Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Candidato a vereador, presidente da Portela morre após emboscada no Rio

26 de setembro de 2016 0
Foto: Reprodução / Facebook

Foto: Reprodução / Facebook

O presidente da Escola de Samba Portela, Marcos Vieira Souza, 52 anos, conhecido como Marcos Falcon, candidato a vereador pelo município do Rio, foi morto a tiros de fuzil na tarde de hoje (26). Ele foi vítima de uma emboscada, feita por quatro homens em um carro, perto do comitê de campanha, na Rua Maria José, em Oswaldo Cruz, zona norte da cidade.

Falcon era candidato pelo PP e assumiu o comando da escola de samba de Madureira há menos de um ano. Antes, ele ocupava o cargo de diretor administrativo da Portela. Falcon era subtenente da Polícia Militar e durante vários anos foi lotado na Divisão Antisequestro da Polícia Civil, onde participou da libertação de várias pessoas sequestradas no Rio, entre elas, empresários de ônibus.

Lamento

A morte de Marcos Vieira de Souza pegou o pessoal ligado ao samba de surpresa. Para o carnavalesco Max Lopes, a notícia foi um choque. Ele chegou esta tarde de Florianópolis (SC) e se disse perplexo, pois é muito amigo da mulher de Falcon, a porta-bandeira da Escola de Samba Beija-Flor Selminha Sorriso. “Era um casal que se completava muito”, disse Lopes.

Max lembrou ter ficado muito feliz ao ver Falcon no comando da Portela, “porque ele resgatou um monte de coisas boas na escola, como a volta da comunidade, a respeitabilidade da escola”. “A Portela voltou a ser aquela escola monumental que sempre foi. Fico triste em saber uma notícia dessas, porque era uma pessoa educada, que me tratava compre com carinho, com a maior leveza”.

O diretor de carnaval da Escola de Samba Império Serrano, Paulo Santi, lamentou a morte do presidente da Portela. “É muito triste saber que uma pessoa ligada ao samba tenha esse tipo de passamento. Só tenho a lamentar que isso tenha ocorrido”. Santi disse que o assassinato de Falcon mexe com o destino da Portela. “Era uma pessoa que fez uma Portela melhor, não que não fosse boa lá atrás, mas fez uma Portela mais dinâmica, competitiva, e isso se perde, porque é uma liderança perdida”.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, que é portelense, divulgou nota sobre a morte do presidente da Portela. “Lamento muito pela morte de Marcos Falcon. Com amor e dedicação, Falcon revolucionou a nossa Portela nos últimos anos. Meus sentimentos aos familiares, especialmente à minha amiga Selminha Sorriso. Espero que a polícia esclareça esse crime com a maior brevidade possível”.

*Agência Brasil

Gaúcha participa do seminário "O carnaval no século do samba" no Rio de Janeiro

17 de maio de 2016 0

Desfile de Carnaval 2006 na Avenida Marquês de Sapucaí

Acontece na próxima segunda (23) e terça-feira (24) o seminário “O Carnaval no Século do Samba”, no Rio de Janeiro. A Rádio Gaúcha vai participar do evento com Cláudio Brito para falar sobre o rádio na Sapucaí.

O propósito do seminário é promover maior integração entre o poder público, que tem contribuído para financiar o carnaval do Rio de Janeiro, e aqueles que, de alguma forma, se relacionam com essa festa, seja participando dela diretamente, seja descrevendo-a e analisando-a com diferentes finalidades. Além disso, é intenção do seminário proporcionar a aproximação com o público e os mecanismos de aperfeiçoamento da qualidade do carnaval, observando em especial sua importância como manifestação cultural de nosso povo.

Enfocando as vertiginosas mudanças que o carnaval sofreu durante os cem anos do samba e fazendo-as dialogar com a tradição, o seminário possibilitará o debate com os redutos mais tradicionais e aqueles que se encontram na vanguarda dessas mudanças, tais como o turismo, o marketing, a atualíssima questão dos enredos patrocinados e outras que se julgarem pertinentes.

