Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Fim das férias: 4 dicas para uma boa (re)adaptação na escola

14 de fevereiro de 2017 0

Por Milena Schoeller

Foto: Jean Pimentel/Agencia RBS

Foto: Jean Pimentel/Agencia RBS

Grande parte das escolas particulares de Porto Alegre e região metropolitana retomam as aulas nesta semana. Por isso o blog montou para os pais, 4 dicas para uma boa adaptação em uma nova escola, ou para a retomada das aulas após as férias, a partir de dicas da psicóloga escolar Vivien Rose Böck, coordenadora do Núcleo de Educação do Conselho Regional de Psicologia do RS, da Orientadora Educacional do Colégio Província de São Pedro, Márcia Dimer, e a Psicóloga da escola, Caroline Brandalise.

1) Converse com as crianças!
Os pais ou responsáveis devem ir preparando as crianças para o período de adaptação escolar. O assunto deve ser introduzido aos poucos, para estimular as crianças e transmitir tranquilidade e confiança para esse importante momento. É importante conversar com a criança sobre os motivos da entrada ou da troca de colégio. Valorizar o papel da escola, dizendo que será um espaço de aquisição de conhecimentos, de desenvolvimento de habilidades, e de socialização com novos amigos.

2) Preste atenção no comportamento do seu filho!
Essa fase desperta sentimentos contraditórios como alegria, insegurança, ansiedade e culpa. Além disso, a criança tem desafios diários, pois fará novos amigos, conhecerá novos profissionais, e fará atividades diferentes. Uma boa dica para que as crianças não fiquem ansiosas é conversar sobre a rotina em si. Dizer que haverá atividades, aula especial, pátio, lanche, e que, depois de determinada atividade, os pais irão buscar. Dessa forma, as crianças ficam mais seguras, pois conseguem fazer uma previsão dos acontecimentos e ter a certeza de que irão buscá-las.

3) Fique atento a sua postura no momento de deixar a criança na escola.
No momento de deixar a criança no colégio, é importante estimular que ela entre caminhando, para evitar que fique com a sensação de estar sendo tirada do colo dos pais. Nessa hora, os pais devem ficar atentos para que a despedida seja breve e tranquila. Se houver momentos de resistência para entrar, os pais devem ser firmes e estimular que a criança fique. Os pais  não devem sair escondidos, pois é muito importante que ocorra a despedida.

4) O que fazer se notar que o meu filho está com dificuldades de adaptação?
Cada criança reage de uma maneira e são vários os sinais que podem indicar a dificuldade de adaptação escolar, entre eles:
- Dificuldade para sair de casa para ir para a escola. Choro e reclamações, desde o momento de vestir-se com o uniforme escolar e organizar a mochila, até a entrada na escola.
- Choro e resistência para entrar na sala de aula.
- Necessidade da permanência de um familiar por tempo maior que o previsto.
- Relatos de dores no corpo (barriga, cabeça).
- Demonstração de irritação ou apatia na relação com colegas e professoras.
Quando forem observadas dificuldades de adaptação, a família e a escola podem criar estratégias para possibilitar que a adaptação seja bem sucedida. Essas combinações são personalizadas, dependendo dos sinais que o aluno está apresentando.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

SIGA O FRALDA CHEIA NO TWITTER

SIGA DICAS DE MÃE NO INSTAGRAM

Leia Também

O primeiro dia na escola grande!

Como escolher a escola do filho?

Projeto quer punir pais que não participam de reuniões nas escolas dos filhos

Não deixe as crianças em casa na hora de comprar o material escolar

Lista de Material Escolar: saiba o que pode e o que não pode ser pedido

Diferença de preços do material escolar em Porto Alegre chega a 1500%

Sociedade de Pediatria do RS orienta que pais não proíbam acesso a tecnologias

Hora do conto, momento fundamental para o desenvolvimento das crianças

Envie seu Comentário