Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Que riscos tomadas e aparelhos eletrônicos oferecem às crianças?

15 de novembro de 2016 1

Por Marcela Panke

Imagem: Reprodução / YouTube

Imagem: Reprodução / YouTube

Hoje em dia, é normal as crianças das mais diversas idades utilizarem habitualmente celulares, Ipads e tablets, inclusive quando os aparelhos estão carregando a bateria. Será que isso é seguro?

E os carregadores de celular, que às vezes deixamos conectados na tomada, será que oferecem algum perigo? Afinal, as tomadas descobertas podem levar a criança a tomar um choque elétrico?

Para responder a essas questões, recorremos ao pediatra Renato Santos Coelho, do Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.

FRALDA CHEIA: Qual o risco que a criança corre caso encoste os dedos em uma tomada descoberta? E se encostar algum objeto na tomada?

DR. RENATO: As tomadas elétricas atualmente oferecem um menor risco quando comparadas àquelas do passado, onde os contatos metálicos ficavam bem mais expostos, mas mesmo assim elas devem estar protegidas com os protetores especiais para evitar que uma criança coloque algum objeto pontiagudo no interior da mesma, e que possa conduzir a energia elétrica e causar um choque elétrico.

As tomadas atuais estão construídas de tal forma que uma criança não consegue levar uma descarga elétrica semente por encostar seus dedos no orifício de entrada, mas ainda existem casas construídas há muito tempo com tomadas no formato antigo, portanto, como regra geral, todas devem estar com protetores.

A descarga elétrica de uma tomada pode causar danos letais, caso ela seja capaz de causar uma arritmia cardíaca e a criança não seja socorrida a tempo, e pode causar queimaduras no local, que usualmente são de 2º e 3º grau de lesão.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

SIGA O FRALDA CHEIA NO TWITTER

SIGA DICAS DE MÃE NO INSTAGRAM

FRALDA CHEIA: Qual é o risco da criança colocar na boca a extremidade de um carregador de bateria de celular, estando o carregador ligado na tomada?

DR. RENATO: Este tipo de aparelho transforma a corrente alternada em corrente contínua, com baixa voltagem e amperagem, portanto o risco de causar um choque com consequências graves é quase nulo, mas pode ser sentida a descarga elétrica caso seja colocado na boca, pois neste ambiente a corrente é mais conduzida facilmente, mesmo sendo de baixa intensidade e causar um susto.

Portanto, não deve ser permitido e nem deixado este tipo de carregador conectado na tomada elétrica sem estar sendo usado para a finalidade dele.

FRALDA CHEIA: Existe algum risco da criança jogar um jogo no celular que estiver carregando a bateria na tomada?

DR. RENATO: O risco é muito baixo, mas se recomenda que enquanto o aparelho estiver sendo carregado não se utilize o mesmo, pois se a bateria estiver com algum problema, e muito superaquecida, pode ocorrer uma explosão da mesma e isso pode causar danos para quem estiver usando o aparelho.

Estatísticas

Apesar do baixo risco dos equipamentos modernos, a ONG Criança Segura alerta: segundo dados do Ministério da Saúde, em 2014, houve 116 mortes e 332 internações por choques elétricos em crianças e adolescentes de até 14 anos.

Leia também:

Confira dicas de segurança para crianças e adolescentes de zero a 18 anos

O que fazer se o bebê se engasga?

O que fazer quando a criança vomita o remédio?

Cadeirinha no carro: saiba a maneira correta e segura de utilizar

Prevenção de Acidentes na Infância: dicas e orientações

Comentários (1)

  • Fabio Mesquita diz: 11 de março de 2017

    Muito bom o artigo , fiquei mais tranquilo em relação que as casas mais atuais estão mais protegidas pois as mesmas usam materiais mais atuais.

Envie seu Comentário