A abertura ocorre às 10h de segunda-feira. A participação de Cláudio Brito será na terça-feira, às 16h.

Calendário oficial do Carnaval 2017 de Porto Alegre é divulgado

05 de maio de 2016 0
imagem153378

Foto: Divulgação / PMPA

A Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre (Liespa) divulgou o Calendário Oficial do Carnaval 2017. O lançamento será no dia 10 de julho, e os desfiles oficiais ocorrem nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro de 2017. 

Entre as novidades para 2017, está a mudança do dia do Desfile das Campeãs, que este ano foi realizado na terça-feira. Em 2017, voltará para o sábado. Segundo o presidente da Liespa, Juarez Gutierres, a mudança tem como objetivo aumentar o público da noite.

Outra novidade será o 1º Acampamento do Samba, inicialmente programado para o Complexo Cultural do Porto Seco nos dias 23, 24 e 25 setembro. Outra mudança importante serão os ensaios técnicos, que em 2017 serão realizados em frente aos barracões das escolas no Porto Seco e não mais na Pista de Desfiles.

Calendário Oficial 2017

10 de julho – Lançamento Carnaval 
15 de agosto – Início das gravações do CD 2017
23, 24 e 25 setembro – 1º Acampamento do Samba
11, 12 e 13 de novembro – Mostra sambas enredo 2017
2 de dezembro – Descida da Borges, em comemoração ao Dia do Samba
09 e 10 de dezembro – Concurso Rainha
06 de janeiro de 2017 -  Abertura Oficial do Carnaval
13, 20, 27 – Descida da Borges
4, 11 e 18 de fevereiro – Ensaios técnicos
25, 26 e 27 de fevereiro – Desfiles oficiais
28 de fevereiro – Apuração
4 de março – Noite das Campeãs     
11 de março – Estandarte de Ouro    

Bloco Fusca Azul ainda traz o carnaval em Porto Alegre

07 de abril de 2016 0

LOGO-FUSCA-AZUL-e1460040287132

O carnaval ainda não terminou, no dia 9 de abril (sábado), o Bloco Fusca Azul promoverá a Edição Especial de seu movimento cultural na Praça Tamandaré, no bairro Petrópolis, a partir do meio dia até às 17h, quando se desloca até a Praça da Encol, para continuidade às 21h. As informações são do blog Itapema Trends.

O bloco traz como tema este ano a preocupação com a segurança pública. Estamos propondo o cercamento eletrônico aos bairros já que os integrantes do bloco são na maioria moradores da região, afirma Eduardo Baldasso, fundador do Bloco. A realização do carnaval irá oportunizar aos moradores do bairro também uma reflexão sobre um assunto sério que está afetando toda a cidade.

Em 2015, cerca de quatro mil pessoas acompanharam o bloco pelas ruas dos bairros e este ano a organização está prevendo superar este número. Como aconteceu no ano passado a madrinha do Bloco Fusca Azul, a Miss Brasil de 1986, Deise Nunes, é presença confirmada. Garanta o Kit (abadá e caneca) por R$ 25,00 e faça parte do Bloco Fusca Azul.

Serviço e Atrações

O Abadá poderá ser adquirido no dia do evento.

12hrs – Praça Tamandaré – DJ’s Convidados / Banda Marvana – clássicos da MPB /

17hrs – Bateria da Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina

18hrs – Praça da Encol – Art Samba e Banda do Dínamo / DJ Edinei (DJ residente do antigo Porto de Elis)

Praça Tamandaré – Av. Taquara, 609

Praça da Encol – Av. Nilopolis s/n

abadá-fusca-azul-e1460040424824

 

Sobre o Bloco Fusca Azul

Buscando resgatar as atrações culturais dos bairros Bela Vista e Petrópolis, em 2015 ocorreu a primeira edição do Bloco Fusca Azul. O nome “Fusca Azul” foi dado ao bloco justamente pelo carinho que os consumidores possuem pelo fusca, afinal, quem já não teve ou andou em um fusca?! Sem falar, é claro, na famosa brincadeira de “socar os amigos” ao ver um fusca azul na rua.

