Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Gaúcha participa do seminário "O carnaval no século do samba" no Rio de Janeiro

17 de maio de 2016 0

Desfile de Carnaval 2006 na Avenida Marquês de Sapucaí

Acontece na próxima segunda (23) e terça-feira (24) o seminário “O Carnaval no Século do Samba”, no Rio de Janeiro. A Rádio Gaúcha vai participar do evento com Cláudio Brito para falar sobre o rádio na Sapucaí.

O propósito do seminário é promover maior integração entre o poder público, que tem contribuído para financiar o carnaval do Rio de Janeiro, e aqueles que, de alguma forma, se relacionam com essa festa, seja participando dela diretamente, seja descrevendo-a e analisando-a com diferentes finalidades. Além disso, é intenção do seminário proporcionar a aproximação com o público e os mecanismos de aperfeiçoamento da qualidade do carnaval, observando em especial sua importância como manifestação cultural de nosso povo.

Enfocando as vertiginosas mudanças que o carnaval sofreu durante os cem anos do samba e fazendo-as dialogar com a tradição, o seminário possibilitará o debate com os redutos mais tradicionais e aqueles que se encontram na vanguarda dessas mudanças, tais como o turismo, o marketing, a atualíssima questão dos enredos patrocinados e outras que se julgarem pertinentes.

A abertura ocorre às 10h de segunda-feira. A participação de Cláudio Brito será na terça-feira, às 16h.

Calendário oficial do Carnaval 2017 de Porto Alegre é divulgado

05 de maio de 2016 0
imagem153378

Foto: Divulgação / PMPA

A Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre (Liespa) divulgou o Calendário Oficial do Carnaval 2017. O lançamento será no dia 10 de julho, e os desfiles oficiais ocorrem nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro de 2017. 

Entre as novidades para 2017, está a mudança do dia do Desfile das Campeãs, que este ano foi realizado na terça-feira. Em 2017, voltará para o sábado. Segundo o presidente da Liespa, Juarez Gutierres, a mudança tem como objetivo aumentar o público da noite.

Outra novidade será o 1º Acampamento do Samba, inicialmente programado para o Complexo Cultural do Porto Seco nos dias 23, 24 e 25 setembro. Outra mudança importante serão os ensaios técnicos, que em 2017 serão realizados em frente aos barracões das escolas no Porto Seco e não mais na Pista de Desfiles.

Calendário Oficial 2017

10 de julho – Lançamento Carnaval 
15 de agosto – Início das gravações do CD 2017
23, 24 e 25 setembro – 1º Acampamento do Samba
11, 12 e 13 de novembro – Mostra sambas enredo 2017
2 de dezembro – Descida da Borges, em comemoração ao Dia do Samba
09 e 10 de dezembro – Concurso Rainha
06 de janeiro de 2017 -  Abertura Oficial do Carnaval
13, 20, 27 – Descida da Borges
4, 11 e 18 de fevereiro – Ensaios técnicos
25, 26 e 27 de fevereiro – Desfiles oficiais
28 de fevereiro – Apuração
4 de março – Noite das Campeãs     
11 de março – Estandarte de Ouro    

Bloco Fusca Azul ainda traz o carnaval em Porto Alegre

07 de abril de 2016 0

LOGO-FUSCA-AZUL-e1460040287132

O carnaval ainda não terminou, no dia 9 de abril (sábado), o Bloco Fusca Azul promoverá a Edição Especial de seu movimento cultural na Praça Tamandaré, no bairro Petrópolis, a partir do meio dia até às 17h, quando se desloca até a Praça da Encol, para continuidade às 21h. As informações são do blog Itapema Trends.

O bloco traz como tema este ano a preocupação com a segurança pública. Estamos propondo o cercamento eletrônico aos bairros já que os integrantes do bloco são na maioria moradores da região, afirma Eduardo Baldasso, fundador do Bloco. A realização do carnaval irá oportunizar aos moradores do bairro também uma reflexão sobre um assunto sério que está afetando toda a cidade.

Em 2015, cerca de quatro mil pessoas acompanharam o bloco pelas ruas dos bairros e este ano a organização está prevendo superar este número. Como aconteceu no ano passado a madrinha do Bloco Fusca Azul, a Miss Brasil de 1986, Deise Nunes, é presença confirmada. Garanta o Kit (abadá e caneca) por R$ 25,00 e faça parte do Bloco Fusca Azul.

Serviço e Atrações

O Abadá poderá ser adquirido no dia do evento.

