Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Sociedade de Pediatria atualiza orientações para aplicação de vacinas

25 de outubro de 2016 0

Por Marcela Panke

Foto: Jefferson Botega / Agência RBS

Foto: Jefferson Botega / Agência RBS

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou o calendário de vacinação da entidade, com as recomendações dos departamentos científicos de Imunizações e de Infectologia. A principal novidade é a inclusão da vacina contra a dengue para crianças a partir de nove anos, que vivem em áreas de risco para a doença. Estudos apontam para proteção de 93% contra casos graves de dengue e redução de 80% nas internações.

Clique aqui para ler o calendário de vacinação da SBP

O esquema vacinal contra a dengue é composto de três doses, com intervalo de seis meses. A SBP não indica a aplicação em pessoas com imunodeficiências congênitas ou adquiridas. Também não deve ser aplicada em gestantes, lactantes e pessoas que vivem com HIV/Aids.

Fabricada pela empresa francesa Sanofi Pasteur, a Dengvaxia® é a primeira vacina contra a dengue no mundo e a única com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde dezembro de 2015. A fabricante garante proteção contra os quatro tipos de vírus da dengue.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

SIGA O FRALDA CHEIA NO TWITTER

SIGA DICAS DE MÃE NO INSTAGRAM

Importância de vacinar

O coordenador do departamento de Infectologia da SBP, Marco Aurelio Palazzi Sáfadi, destaca a importância do pediatra no esclarecimento dos pais e responsáveis sobre a importância de manter a vacinação das crianças e adolescentes em dia.

“As vacinas são vítimas do seu próprio sucesso. Perdeu-se a noção da importância de se prevenir as doenças evitáveis e de como as vacinas são úteis neste processo. Ao se manter a população vacinada, evita-se o aparecimento de bolsões que podem contribuir para o recrudescimento de males que estão sob controle”.

A Sociedade Brasileira de Pediatria lembra que graças à vacinação, doenças como rubéola, sarampo, varíola, poliomielite e síndrome da rubéola congênita foram consideradas erradicadas no continente americano.

Leia também:

Sarampo está erradicado das Américas

Meninos também serão vacinados contra o HPV

Adolescentes serão vacinados contra meningite C a partir do ano que vem

Clínicas de Porto Alegre oferecem vacinas contra a meningite

Envie seu Comentário