Essa prática ultrapassou gerações e segue até os dias de hoje. No entanto, utilizamos dessa nomenclatura para proporcionar justamente um sentimento diferente nas pessoas, trazendo a popularidade do fusca como um novo elemento para tornar-se um objeto cultural.

A Praça Tamandaré no Bairro Petrópolis é um ponto de encontro nos finais de semana com os moradores da região onde disputam jogos de futebol amador e a cada final de jogo realizam encontros regados a churrasco e samba.

Nossas cores são o azul, do fusca, e o rosa, em homenagem a uma das moradoras mais antigas da região: Dona Rosa Guarisse. Aos 81 anos, ela é uma das inspirações para a criação do Bloco, por estar sempre de bem com a vida, animada e pronta para a folia. Dona Rosa chama atenção por contar inúmeras histórias, e conhecer tão bem os bairros Petrópolis e Bela Vista.

Com o conceito de oferecer eventos culturais para todas as idades, o Bloco Fusca Azul busca ultrapassar as barreiras de atingir apenas a denominação de um “carnaval de rua”. A essência do seu trabalho é embasada no conhecimento musical e cultural de jovens ao compartilharem suas ideias com DJ’s dos anos 70 e 80, misturando MPB com samba e intervenções culturais livres.

Carnaval fora de época em Rio Grande é adiado para 9 de abril

01 de abril de 2016 0

Este é o 2º ano que o carnaval é realizado em abril (Prefeitura de Rio Grande / Divulgação)

Por Karoline Ávila

O carnaval fora de época que seria realizado neste sábado (2), em Rio Grande, no Sul do Estado, foi adiado para o próximo sábado (9). O motivo, segundo a prefeitura, são as dificuldades de adequação das arquibancadas às normas técnicas dos bombeiros.

A decisão foi tomada na noite de quinta-feira, em reunião entre a prefeitura e a Liga Independente das Escolas e Entidades do Samba de Rio Grande (Lieesa). A situação foi avaliada com as seis escolas participantes: Águias do Samba, Unidos da Zona Oeste, Nós de Casa, Unidos da Rheingantz, Acadêmicos da P-1 e Unidos do Mé.

Carnaval de Rio Grande conhece a sua corte

Segundo o 3° Comando Regional dos Bombeiros, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer teve mais de seis meses para encaminhar o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) – apresentado aos bombeiros com incorreções.

O comandante do 3° CRB, major André Silvério, explicou que a empresa que apresentou o plano é diferente da empresa que montou as arquibancadas. São aguardados os laudos de resistência do solo, da estrutura metálica e de capacidade de carga dos degraus.

“O PPCI foi encaminhado faltando cinco dias úteis para o carnaval. A empresa começou a montar as arquibancadas antes da apresentação do plano. O adiamento não é responsabilidade dos bombeiros, e sim de quem contratou as empresas”, afirmou Silvério.

De acordo com a presidente da Lieesa, Katucha Fonseca Duarte, não haverá mudanças programação. Um novo projeto das arquibancadas será apresentado nesta sexta-feira aos bombeiros.

“Como a Liga responde pelas escolas e as escolas de samba já estão com tudo pronto, será exatamente como seria neste sábado. Infelizmente, houve um transtorno em função das normas. Visando a segurança dos nossos foliões, do público em geral, concordamos que o melhor seria adiar o carnaval”, afirmou.

Pelo segundo ano consecutivo, por determinação da prefeitura, o Carnaval é realizado em abril para não coincidir com o período da Quaresma. O executivo repassou R$ 47 mil para cada entidade.

Carnaval de Rio Grande conhece a sua corte

22 de março de 2016 0
Foto: Liesa

Foto: Liesa

O evento aconteceu na última sexta-feira na sociedade cultural Águia Branca. A festa ficou marcada pelas coroações do rei momo Ronaldo Coelho e da rainha LGBT Camila Duarte.

Os desfiles acontecem nos dias 01 e 02 de abril.

