Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Paulo Barros é o novo carnavalesco da Portela

25 de fevereiro de 2015 0
O carnavalesco Paulo Barros, trocou a Tijuca pela Mocidade Independente de Padre Miguel

carnavalesco Paulo Barros

Com informações do Portal Carnavalesco

A Portela agiu rápido e acertou na noite desta terça-feira com o carnavalesco Paulo Barros, que deixou a Mocidade Independente de Padre Miguel. Paulo chega para o lugar de Alexandre Louzada, que desenvolveu os dois últimos carnavais da Majestade do Samba.

A chegada de Paulo à azul e branco pode representar um marco na trajetória de ambos. Para o carnavalesco, desenvolver um enredo em uma das agremiações mais tradicionais da folia carioca e para a Portela o desafio de contar com um profissional moderno e que mudou a estética da festa.

Em 2015, Paulo Barros desenvolveu o desfile da Mocidade e terminou apenas no 7º lugar na Mocidade, sua pior colocação desde 2008, e fora dos desfiles das campeãs. A Portela ficou na 5ª colocação, quando a expectativa era de título.

A carreira de Paulo Barros

O carnavalesco explodiu no ano de 2004, na Unidos da Tijuca, quando foi 2º lugar e chocou o mundo do samba com o famoso carro do DNA. Antes, ele já tinha brilhado no Grupo de Acesso, na Paraíso do Tuiuti, com enredo sobre Portinari. Paulo também passou por Viradouro e Vila Isabel antes de retornar à Tijuca para conquistar o título em 2010, com o antológico “É Segredo”. Venceu ainda em 2012 e 2014, até deixar novamente a escola para acertar com a Mocidade.

O jejum da Portela

A Portela amarga um incômodo jejum de títulos para uma das agremiações de maior importância do carnaval. A maior campeã dos desfiles não vence desde 1984, quando dividiu o título com a Mangueira. Sozinha, a Majestade do Samba não sabe o que é vencer um carnaval desde 1970.

Paulo Barros deixa a Mocidade após 7º lugar no carnaval do Rio de Janeiro

24 de fevereiro de 2015 0
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O carnavalesco Paulo Barros deixou a Mocidade Independente de Padre Miguel, no último domingo (22). De acordo com a agremiação, ele e a escola não chegaram a um acordo para renovação de contrato. Paulo Barros ficou apenas um ano na Mocidade e não conseguiu levar a escola ao Desfile das Campeãs, conquistando apenas o 7º lugar.

Paulo Barros foi contratado pela Mocidade após vencer três carnavais pela Unidos da Tijuca, em 2010, 2012 e 2014.

Boatos diziam que o carnavalesco teria recebido uma proposta mais vantajosa da Grande Rio e, por isso, não teria aceitado os termos da Mocidade. No entanto, a Grande Rio negou a informação e afirmou que renovou contrato com o carnavalesco Fábio Ricardo.

Veja o comunicado oficial na íntegra:

A Mocidade Independente de Padre Miguel confirma a saída do carnavalesco Paulo Barros. A decisão foi tomada pelo profissional e comunicada no início da tarde desta terça-feira ao presidente de honra de nossa agremiação, Sr. Rogério Andrade. A Mocidade deseja sucesso ao carnavalesco, mas lamenta a postura adotada pelo profissional.

Na semana passada, logo após a apuração, Paulo Barros foi à quadra da Mocidade e, emocionado, discursou para milhares de pessoas. Revelou que se sentia muito bem na escola e que gostaria de retribuir a recepção da diretoria e comunidade com um título. Afirmou também que ficaria, inclusive em entrevistas concedidas durante o evento! O mesmo teor foi adotado durante as conversas mantidas com a diretoria da agremiação na última semana.

Desde a contratação do profissional até a realização do desfile, a Mocidade Independente de Padre Miguel investiu pesado, apoiou e ofereceu toda as condições possíveis para a realização de um grande trabalho. A agremiação acreditou em todas as ideias do artista, inclusive as que influenciavam diretamente em outros quesitos. Mesmo não vendo a imensa expectativa ser correspondida a altura em alguns pontos do desfile, pretendíamos apostar na continuidade e na maior adaptação do artista à Mocidade Independente de Padre Miguel.

Aos torcedores, deixamos claro que a nossa agremiação continuará trilhando o caminho da reestruturação e objetivando recolocar a Mocidade no lugar mais alto do pódio. Por nossa escola já passaram carnavalescos consagrados como Arlindo Rodrigues, Fernando Pinto e Renato Lage. Continuamos contando com o que temos de mais valioso: a força da nossa comunidade e a gloriosa história que carrega o nosso pavilhão!

