Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O que fazer quando a criança vomita o remédio?

04 de novembro de 2016 0

Por Marcela Panke

No YouTube, há alguns tutoriais de pais que dão dicas para facilitar a hora de dar a medicação para as crianças

No YouTube, há alguns tutoriais de pais que dão dicas para facilitar a hora de dar a medicação para as crianças

O Nícolas teve otite e, pela primeira vez, teve que tomar antibiótico. A dose indicada foi maior que o que ele já havia tomado em antitérmicos. Nas primeiras vezes, ele vomitou parte ou mesmo tudo o que havia tomado do remédio. Aí, surgiu a dúvida: o que fazer nesses casos?

Para esclarecer, recorremos ao pediatra da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Benjamin Roitman. Confira as respostas dele:

FRALDA CHEIA: O que fazer quando a criança vomita o remédio?

DR. BENJAMIN: Se a criança vomita o remédio imediatamente após a ingesta, pode-se administrá-lo novamente. Se já se passaram 15 minutos da ingestão, pode ter havido absorção suficiente e administrar novamente significa perigo de superdosagem. Na dúvida, o recomendado é conversar como seu pediatra. Alguns medicamentos não oferecem maiores riscos de se administrar dose maior, como antibióticos. No caso de outros, como antieméticos ou antitérmicos, a dosagem excessiva pode resultar em paraefeitos graves.

FRALDA CHEIA: É comum as crianças vomitarem o remédio? Por que isso acontece?

DR. BENJAMIN: Os vômitos são comuns e devem-se ao sabor (por vezes, a medicação tem gosto ruim) ou comportamento opositivo: as crianças vomitam porque não aceitam a imposição do remédio.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

SIGA O FRALDA CHEIA NO TWITTER

SIGA DICAS DE MÃE NO INSTAGRAM

FRALDA CHEIA: O vômito é mais frequente após a ingestão de antibióticos ou isso ocorre com outros tipos de medicamentos?

DR. BENJAMIN: Os antibióticos podem causar vômitos tanto quanto um medicamento mais simples como antitérmicos. Como a indústria farmacêutica se esforça em deixar o sabor mais agradável para as crianças, às vezes é mais fácil dar antibióticos que outros remédios.

FRALDA CHEIA: Qual a dica que pode ser dada aos pais na hora de dar a medicação para os filhos afim de evitar o vômito?

DR. BENJAMIN: Dicas para evitar o vômito: explicar de maneira simples (se a criança tem idade para entender) porque ela deve tomar aquele remédio, dar o medicamento com seringa, colocado no fundo da bochecha. Dar a medicação e imediatamente oferecer algum líquido (água ou chá) para retirar o gosto ruim da boca.

Se o vômito for por birra, explicar para a criança que ela deve tomar aquele remédio e administrar novamente. O médico que atende a criança , conhecendo a dificuldade, procurará escolher medicações com menor número de doses, melhor sabor e tratamentos mais curtos.

Nos casos impossíveis, com vômitos incoercíveis, o ideal é conversar com o pediatra sobre a possibilidade de administrar por outra via (retal ou injetável).

Leia também:

Seu filho precisa de remédios? Alguns são de graça!

Funchicórea para a cólica do bebê: pode?!

Confira 10 dicas para prevenir a bronquiolite no seu bebê

Como guardar medicamentos em casa e até quando podemos usá-los novamente

Pesquisadores alertam para o risco de utilizar remédios e géis homeopáticos para aliviar sintomas da dentição

Envie seu Comentário