O município de Guaíba, estrategicamente bem localizado, ao lado de Porto Alegre, com amplos espaços, sofre com a falta de representação política. Sem articulação, os recursos públicos, que são escassos, minguam ainda mais.
- Existe apenas um deputado que representa a região entre Porto Alegre e Pelotas que sou eu – ressaltou o Deputado Estadual José Sperotto.
Foi durante o “Debates do Rio Grande”, evento da rádio Gaúcha que objetiva discutir as potencialidades e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, realizado nesta segunda-feira, 11, na sede da Ulbra de Guaíba. Essa situação é apontada, em parte, como a razão dos indicadores econômicos da cidade serem baixos.
- Apenas 5% da população tem acesso ao esgotamento sanitário – exemplificou a economista Manuela Lopes, que apresentou os dados técnicos da Agenda 2020, englobando a educação, saneamento, segurança, inovação e saúde, que dão suporte a promoção.
Segundo o diretor da Corsan, Alexandre Andreola, os investimentos começam a aparecer, superando uma histórica falta de interesse político pelo problema.
- A Corsan está investindo cerca de R$ 650 milhões em esgotamento sanitário na Região Metropolitana. No município são R$ 45 milhões, além de uma adutora de água que abastecerá o novo distrito industrial – disse.
O novo distrito, no entanto, é outra dor de cabeça do prefeito municipal Henrique Tavares, prejudicando ainda mais a estratégia de atração de investimento, importante para ampliar a oferta de emprego na cidade.
Localizada onde seria a fábrica da Ford nos anos 1990, a área ainda apresenta uma série de entraves para se concretizar. E, ao invés de abrigar a reconversão econômica esperada pela comunidade, continua com mais de 900 hectares ociosos, o que mantém acesa a lembrança do pior momento da história do município quando perdeu a montadora de automóveis.
- Esse episódio ainda afeta a autoestima da cidade – revelou Tavares.
Como painelistas convidados participaram do evento Cleni Ovalhe, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guaíba, Hugo Fleck, presidente da Catsul (Transportes Hidroviários), Otemar Alencastro, diretor da Celulose Riograndense e o professor Eloí Flores, diretor da Ulbra.
- Precisamos de um choque de gestão e continuidade de projetos – resumiu Otemar Alencastro.
Para o empresário Hugo Fleck, da Ouro e Prata, responsável pela implantação do Catamarã entre Guaíba e Porto Alegre, um novo momento se descortina na cidade a partir dessa nova alternativa de transporte.
- Porto Alegre está descobrindo novamente Guaíba e representa um mercado potencial enorme para a economia da cidade que precisa estar preparada – disse.
O diretor executivo da Agenda 2020, Ronald Krummenauer, lembrou a importância da união de lideranças em torno de um mesmo projeto de futuro para Guaíba.
- Em todas as cidades do mundo onde houve uma mudança econômica substancial o processo de governança com a participação da sociedade, lideranças e poder público unido, esteve presente. Guaíba pode fazer o mesmo – sugeriu.
A mediação do evento foi do jornalista Lasier Martins. O próximo evento do Debates do Rio Grande será no dia 26 de junho em Montenegro.
GAÚCHA DEBATES DO RIO GRANDE
O projeto Gaúcha Debates do Rio Grande promove a presença da Rádio Gaúcha e suas equipes nas diversas regiões do Estado, reunindo lideranças para debater, por meio das plataformas AM e FM, temas relevantes para o futuro e o desenvolvimento tecnológico, econômico e social de cada localidade visitada. O evento é uma realização da Rádio Gaúcha em parceria com a Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan), e conta com o apoio de Ouro e Prata e do Grupo Villela.


