Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Quando furar a orelha do bebê e quais cuidados tomar

17 de abril de 2017 1

Por Elisandra Borba

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal – Sara furou a orelha com 15 dias de vida e direto com o brinco. Na foto ela está com três meses.

Grande parte dos pais de meninas optam por furar a orelhinha para colocar brincos. Mas não basta escolher a melhor joia, é importante tomar alguns cuidados. A pediatra associada da Sociedade de Pediatria do RS (SPRS), Liane Netto, explica que estas preocupações evitam irritações, contaminações e alergias.

- É recomendável que o furo seja feito com um brinco de ouro ou com aço inoxidável, para que a criança não tenha alergia. Os materiais também evitam qualquer tipo de contaminação;

- Após o furo, fazer a higienização diária até a completa cicatrização;

- É possível, também, passar uma pomada antibiótica no local, caso seja recomendado por um especialista;

- Cuidar para que não tenha inchaço ou vermelhidão. Nesses casos, buscar auxílio médico para saber como tratar;

- Atentar para a troca de roupas e do banho para não enroscar ou prender as roupas no brinco;

- O local ideal deve ser ambulatórios e serviços oferecidos por enfermeiros fora de ambientes hospitalares e farmácias para evitar risco de eventual contaminação.

Qual o momento ideal para furar a orelha do bebê?

A pediatra Liane Netto explica que não há idade ideal para colocação do primeiro brinco. Pode ser colocado com cerca de uma semana, quinze dias de vida. É importante atentar para o tamanho do brinco, compatível ao tamanho da orelha da criança. Além de tomar todos os cuidados referentes a higiene e também para evitar a dor da criança.

Comentários (1)

  • JAntonio diz: 18 de abril de 2017

    Cuidado com a qualidade e a procedência de jóias em contato direto com a pele, pricipalmente dos bebês, por presença de substâncias tóxicas e metais pesados. Nesta semana o Estadão publicou uma matéria de uma investigação em que a Proteste – Associação de Defesa do Consumidor, denunciou várias marcas de jóias folhadas a ouro por presença de metais pesados.

Envie seu Comentário