Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Como manter uma alimentação saudável no verão

26 de janeiro de 2011 0

Parar de comer não está entre as regras da boa alimentação. Não é fechando radicalmente a boca que se consegue um corpo magro e esbelto. É preciso se conscientizar de que alimentação equilibrada e sem exageros só faz bem para o corpo e para a saúde. Esquecer de comer por horas não faz bem, só aumenta a ansiedade e a vontade de devorar, até, um porco vivo pelo pé.

Quem nunca pensou de aproveitar a estação para entrar em forma? Porque não encarar este desafio e ir a fundo nesta ideia, mudando radicalmente os seus hábitos alimentares?

O calor do verão pede cuidados especiais e alimentos que ofereçam benefícios ao organismo. É comum a indisposição devido ao calor, ela faz com que a vontade de comer seja minimizada, isso aumenta a ingestão de gorduras e bobagens. Segundo a nutricionista Rita Roduit, com a alta das temperaturas, o organismo tem mais trabalho para se manter em temperatura constante.

- Quando comemos alimentos pesados e gordurosos, a digestão fica muito mais lenta, fazendo com que o organismo gaste muito mais energia, isso causa o mal-estar no calor. Mudar os hábitos e o cardápio nesta estação é a forma mais simples de se adaptar para o resto do ano.

Hidratar o corpo no verão é a melhor dica para a estação, alerta.

- O corpo necessita de maior quantidade de água, pois perde através do suor excessivo. Quando sentir sede é sinal de que o organismo está implorando por hidratação.

Quanto as refeições, a nutricionista alerta para comer pratos leves e menos calóricos, além da ingestão de sucos, frutas em abundância e alimentos gelados. Assim, além de eliminar o cansaço, a disposição para fazer exercícios e práticas saudáveis aumenta consideravelmente.

Dicas de alimentação no Verão

- Frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos.
- Alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese), devem ser evitados, assim como frituras e diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas.
- Comer mais vezes durante o dia, mas em menor quantidade.
- Se for comer um sanduíche, escolha os de carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros.
- Ingestão de líquidos devem ser frequente (água, sucos naturais, chás e água de coco).
- Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas.

Envie seu Comentário