Com informações do Globo

Desfile das campeãs do carnaval do Rio de Janeiro e de Porto Alegre acontecem neste sábado

21 de fevereiro de 2015 0

As escolas mais bem colocadas no Carnaval do Rio de Janeiro e de Porto Alegre voltam à avenida para o Desfile das Campeãs na noite deste sábado (21) e madrugada de domingo (22).

beijaflor

No Rio de Janeiro, participam as seis primeiras colocadas no Grupo Especial.  Os desfiles começaram às 22h, na Marquês de Sapucaí, com a apresentação da escola Imperatriz Leopoldinense. A segunda escola a desfilar será a Portela, seguida da Unidos da Tijuca, Grande Rio e do Salgueiro. A última escola a se apresentar será a grande campeã do Carnaval de 2015 do Rio de Janeiro, Beija-Flor.

Em Porto Alegre, a  grande vencedora e bicampeã Imperadores do Samba e as seis primeiras colocadas do Grupo Especial desfilam  no Complexo Cultural do Porto Seco.  O público também pode conferir o desfile da campeã do Grupo Intermediário A, Unidos do Capão, a campeã do Grupo de Acesso, Unidos da Vila Mapa e a Tribo Os Comanches.

IMPERADORES 2

Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias do Complexo Cultural do Porto Seco pelo valor de R$ 15,00. Crianças de até seis anos não pagam ingressos, devidamente acompanhadas do pai ou responsável.

 

Desfile das Campeãs do Carnaval de Porto Alegre – Sábado, 21

Tribo Os Comanches – das 21h às 21h40
Unidos da Vila Mapa – 21h50 às 22h30
Unidos do Capão – 22h40 às 23h30
Solenidade de Premiação 23h30 às 0h10
União da Vila do IAPI – das 0h10 às 1h10
Império da Zona Norte – 1h20 às 2h20
Estado Maior da Restinga – 2h30 às 3h30
Bambas da Orgia – das 3h40 às 4h40
Embaixadores do Ritmo – das 4h50 às 5h50
Imperadores do Samba – das 6h às 7h

Estácio de Sá conquista a Série A e volta ao Grupo Especial

18 de fevereiro de 2015 0

Por Carnavalesco

Supresa na apuração da Série A no Carnaval de 2015. A Estácio de Sá, que não era apontada como favorita, conquistou o título e volta para o Grupo Especial em 2016. A escola do morro de São Carlos marcou 299,7 pontos. Na homenagem aos 450 anos do Rio, a Estácio recortou a história do Rio em quatro aspectos: a chegada de Estácio de Sá, as festas religiosas, o Carnaval e as mais recentes manifestações populares. A Unidos de Padre Miguel ficou na segunda colocação com 229,4 pontos. A escola começou a apuração com menos 0,1 décimo, porque trouxe na comissão de frente um adereço com rodas, o que é proibido. Unidos de Bangu e Em Cima da Hora foram rebaixadas para a Série B.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA SÉRIE A 2015

1 – Estácio de Sá: 299,7 pontos

2 – Unidos de Padre Miguel: 299,4 pontos

3 – Império Serrano: 299,3 pontos

4 - Cubango: 298,9 pontos

5 - Paraíso do Tuiuti: 298,8 pontos

6 - Império da Tijuca: 298,7 pontos

7 – Caprichosos: 298,2 pontos

8 – Inocentes de Belford Roxo: 298 pontos

9 – Renascer: 297,4 pontos

10 – Santa Cruz: 296,5 pontos

11 – Porto da Pedra: 295,2 pontos

12 – União do Parque Curicica: 294,8 pontos

13 – Alegria da Zona Sul: 293,1 pontos

14 – Unidos de Bangu: 291,9 pontos

15 – Em Cima da Hora: 288,3 pontos

Com enredo polêmico, Beija-Flor vence o Carnaval no Rio de Janeiro

18 de fevereiro de 2015 0
Beija-Flor 2015. Foot: Vinicius Brito

Beija-Flor 2015. Foot: Vinicius Brito

A Beija-Flor conquistou o 13º título da história.  A última vitória tinha sido em 2011.

“Estou muito emocionado com a conquista. A escola voltou e a comunidade está muito unida”, disse o intérprete Neguinho da Beija Flor para a reportagem da Gaúcha, logo após a apuração.

Veja fotos do desfile da Beija-Flor
Confira os destaques dos desfiles na Sapucaí

Embalado por Neguinho da Beija-Flor, que neste ano completou 40 anos de escola, o samba-enredo foi ponto alto e ajudou a manter a empolgação dos 3.700 componentes, que vieram distribuídos em 42 alas, 7 carros e 1 tripé.

