Por Elisandra Borba
Circula na internet uma informação de que crianças que consomem mais de 12 salsichas por mês apresentam nove vezes mais riscos de desenvolver leucemia. O motivo apontado é a adição de nitrito, presente em quase todos os embutidos.
O médico Oncologista da Sociedade de Pediatria do RS, Cláudio Galvão explica que a informação surgiu de uma pesquisa realizada na china, que associou o consumo exagerado de nitrito a casos de câncer. A pesquisa não estabeleceu, no entanto, a quantidade suficiente para gerar danos.
O médico destaca que comer 12 salsichas no mês não é saudável nem mesmo para um adulto, mas não pode relacionar casos de leucemia com o mau hábito. O ideal, segundo o profissional, é evitar este tipo de alimento, mas o consumo eventual, em festas, por exemplo, não representa riscos.
O que tem na salsicha?
Veja o que consta no rótulo de uma marca conhecida:
INGREDIENTES: Carne mecanicamente separada de ave, água, pele de ave, gordura suína, proteína de soja, carne de ave, sal, amido, glicose, carne suína, açúcar, regulador de acidez: lactato de sódio (INS 325), estabilizante: polifosfato de sódio (INS 452i), espessante: carragena (INS 407), realçador de sabor: glutamato monossódico (INS 621), antioxidante: eritorbato de sódio (INS 316), aromas idênticos ao natural de cebola, pimenta, fumaça e salsa, corantes naturais: carmim de cochonilha (INS 120) e urucum (INS 160b), conservante: nitrito de sódio (INS 250) e acidulante: ácido láctico (INS 270). ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE SOJA. NÃO CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM AROMATIZANTE SINTÉTICO IDÊNTICO AO NATURAL.
Pelo sim, pelo não, o ideal é evitar, mas sem alardes, tranquiliza Cláudio Galvão. Os boatos de internet são exagerados. O bom senso deve vigorar sempre.
Leia também:
O veneno por trás dos pirulitos e outros doces
Açúcar é apontado como responsável por Déficit de Atenção e Hiperatividade em crianças
7% das crianças brasileiras são desnutridas e 33% estão com sobrepeso
Sobrepeso e obesidade fazem diabetes gestacional dobrar em Pelotas
Fabricantes não farão mais propaganda de refrigerantes e sucos artificiais para crianças
Como escolher o melhor chocolate para páscoa das crianças
Balas saudáveis de gelatina e suco natural – Veja a receita.
O que meu filho precisa comer?
Mãe megera não dá doces para os filhos. Ou seria o contrário?
Três em cada dez crianças consomem refrigerante antes dos 2 anos
Obesidade infantil: Um terço das crianças entre 5 e 9 anos está acima do peso