Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Ministério da Saúde anuncia mudanças para partos no Brasil

08 de março de 2017 0

Por Elisandra Borba

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (08) diretrizes de assistência ao parto normal no Sistema Único de Saúde. As diretrizes reconhecem os Centros de Parto Normal como local seguro para partos de baixo risco, podendo ser realizado por enfermeira obstétrica ou obstetriz. As maternidades deverão incorporar: liberdade de posição no parto, dieta livre, presença de doulas e acompanhante, além de recomendar o contato pele a pele imediato com a criança e o estímulo à amamentação.

O objetivo é reduzir as altas taxas de intervenções, como episiotomia, uso de ocitocina e a cesariana, pois intervenções desnecessárias no parto podem colocar em risco a segurança das parturientes e seus filhos ou filhas, segundo o Ministério.

Compõem as diretrizes mais de 200 recomendações com base em evidências científicas, com referências a normas de outros países. Pela primeira vez desde 2010, o número de cesarianas não cresceu no Brasil, de acordo com o levantamento. O SUS também vai disponibilizar aplicação de DIU em mulheres. Ainda neste mês será divulgada uma cartilha para os profissionais, explicando como serão as mudanças.

Envie seu Comentário