Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

GIL & JORGE - OS 40 ANOS DE UM ENCONTRO MÁGICO

12 de fevereiro de 2015 0

GIL E JORGE

GILBERTO GIL é o maior aglutinador da Música Brasileira.

Tabelar é com ele mesmo.

Já fez discos com CAETANO VELOSO, RITA LEE, MILTON NASCIMENTO, JOÃO GILBERTO, GAL COSTA, MARIA BETHANIA, GERMANO MATHIAS
E…JORGE BEN.

A parceria de GIL com o “BABULINA”, apelido do compositor e cantor carioca, autor de clássicos como “CHOVE CHUVA” e “PAÍS TROPICAL” completa em 2015 quatro décadas.

disco g e j

Foi antes do carnaval de 1975 que o tri-tricolor GILBERTO GIL (sim, ele é BAHIA, GRÊMIO e FLU) e o rubro-negro JORGE BEN entraram no estúdio da gravadora PHILIPS, no Rio, para gerar o absolutamente único e original “GIL & JORGE OXUM XANGÔ”, um álbum duplo com apenas nove faixas, todas longas, algumas extrapolando os dez minutos de duração, outras chegando a incríveis treze minutos.

Nas mãos, apenas violões e uma cozinha discretíssima com a percussão de DJALMA CORREA e o contrabaixo de WAGNER DIAS.

gil e jorge violão

O mais incrível: a ideia da gravação do disco surgiu um jantar no apartamento do sírio ANDRÉ MIDANI, na época presidente da gravadora PHONOGRAM no Brasil, e que tinha como ilustres convidados s os ingleses ERIC CLAPTON e CAT STEVENS.

Foi a primeira visita do guitarrista inglês ao Brasil, a convite de seu empresário, o australiano ROBERT STIGWOOD, grande amigo de MIDANI.

Também estavam presentes CAETANO VELOSO, RITA LEE, GILBERTO GIL e JORGE BEN, todos em grande fase criativa. NELSON MOTTA era outro que estava lá.

GIL trabalhava na gestação do clássico “REFAZENDA” e BEN colhendo os frutos do fenomenal “TÁBUA DE ESMERALDA“.

Não demorou muito para acontecer uma jam session improvisada no apartamento e foi aí que os dois roubaram a cena.

A comunhão entre o baiano e carioca foi tão grande e impactante que todos os presentes no jantar foram unânimes em afirmar que aquilo precisava ser registrado.

E assim surgiu “GIL & JORGE OXUM XANGÔ”.

Um disco genial.

Envie seu Comentário