Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Vacina da gripe para menores de 3 anos chega a partir da semana que vem em Clínicas de POA

06 de abril de 2017 0

Por Elisandra Borba

Foto: Jefferson Botega

Foto: Jefferson Botega

As clínicas particulares de Porto Alegre já estão vacinando contra a gripe, porém, como já vem acontecendo nos últimos anos, ainda não há doses da vacina quadrivalente para menores de três anos. O laboratório Sanofi é o único licenciado no Brasil para fornecer a vacina que protege contra quatro tipos de vírus para bebês acima de seis meses de idade. Como a Cepa da vacina é definida no último trimestre do ano e o laboratório precisa de seis meses para produzir as doses, acabam chegando somente a partir do final da semana que vem. O outro laboratório que fornece as doses quadrivalentes é o GSK, mas apenas para crianças com mais de três anos de idade.

Em resposta ao Blog Fralda Cheia, a Sanofi informou que as vacinas serão entregues no final da primeira quinzena de abril. Segundo o laboratório, todos os anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publica recomendações sobre quais as cepas que deverão circular na próxima temporada de gripe. Após a indicação, as empresas iniciam o processo de fabricação das vacinas com as cepas recomendadas para a temporada.

Diferença da vacina da rede pública e privada

Ambas são vacinas seguras e protegem contra a gripe. A diferença está na vacina quadrivalente, que é oferecida apenas pela rede privada. Ela protege contra um tipo de vírus a mais que a da rede pública – subtipos H1N1 e H3N2 e duas cepas B (Victoria e Yamagata).

Composição

Todos os anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publica recomendações sobre quais as cepas que deverão circular na próxima temporada de gripe. Após a indicação, as empresas iniciam o processo de fabricação das vacinas com as cepas recomendadas para a temporada.

Cepas recomendadas para a temporada do Hemisfério Sul 2017

Cepa A Michigan/45/2015/H1N1 pdn09-like Nova variação do vírus
Cepa A Hong Kong/4801/2014/H3N2-like
Cepa B Brisbane/60/2008/Victoria-like

Cepa adicional para as vacinas quadrivalentes
Cepa B Yamagata: B/Phuket/3073/2013-Like (Yamagata)

Eficácia

A efetividade da vacina contra a gripe pode variar de uma temporada para outra. Também pode mudar dependendo da pessoa que recebe a vacina, de acordo com sua idade e estado de saúde e conforme a semelhança ou “compatibilidade” entre os vírus incluídos na vacina e aqueles disseminados na comunidade. Apesar destas variações, estudos demonstram que, caso indivíduos vacinados contraiam a enfermidade, os sintomas são mais leves, além de diminuir o risco de hospitalização, especialmente no caso de crianças, idosos e grávidas, entre os quais ocorrem quadros mais graves e maiores índices de mortalidade. Fonte: Sanofi

Envie seu Comentário