Veja também:
Imperadores do Samba é bicampeã no carnaval de Porto Alegre
Cantando Elis Regina, Vai-Vai é campeã em São Paulo

“Realmente foi marcante. Completar 40 anos de escola e ainda conseguir o título marca a minha vida”, afirmou Neguinho.

beijaflor

Homenagem polêmica e questionada

Antes de entrar na Avenida, a Beija-Flor se viu em meio à uma polêmica, em razão do patrocínio recebido do país africano homenageado, que é uma ditadura comandada há 35 anos por Teodoro Obiang Nguema Mbasogo e tem como base da economia a exploração do petróleo.

Em entrevista para a Gaúcha, o presidente da Beija-Flor, Farid Abraão, negou que o governo da Guiné Equatorial tenha investido R$ 10 milhões no carnaval da escola, mas admitiu ter recebido contribuição do país, sem, no entanto, informar o valor.

Para retratar a Guiné Equatorial, a escola abriu mão de suas cores: azul e branco, que marcaram presença apenas nos detalhes. No início, o predomínio foi do verde das florestas e da ceiba, conhecida como a “árvore da vida”, um dos símbolos da África Ocidental.

Na sequência, o sambódromo foi tomado por uma explosão de cores, retratando os ritos, costumes e as roupas usadas pelos habitantes do pequeno país africano ainda hoje.

Acompanhe a apuração do Carnaval carioca nesta quarta-feira

17 de fevereiro de 2015 0

A equipe da Gaúcha retorna à Marques de Sapucaí nesta quarta-feira  (18), para acompanhar a apuração dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro de 2015. A partir das 16h, a Gaúcha transmite flashes, ao vivo, direto da Sapucaí na programação.

17230848

Este ano, doze escolas fazem parte da elite carioca. São elas: Viradouro,  Mangueira, Mocidade, Vila Isabel, Salgueiro, Grande Rio, São Clemente, Portela, Beija-Flor, União da Ilha, Imperatriz Leopoldinense e Unidos da Tijuca.

Veja fotos dos destaques dos desfiles do Rio

As seis melhores colocadas voltam a Sapucaí no próximo sábado, dia 21, para  o desfile das campeãs. A escola que ficar em último lugar será rebaixada para a Série A, o grupo de acesso.

Veja os resultados em outras cidades:
SP – Cantando Elis Regina, Vai-Vai é campeã em São Paulo
Imperadores do Samba é bicampeã no carnaval de Porto Alegre

campeas

 

Cantando Elis Regina, Vai-Vai é campeã em São Paulo

17 de fevereiro de 2015 0

Pela décima quinta vez o título do Carnaval de São Paulo é da Vai-Vai. Desta vez, o título veio com uma virada sobre a então atual tricampeão Mocidade Alegre no último quesito, evolução. A escola do Bixiga levou para avenida um enredo sobre a cantora Elis Regina. Além da Vai-Vai e da Mocidade Alegre, voltam nas noite das campeãs: Rosas de Ouro, Águia de Ouro e Dragões da Real. Mancha e Tom Maior caem para o Acesso.

Maria Rita no desfile em homenagem a Elis Regina

Confira a classificação:

1. Vai- Vai – 269,9

2. Mocidade Alegre – 269,6

3. Rosas de Ouro – 269, 4

4. Águia de Ouro – 269,3

5. Dragões da Real – 269,3

6. Tucuruvi – 269,2

7. Nenê – 269,2

8. Império – 269,1

9. Gaviões – 269

10. Vila Maria – 268,9

11. X-9 – 268,7

12. Tatuapé – 268

13. Mancha Verde – 267,9

14. Tom Maior – 267,7

Imperadores do Samba é bicampeã no carnaval de Porto Alegre

17 de fevereiro de 2015 0

A Imperadores do Samba desequilibrou o Porto Seco ao exaltar a magia dos opostos no desfile de domingo (15) e sagrou-se campeã do Carnaval de Porto Alegre. A vitória da escola, que já havia conquistado o título em 2014, foi confirmado após apuração na tarde desta terça-feira (17).

17224286

Em segundo lugar ficou a Embaixadores do Ritmo. O terceiro lugar foi conquistado pela  Bambas da Orgia. Foi rebaixada para o Grupo de Acesso a Escola Copacabana. A escola Unidos do Capão sobe para o grupo especial.

17230846

Com o samba “A Magia dos Opostos: Ponto de Equilíbrio do Universo”, a Imperadores levou para a avenida os elementos como opostos, polaridades e rivalidades. Um dos pontos fortes do desfile foi a última alegoria, que retratou a rivalidade entre a Imperadores e Bambas da Orgia. No carro, estavam representados a águia, símbolo do Bambas, e o Leão, da Imperadores.

A Imperadores contou com cinco carros alegóricos e cerca de 2 mil componentes.

