos dos filhos. O texto pede: “Faça ao seu filho estas perguntas e poste suas respostas – não trapaceie, poste exatamente o que eles dizem!”. As perguntas são aparentemente ingênuas: Qual é o teu nome?; Quantos anos você tem?; Quando é seu aniversário? Entre outras… Confesso que achei exagero quando li que havia alguém alertando sobre isto e resolvi conversar com o Promotor da Infância de Criciúma Mauro Canto da Silva que fez a postagem em sua conta pessoal do Facebook falando dos perigos de publicar tantos detalhes na rede pessoal.

Reprodução Facebook

Reprodução Facebook

O promotor explicou que começou a observar diversas amigas colocando as respostas dos filhos sobre um questionário: “Chamou-me a atenção a ênfase do ‘inquiridor’ em solicitar que as respostas fossem verdadeiras (‘não trapaceie’) e por duas vezes (no início e fim) que fosse compartilhado”, detalha Silva. Ele acrescentou ainda que pode parecer uma brincadeira ingênua, “fofinha”… Mas que revela informações reservadas e pessoais que podem ser utilizadas por qualquer pessoa para se aproximar e ganhar a simpatia dos pequenos. “Num ambiente vulnerável de rede social, mesmo que a maioria a utilize para interação e distração, não podemos ignorar as que utilizam para cometer crimes, especialmente aproveitando-se de crianças e adolescentes”, complementa.

Mauro Canto da Silva diz que os dados revelam que possíveis agressores tem proximidade com as vítimas: “Crianças, em especial, acabam confiando em adultos que demonstram afinidade. As respostas ao questionário são muito pessoais e uma pessoa querendo fazer o mal saberá utiliza-las para ganhar empatia com a criança. Depois de acontecer ficaríamos nos perguntando: “como ele sabia do nome do melhor amigo ou a cor preferida do seu pai”?”.

O promotor disse que fez a postagem em sua rede pessoal para os amigos. Como também é pai, ficou preocupado com a situação. A repercussão do post surpreendeu Silva.

Confira o questionário completo:

Qual é o teu nome?
Quantos anos você tem?
Quando é seu aniversário?
Quantos anos tem o papai?
Quantos anos tem a mamãe?
Qual é a tua cor favorita?
Qual é a tua comida preferida?
Quem é o teu melhor amigo?
Qual é o teu programa preferido?
Qual é a tua música preferida?
Qual é o teu animal preferido?
O que você tem medo?
Qual o seu lugar favorito para ir?
O que quer ser quando crescer?
O que a mamãe mais gosta de fazer?
O que vc mais gosta de brincar?
O que o papai mais gosta de fazer?

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

SIGA O FRALDA CHEIA NO TWITTER

Ouça a entrevista do procurador à Rádio Gaúcha

Leia também:

Você pensa antes de publicar uma foto de seu filho (a) na internet?

12 dicas para manter seu filho em segurança

Alerta aos pais: 10 dicas para proteger os pequenos e prevenir a pedofilia!

Conheça o Estatuto da Primeira Infância

Roubos de carros crescem – Dicas para proteger as crianças

Comentários (3)

  • Paulo RB diz: 3 de julho de 2016

    Responder um questionário deste pode estar entregando o perfil dos filhos a pessoas potencialmente perigosas.

  • Pedro diz: 4 de julho de 2016

    Todos adoram conspiração!!!
    É só colocar o nome do procurador no Google a achar ele vestido de Azul celebrando aniversário do filho nos Blogs do time de futebol… Além do nome da esposa, das crianças… Acho que se arrependeu, né?

  • Marina O. diz: 5 de julho de 2016

    Pois é, é bom não facilitar. Lembram do sequestro que aconteceu em SC há uns dois ou três anos? O sequestrador escolheu pelas redes sociais quem ia sequestrar/assaltar. Só de olhar as fotos ostentação da família, ele descobriu onde os filhos estudavam, quantos carros tinham, onde a família morava, onde passava as férias….enfim, pessoal, todo cuidado é pouco. Aliás, já se deram conta que com o facebook, uma pessoa que mal te viu na vida, só por saber seu nome completo e acessar teu perfil já vai saber o que vc pensa sobre política, que músicas gosta, quem são seus amigos, seus familiares. Tem que cuidar o que posta.

Envie seu Comentário