Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O que fazer se o bebê se engasga?

02 de novembro de 2016 0

Por Milena Schoeller

Foto: Jean Pimentel / Agência RBS

Foto: Jean Pimentel / Agência RBS

Chama a atenção e serve de alerta aos pais dois casos de crianças engasgadas registrados nesta segunda-feira (01). Felizmente, graças à ação da Brigada Militar, as crianças sobreviveram.

Mas o que os pais devem fazer se os filhos se engasgam?

A primeira dica dada por diversos especialistas é tentar prevenir as situações perigosas. Não deixar com a criança, ou próximo dos bebês, objetos muito pequenos, pois as crianças menores costumam colocar tudo na boca. Na hora da mamadeira ou do peito, a criança não deve ficar em posição totalmente horizontal, mas levemente inclinada, com as pernas mais baixas que o restante do corpo. Bebês que mamam no peito costumam ingerir o leite muito rápido, o que pode causar engasgo.

Acomodar corretamente a criança durante e após a amamentação pode evitar acidentes

O Diário de Santa Maria produziu uma reportagem bem completa sobre o assunto conversando com especialistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu. E o blog reproduz aqui algumas dicas para os papais:

Orientações Gerais

- Chame socorro. Ligue para o 192 (Samu) ou para o 193 (bombeiros)

- Tente manter a calma.

- Informe com clareza o endereço: rua, bairro, casa/apartamento, número.

- Se estiver sozinho e a vítima for uma criança, primeiro tente o procedimento de socorro por pelo menos 2 minutos, antes de chamar ajuda.

- Se estiver acompanhado, peça para que alguém chame ajuda, enquanto você inicia os procedimentos.

- Em caso de adultos, sempre chame socorro em primeiro lugar.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

SIGA O FRALDA CHEIA NO TWITTER

SIGA DICAS DE MÃE NO INSTAGRAM

Procedimento se a criança se engasgar

Bebês até 1 ano

- Deite o bebê de costas em um dos braços, segure a bochecha dele com o polegar e o indicador para forçá-lo a abrir a boca para que você possa enxergar o objeto ou bolo alimentar.
- Vire a criança com a barriga para baixo sobre o braço, com a cabeça um pouco inclinada para baixo e firme-o segurando uma das pernas dele sob a sua axila.
- Dê 5 tapas nas costas do bebê com a parte fofa da mão (extensão do braço) no sentido da inclinação do corpo dele _ para frente, em direção à boca. Este procedimento tende a movimentar o objeto.
- Segure a cabeça do bebê pela nuca com a mão aberta e vire o corpo dele sobre o outro braço. Na linha (altura) dos mamilos, no osso externo, com dois dedos _ indicador e polegar _ faça 5 compressões torácicas. As compressões tendem a movimentar o tórax, fazendo com que o ar dos pulmões, empurre os objetos ou líquidos para fora.
- Depois de desengasgar, mantenha a cabeça do bebê elevada. Não dê alimentos ou líquidos e nem coloque o bebê para dormir em seguida, porque ele pode engasgar de novo. Mesmo que consiga desengasgá-lo, encaminhe-o para atendimento médico.

Crianças maiores de um ano (Manobra de Heimlich)

- Se posicione lateralmente atrás da criança ou adulto, com as pernas abertas para ter firmeza. Abrace a pessoa por trás com um punho fechado encostado no corpo dela na altura da boca do estômago e a outra mão aberta sobre a primeira para pressionar. Faça 5 compressões em movimentos para dentro e para cima
- Repita o movimento até a pessoa expelir o objeto, vomitar, ou perder a consciência.

Em caso de perda de consciência

Se perder a consciência, é porque o bebê, criança ou adulto teve uma parada cardiorrespiratória. Deite-a, segurando a cabeça para não bater no chão. Se for maior de um ano, com braços esticados e as mãos cruzadas sobre o peito da pessoa na linha dos mamilos, faça compressões rápidas (100 por minuto, ou seja, mas rápido que 1 por segundo) e fortes até o socorro chegar, demore o tempo que for. O procedimento vai manter o coração da pessoa bombeando sangue e oxigenando o cérebro. Para bebês até um ano, usa-se os dois dedos no centro do peito para fazer as compressões

Neste vídeo, o médico Drauzio Varella também orienta o que fazer. Vale assistir.

 

Leia Também

Brigadianos salvam vida de bebê afogado com leite na região metropolitana

Prevenção de Acidentes na Infância: dicas e orientações

Atenção para os cuidados que podem salvar a vida de seus filhos

Mãe esquece bebê dentro de carro e se desespera ao saber do ocorrido

Campanha alerta sobre riscos de cordões de cortina e persianas para crianças

Você sabe como proteger seu bebê durante o sono? Confira algumas dicas de segurança

Envie seu Comentário