Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Até quando a criança pode tomar mamadeira? Confira a opinião de especialistas!

28 de setembro de 2016 0

Por Marcela Panke

Foto: Cylonka Bsg / Stock.xchng

Foto: Cylonka Bsg / Stock.xchng

Existe uma idade recomendada para a criança deixar de usar a mamadeira? Sim! Mas que idade é essa? Tenho certeza de que essa é a dúvida de muitas mães e pais! Por isso, o blog conversou com especialistas para ajudar na orientação dos pais!

Para o médico do Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Renato Santos Coelho, a mamadeira deve ser abandonada de forma gradual:

“De uma maneira geral, o uso da mamadeira deve ser desestimulado a partir dos 3 anos, para que se concretize até os 4-5 anos de idade”.

O pediatra alerta que a mamadeira passa a ser prejudicial a partir dessa faixa de idade (4-5 anos):

“O uso da mamadeira é um recurso usado por uma criança que ainda não consegue usar suas mãos e não tem coordenação motora para usar uma forma mais evoluída e independente. Uma vez que se mantém a mamadeira, se mantém uma forma muito infantilizada e desestimula a mastigação”.

A odontopediatra Patrícia Guimarães, da Cicle Odontologia, destaca que a criança já possui habilidade para tomar em um copo comum com 11 meses de idade!

“É claro que não é confortável pra mãe esperar e é muito mais prático dar uma mamadeira ou um copo com tampa que a criança vai andar pela casa sem derrubar o líquido no chão! Importante nunca fazer um furo maior do que o que já vem no bico da mamadeira, geralmente cada marca tem os bicos apropriados pra idade da criança. Se for optar por copos de transição, o ideal que sejam os de canudo, onde a criança vai trabalhar musculatura tanto de lábio superior como de lábio inferior, cuidado com copos de bico muito alternativos!”.

A especialista defende o abandono da mamadeira até os 2 anos de idade, no máximo aos 3 anos (mesma recomendação que faz com relação à chupeta).

“Tirando até essa idade, tem chance de que aquilo que o bico deformou das arcadas dentárias se corrija sozinho. Com uso prolongado, essas deformidades só podem ser corrigidas com aparelhos ortodônticos!”

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

SIGA O FRALDA CHEIA NO TWITTER

SIGA DICAS DE MÃE NO INSTAGRAM

A odontopediatra Patrícia Guimarães ainda faz uma orientação sobre o uso correto da mamadeira em bebês que por algum motivo não foram amamentados no peito da mãe:

“Assim como a mãe tem duas mamas pra amamentar, o bebê que mama na mamadeira vai tomar metade da mamadeira de um lado e metade do outro, como estivesse mamando nos dois peitos da mãe, ou a mamadeira toda de um lado e da outra vez muda de lado, isso vai garantir a formação simétrica do corpo, a coordenação motora fina e também o estímulo cerebral porque de um lado o bebê sente o calor do corpo da mãe e do outro um mundo ao redor e isso tem que ser trabalhado dos dois lados!”

Leia também:

Dilema: dar ou não dar chupeta para o bebê?

Inmetro proíbe venda de chupetas e mamadeiras customizadas

Funchicórea para a cólica do bebê: pode?!

Brasil é referência mundial em aleitamento materno

Amamentação em público é protegida por lei; entenda

Rio Grande do Sul tem apenas seis bancos de leite humano ativos

Envie seu Comentário