Imperadores fez um belo desfile e é grande candidata ao título

Imperadores fez um belo desfile e é grande candidata ao título

Ficha Técnica:

Cores: vermelha e branca
Símbolo: dois leões africanos guardando a coroa imperial
Bairro: Praia de Belas
Presidente: Rodrigo Costa
Carnavalesco: Silvio de Oliveira
Intérprete: Vinícius Machado
Diretor de carnaval: Érico Leotti
Diretor de bateria: Urso
Mestre-sala e porta-bandeira: Ceeh e Simone Ribeiro
Enredo: A Magia dos Opostos, Ponto de Equilíbrio do Universo

O samba
Compositores: Victor Nascimento, Andy Lee e Roberto Nascimento

Clareia que vai passar o Mar Vermelho de amor Vem no embalo do Imperador Hoje a razão não é maior que a emoção Na escola do povo fala a voz do coração

Brilhou na escuridão divina luz no infinito O caos em harmonia se desfez Mutações, o universo em movimento Transformações para surgir os elementos Essenciais da natureza Polaridades se fazem presentes em tudo que existe O diferente se torna igual do lado oposto ao seu As energias fundamentais que se complementam Buscando equilíbrio natural

Tremeu lá em cima… Orun
O rugido aqui de baixo… aiyê
Num sopro de amor um milagre aconteceu
Obatalá então a vida me deu

Sentimentos bons ou maus
Se manifestam para o bem e para o mal
Da atração da bela e a fera não se pode duvidar Um no outro se completa pra brigar ou para amar Torcida se agita no Gre-Nal e Carnaval O azul que ilude o céu contra o vermelho pôr do sol Porém, há um problema nesse amor Que não tem como resolver Enquanto se falar de samba “sou Imperador até morrer”
Superando os desafios vou sorrindo
Em meio a saudade respeitando as diferenças Pra encontrar a felicidade

Autorizado repasse de verbas para Escolas de Samba de Santa Maria

17 de fevereiro de 2015 0

Sabrina Kluwe – Gaúcha SM

O repasse de verbas para as Escolas de Samba de Santa Maria já pode oficialmente ser feito. O prefeito Cezar Schirmer assinou na tarde desta segunda-feira os decretos que autorizam a doação de 283 mil reais divididos entre oito agremiações.

Este ano, não haverá uma única entidade para receber e sim, cada uma delas através de suas contas bancárias, terão o valor depositado de forma individual. 

De acordo com a assessoria de imprensa do Executivo, até agora, seis entidades apresentaram a documentação exigida e já estão aptas a receber o valor de R$35,4 mil, cada. Assim que as outras duas escolas apresentarem seus documentos, poderão receber suas partes do dinheiro.

De acordo com Clairton Fonseca, membro da comissão do Carnaval, a Secretaria de Cultura tem se reunido periodicamente com as Escolas de Samba para tratar daorganização do Carnaval, ensaios e eventos.

Nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, encerra o prazo para que as entidades encaminhem o Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) adequado para o Corpo de Bombeiros possa realizar vistoria e emitir os alvarás de liberação para ensaios e eventos nos locais.

O Carnaval de Rua de Santa Maria será  nos dias 13, 14 e 15 de março, na Avenida Liberdade. 

A ordem dos desfiles já está definida. Confira abaixo:

Sexta-feira (13)

Arco-Íris

Trevo de Ouro

Unidos do Itaimbé

Vila Brasil

Sábado (14)

Império da Zona Norte

Mocidade Independente das Dores

Unidos de Camobi

Barão do Itararé

Domingo (15)

Desfile das campeãs

O desfile das oito agremiações será na Av. Liberdade em março

Resultado do Carnaval de Porto Alegre será conhecido nesta tarde

17 de fevereiro de 2015 0
Imperadores do Samba é uma das candidatas ao título (Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS)

Imperadores do Samba é uma das candidatas ao título (Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS)

O resultado do Carnaval de Porto Alegre será conhecido na tarde desta terça-feira (17). A apuração, no Complexo Cultural do Porto Seco, começa às 14h com o resultado do Grupo de Acesso e tribos e, após, com a apuração das escolas do Grupo Especial. A EPTC vai reforçar as linhas de ônibus que atendem a região.

Classificação
A última escola classificada no Grupo Especial será rebaixada para o Grupo Intermediário A. A campeã do Intermediário A, desfila em 2016 no Grupo Especial e a última colocada vai para o Grupo de Acesso. A última colocada do Grupo de Acesso, fica fora dos desfiles e poderá ser substituída por uma escola convidada. Das tribos será apurada apenas a campeã.

A Rádio Gaúcha acompanha, também nesta tarde, a apuração das escolas de samba de São Paulo. Já os vencedores do Carnaval do Rio de Janeiro serão conhecidos amanhã.