Confira a corte:

Rei Momo: Ronaldo Coelho

Rainha: Rafaela Machado – escola Unidos do Mé;

Primeira Princesa: Thalia Goulart – Nós de Casa

Segunda Princesa: Andressa Antunes – Unidos Rheingantz

Rainha LGBT: Camila Duarte

Rainha Mirim: Ana Clara Pintanel

Acadêmicos de Niterói é a campeã do Carnaval na Paz de Canoas

20 de março de 2016 0

Acadêmicos de Niterói a grande campeã do carnaval de Canoas

A escola de samba Acadêmicos de Niterói é a campeã do carnaval canoense 2016.

A escola do bairro de Niterói apresentou na avenida o enredo “Metamorfose é tempo de transformação” e encerrou o Carnaval na primeira colocação com 178,9 pontos.

Em segundo lugar, ficou Nossas Raízes com 178,4, em terceiro Rosa Dourada com 176,9, em quarto Os Tártaros com 163,7, e na quinta colocação ficou com Unidos do Guajuviras com 161,1.

Nenê da Harmonia, que desfilou com o enredo “Quilombos” venceu o grupo de Acesso com 176,4 e estará no grupo Especial em 2017.

A Unidos do Guajuviras foi a escola rebaixada para o Grupo de Acesso. A escola de samba Acadêmicos da Grande Rio Branco que não desfilou no grupo Especial ficará três anos sem desfilar por não apresentar o pedido de licença.

FOTOS: primeira noite do Carnaval de Canoas 2016

19 de março de 2016 0

A forte chuva que atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre não foi páreo para o Carnaval de Canoas. A primeira noite aconteceu de forma completa.

Confira algumas fotos:

Aquarela do Samba

Imperatriz da Grande Niterói

Nenê da Harmonia

Equipe do Gaúcha no Carnaval realiza cobertura em Canoas

19 de março de 2016 0

1915852_977158118988425_7766448379067319827_n

 

A equipe mais carnavalesca do rádio Brasileiro não deixa passar nada. Chegou a hora do Carnaval na Paz de Canoas.

Luiz Armando Vaz, Danilo de Andrade, Cláudio Brito e Jocelias Costas comandam a transmissão na sexta-feira (18) e também no sábado (19)

 

Neste final de semana acontece o carnaval na Paz da cidade de Canoas

17 de março de 2016 0
Foto: Secom

Foto: Secom

O Carnaval na Paz 2016 acontece nesta sexta-feira (18) e sábado (19), no Parque Eduardo Gomes. O complexo que vai receber os desfiles e o público estimado em mais de 10 mil pessoas nos dois dias, já está sendo montado no Parque, e trará algumas novidades.

Uma delas será à Praça de Alimentação que terá quatro estações distribuídas ao longo do espaço destinado às arquibancadas. Também haverá frisas que irão aproximar, ainda mais, o público dos desfiles das escolas de samba. A  entrada franca, o Carnaval na Paz terá os portões abertos a partir das 19h.

Na sexta-feira, o evento terá início às 20h30 com um Ato Ecumênico em seguida tem o Bloco das Mulheres e o desfile das cinco escolas do Grupo de Acesso. No sábado a abertura fica por conta do Bloco dos Soares a partir das 20h45, seguido das seis escolas do Grupo Especial.

O carnaval na Paz de Canoas terá total cobertura da rádio Gaúcha, com transmissão na sexta-feira a partir da meia-noite e no sábado às 21h. 

Confira a programação:

Quando: dias 18 e 19 de março Local: Parque Eduardo Gomes (Avenida Guilherme Schell – Bairro Fátima) Abertura dos portões: 19h

Sexta-feira (18)

21h – Ato Ecumênico

21h35 – Bloco das Mulheres

22h30 – Aquarela do Samba

23h25 – Imperatriz da Grande Niteroi

00h20 – Nenê da Harmonia

01h15 – Pérola Negra

02h10 – Império da Mathias

Sábado(19)

21h15 – Bloco dos Soares

22h00 – Unidos do Guajuviras

23h05 – Acadêmicos de Niterói

00h10 – Nossas Raízes

01h15 – Os Tártaros

02h20 – Rosa Dourada

03h25 – Acadêmicos da Grande Rio Branco