12hrs – Praça Tamandaré – DJ’s Convidados / Banda Marvana – clássicos da MPB /

17hrs – Bateria da Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina

18hrs – Praça da Encol – Art Samba e Banda do Dínamo / DJ Edinei (DJ residente do antigo Porto de Elis)

Praça Tamandaré – Av. Taquara, 609

Praça da Encol – Av. Nilopolis s/n

abadá-fusca-azul-e1460040424824

 

Sobre o Bloco Fusca Azul

Buscando resgatar as atrações culturais dos bairros Bela Vista e Petrópolis, em 2015 ocorreu a primeira edição do Bloco Fusca Azul. O nome “Fusca Azul” foi dado ao bloco justamente pelo carinho que os consumidores possuem pelo fusca, afinal, quem já não teve ou andou em um fusca?! Sem falar, é claro, na famosa brincadeira de “socar os amigos” ao ver um fusca azul na rua.

Essa prática ultrapassou gerações e segue até os dias de hoje. No entanto, utilizamos dessa nomenclatura para proporcionar justamente um sentimento diferente nas pessoas, trazendo a popularidade do fusca como um novo elemento para tornar-se um objeto cultural.

A Praça Tamandaré no Bairro Petrópolis é um ponto de encontro nos finais de semana com os moradores da região onde disputam jogos de futebol amador e a cada final de jogo realizam encontros regados a churrasco e samba.

Nossas cores são o azul, do fusca, e o rosa, em homenagem a uma das moradoras mais antigas da região: Dona Rosa Guarisse. Aos 81 anos, ela é uma das inspirações para a criação do Bloco, por estar sempre de bem com a vida, animada e pronta para a folia. Dona Rosa chama atenção por contar inúmeras histórias, e conhecer tão bem os bairros Petrópolis e Bela Vista.

Com o conceito de oferecer eventos culturais para todas as idades, o Bloco Fusca Azul busca ultrapassar as barreiras de atingir apenas a denominação de um “carnaval de rua”. A essência do seu trabalho é embasada no conhecimento musical e cultural de jovens ao compartilharem suas ideias com DJ’s dos anos 70 e 80, misturando MPB com samba e intervenções culturais livres.

Carnaval fora de época em Rio Grande é adiado para 9 de abril

01 de abril de 2016 0

Este é o 2º ano que o carnaval é realizado em abril (Prefeitura de Rio Grande / Divulgação)

Por Karoline Ávila

O carnaval fora de época que seria realizado neste sábado (2), em Rio Grande, no Sul do Estado, foi adiado para o próximo sábado (9). O motivo, segundo a prefeitura, são as dificuldades de adequação das arquibancadas às normas técnicas dos bombeiros.

A decisão foi tomada na noite de quinta-feira, em reunião entre a prefeitura e a Liga Independente das Escolas e Entidades do Samba de Rio Grande (Lieesa). A situação foi avaliada com as seis escolas participantes: Águias do Samba, Unidos da Zona Oeste, Nós de Casa, Unidos da Rheingantz, Acadêmicos da P-1 e Unidos do Mé.

Carnaval de Rio Grande conhece a sua corte

Segundo o 3° Comando Regional dos Bombeiros, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer teve mais de seis meses para encaminhar o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) – apresentado aos bombeiros com incorreções.

O comandante do 3° CRB, major André Silvério, explicou que a empresa que apresentou o plano é diferente da empresa que montou as arquibancadas. São aguardados os laudos de resistência do solo, da estrutura metálica e de capacidade de carga dos degraus.

“O PPCI foi encaminhado faltando cinco dias úteis para o carnaval. A empresa começou a montar as arquibancadas antes da apresentação do plano. O adiamento não é responsabilidade dos bombeiros, e sim de quem contratou as empresas”, afirmou Silvério.

De acordo com a presidente da Lieesa, Katucha Fonseca Duarte, não haverá mudanças programação. Um novo projeto das arquibancadas será apresentado nesta sexta-feira aos bombeiros.

“Como a Liga responde pelas escolas e as escolas de samba já estão com tudo pronto, será exatamente como seria neste sábado. Infelizmente, houve um transtorno em função das normas. Visando a segurança dos nossos foliões, do público em geral, concordamos que o melhor seria adiar o carnaval”, afirmou.

Pelo segundo ano consecutivo, por determinação da prefeitura, o Carnaval é realizado em abril para não coincidir com o período da Quaresma. O executivo repassou R$ 47 mil para cada entidade.

Carnaval de Rio Grande conhece a sua corte

22 de março de 2016 0
Foto: Liesa

Foto: Liesa

O evento aconteceu na última sexta-feira na sociedade cultural Águia Branca. A festa ficou marcada pelas coroações do rei momo Ronaldo Coelho e da rainha LGBT Camila Duarte.

Os desfiles acontecem nos dias 01 e 02 de abril.

