Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Meninos já podem se vacinar contra o HPV

03 de janeiro de 2017 0

Por Elisandra Borba

Foto: Jefferson Botega

Foto: Jefferson Botega

Começou a aplicação da vacina contra o HPV em meninos em todo o Brasil. Os postos de saúde de Porto Alegre começaram a imunização nesta segunda-feira (02). O público alvo são garotos de 12 e 13 anos.

Até o ano passado, apenas as meninas recebiam doses da vacina. A extensão da política de imunização para meninos tem objetivo de proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A faixa-etária foi definida para proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. Até 2020 serão incluídos gradativamente crianças de nove a 13 anos de idade.

Para meninas, a faixa etária foi ampliada em 2017. As que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas devem se vacinar. Até o ano passado, a faixa etária para o público feminino era de 9 a 13 anos.

Quase cem mil crianças e jovens de 9 a 26 anos que vivem com HIV/aids, também serão imunizados.

As vacinas são gratuitas e estão disponíveis nos postos de saúde. As doses disponibilizadas para os meninos é a quadrivalente, que já é oferecida desde 2014 pelo SUS para as meninas. Ela protege contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.

Leia também:

Meninos também serão vacinados contra o HPV

A vacina contra o HPV é segura?

Sociedade de Pediatria atualiza orientações para aplicação de vacinas

Escolas de Porto Alegre poderão denunciar ao Conselho Tutelar crianças sem vacinação em dia

Envie seu Comentário