Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Ceia de fim de ano: o que as crianças podem comer

15 de dezembro de 2016 0

Por Elisandra Borba

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As festas de fim de ano costumam ser embaladas por muita comida e bebida. Peru, porco, passas, castanhas, maionese e churrasco no Rio Grande do Sul, refrigerantes e espumantes. Os pais, muitas vezes, ficam perdidos sobre o que podem oferecer às crianças, sobretudo os bebês. Conversamos com a nutróloga pediátrica e Presidente Comitê de Nutrologia Sociedade de Pediatria do RS, Berenice Lempek dos Santos, sobre o assunto.

-Peru e chester estão liberado desde que feito no mesmo dia, mas o ideal é fazer um tempero caseiro, sem conservantes.

-Cuidado com a maionese, principalmente se for caseira. Pode conter salmonela. Melhor deixar as crianças longe dela.

-Frutas frescas e secas são ótimas. Lave bem as frescas e cuide para que a criança não se engasgue com as secas. Até os seis anos de idade o risco de aspiração é grande.

-As crianças devem ficar longe de produtos muito industrializados e processados. Dê preferência para alimentos feitos na hora.

-Nada de deixar o bebê tomar refrigerante. É água pura ou até 150 ml de suco natural da fruta, não da caixinha.

-Pode comer o churrasco, mas evite oferecer embutidos, como salsichão.

-Porco pode, desde que bem cozido e escolher um pedaço não tão gordo. A costelinha não é indicada para bebês.

-Bacalhau pode também, mas tem que dessalgar bem.

-Cuidado com as sobras no dia seguinte. Casos de intoxicação alimentar são muito comuns.

-Fique de olho nas bebidas alcoólicas. A Dra. Berenice contou casos de crianças que chegaram alcoolizadas no hospital por descuido dos pais.

Uma outra dica interessante da nutróloga pediátrica é manter a rotina de alimentação da criança mesmo nestas datas. Dar o jantar no horário de costume e mais tarde pode oferecer algo para a criança confraternizar junto com os adultos.

Alergias

Muitas crianças são alérgicas e os pais precisam deixar claro para todos da festa que não podem oferecer comida à criança. Não é raro tentarem dar comida para as crianças sem perguntar se ela pode ou não comer aquilo e para quem tem alergia, pode ser fatal. Você também não deve oferecer nada para uma criança sem perguntar aos pais se elas podem comer.

Envie seu Comentário