Confira a corte:

Rei Momo: Ronaldo Coelho

Rainha: Rafaela Machado – escola Unidos do Mé;

Primeira Princesa: Thalia Goulart – Nós de Casa

Segunda Princesa: Andressa Antunes – Unidos Rheingantz

Rainha LGBT: Camila Duarte

Rainha Mirim: Ana Clara Pintanel

Acadêmicos de Niterói é a campeã do Carnaval na Paz de Canoas

20 de março de 2016 0

Acadêmicos de Niterói a grande campeã do carnaval de Canoas

A escola de samba Acadêmicos de Niterói é a campeã do carnaval canoense 2016.

A escola do bairro de Niterói apresentou na avenida o enredo “Metamorfose é tempo de transformação” e encerrou o Carnaval na primeira colocação com 178,9 pontos.

Em segundo lugar, ficou Nossas Raízes com 178,4, em terceiro Rosa Dourada com 176,9, em quarto Os Tártaros com 163,7, e na quinta colocação ficou com Unidos do Guajuviras com 161,1.

Nenê da Harmonia, que desfilou com o enredo “Quilombos” venceu o grupo de Acesso com 176,4 e estará no grupo Especial em 2017.

A Unidos do Guajuviras foi a escola rebaixada para o Grupo de Acesso. A escola de samba Acadêmicos da Grande Rio Branco que não desfilou no grupo Especial ficará três anos sem desfilar por não apresentar o pedido de licença.

FOTOS: primeira noite do Carnaval de Canoas 2016

19 de março de 2016 0

A forte chuva que atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre não foi páreo para o Carnaval de Canoas. A primeira noite aconteceu de forma completa.

Confira algumas fotos:

Aquarela do Samba

Imperatriz da Grande Niterói

Nenê da Harmonia

Equipe do Gaúcha no Carnaval realiza cobertura em Canoas

19 de março de 2016 0

1915852_977158118988425_7766448379067319827_n

 

A equipe mais carnavalesca do rádio Brasileiro não deixa passar nada. Chegou a hora do Carnaval na Paz de Canoas.

Luiz Armando Vaz, Danilo de Andrade, Cláudio Brito e Jocelias Costas comandam a transmissão na sexta-feira (18) e também no sábado (19)

 

Neste final de semana acontece o carnaval na Paz da cidade de Canoas

17 de março de 2016 0
Foto: Secom

Foto: Secom

O Carnaval na Paz 2016 acontece nesta sexta-feira (18) e sábado (19), no Parque Eduardo Gomes. O complexo que vai receber os desfiles e o público estimado em mais de 10 mil pessoas nos dois dias, já está sendo montado no Parque, e trará algumas novidades.

Uma delas será à Praça de Alimentação que terá quatro estações distribuídas ao longo do espaço destinado às arquibancadas. Também haverá frisas que irão aproximar, ainda mais, o público dos desfiles das escolas de samba. A  entrada franca, o Carnaval na Paz terá os portões abertos a partir das 19h.

Na sexta-feira, o evento terá início às 20h30 com um Ato Ecumênico em seguida tem o Bloco das Mulheres e o desfile das cinco escolas do Grupo de Acesso. No sábado a abertura fica por conta do Bloco dos Soares a partir das 20h45, seguido das seis escolas do Grupo Especial.

O carnaval na Paz de Canoas terá total cobertura da rádio Gaúcha, com transmissão na sexta-feira a partir da meia-noite e no sábado às 21h. 

Confira a programação:

Quando: dias 18 e 19 de março Local: Parque Eduardo Gomes (Avenida Guilherme Schell – Bairro Fátima) Abertura dos portões: 19h

Sexta-feira (18)

21h – Ato Ecumênico

21h35 – Bloco das Mulheres

22h30 – Aquarela do Samba

23h25 – Imperatriz da Grande Niteroi

00h20 – Nenê da Harmonia

01h15 – Pérola Negra

02h10 – Império da Mathias

Sábado(19)

21h15 – Bloco dos Soares

22h00 – Unidos do Guajuviras

23h05 – Acadêmicos de Niterói

00h10 – Nossas Raízes

01h15 – Os Tártaros

02h20 – Rosa Dourada

03h25 – Acadêmicos da Grande Rio Branco

Acadêmicos do União é campeã do carnaval de Santa Cruz do Sul

16 de março de 2016 0

Acadêmicos do União campeã do carnaval em Santa Cruz do Sul/ Foto: Arquivo Pessoal

A escola de samba Acadêmicos do União sagrou-se campeã com 197 pontos.  A escola apresentou o enredo “Os Chicos do Brasil” homenageados grandes personalidades brasileiras.

A Acadêmicos do União é a mais antiga entidade carnavalesca de Santa Cruz do Sul em atividade.

Imperadores do Ritmo foi a vice-campeã e Imperatriz do Sol a terceira colocada. O desfile das escolas de samba levou um grande público ao Parque da Oktoberfest na noite de sábado (12).