Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Sarampo é considerado erradicado no Brasil

26 de julho de 2016 0

Por Marcela Panke

Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

Hoje o blog tem uma boa notícia: o sarampo é considerado erradicado no Brasil, segundo a a presidente do Comitê Internacional de Avaliação e Documentação da Eliminação do Sarampo, Merceline Dalh-Regis. O país deve receber até o final de 2016 o certificado de eliminação da doença, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O último caso de sarampo foi registrado no Ceará, em julho de 2015. Após um ano sem a doença, a circulação endêmica do vírus do sarampo foi considerada interrompida no país.

Os últimos surtos autóctones de sarampo foram registrados no ano 2000, nos estados do Acre e Mato Grosso do Sul. A partir de 2001, ocorreram casos importados. Em 2013, ocorreu um novo surto autóctone em Pernambuco e Ceará. Novos surtos foram registrados em 2014 e 2015, sendo o último caso confirmado há um ano.

A doença

O sarampo é uma doença viral que afeta principalmente as crianças. Extremamente contagiosa, é transmitida por meio de fluidos nasais e orais e se espalha pelo ar, por gotículas expelidas em tosses e espirros.

A doença causa febre, coriza, olhos avermelhados e manchas brancas dentro da boca. Depois de alguns dias, surgem também pintas vermelhas na pele, iniciando no rosto e no pescoço e depois em todo o corpo.

Não há tratamento específico e a recuperação leva em média três semanas. O sarampo pode matar, em casos de crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Prevenção: vacina

Segundo o Ministério da Saúde, a medida de prevenção mais segura é a vacina contra o sarampo. A imunização é feita em dose única, entre os 12 meses e os 15 meses de vida, com um reforço entre os 4 e 6 anos de idade.

Leia também:

Poliomielite será erradicada do mundo em até um ano, prevê OMS

Clínicas de Porto Alegre oferecem vacinas contra a meningite

RS tem 28 casos confirmados de meningite bacteriana em 2016

Tipo inédito no Rio Grande do Sul de meningite é registrado em criança de três anos

Cuidados para prevenir a Caxumba

Bebês menores de seis meses são imunizados contra a gripe pelo leite da mãe vacinada

Envie seu Comentário