Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Ao som do samba - Antônio Carlos Côrtes

11 de fevereiro de 2012 0

EVOLUÇÃO

Da reunião de escravos, sempre surgia batida cadenciada das mãos, que significa chamar para dançar. LUNDU, primeira forma de batuque negro, que possui coreografia e ritmo bem marcado. Movimentavam o quadril em requebros, principalmente em véspera de dias de santos.

REI CONGO

A festa acontecia no mês de maio, presente dia de N. Sª do Rosário dos Homens Pretos. Padroeira.O viajante Koster registra que antes da festa os negros escolhiam um Rei, uma Rainha e o Ministro de Estado. Dirigiam-se a uma autoridade, pároco de Itamaracá. Depois de coroados o rei, rainha, os negros saiam aos gritos de alegria, a festejar. Nossas Congadas de Osório-RS, até hoje mantém a tradição.

PROCISSÕES.

O cerimonial inspirou a criação do ENREDO. A rainha seria a porta-bandeira de hoje, o Rei o Mestre-Sala. Até pode se discutir o
assunto, mas não se têm argumentos para negá-los com veemência.

RANCHO
Vem do reisado. Grupo de pessoas que se dirigiam a Belém-PA, para visitar o Menino Jesus (NATAL), no percurso parava nas casas, cantavam, comiam e seguiam. O terno era sério. O rancho era alegre.

QUESITO EVOLUÇÃO

Tem tudo a ver com o antes dito- coreografia e ritmo bem marcado. Movimentavam o quadril em requebros. O resumo, conceito, próximo da definição diz: O avaliador examina se os desfilantes mantêm a empolgação e agilidade durante a passagem da escola pela avenida, sem tumulto entre as alas. São avaliadas a vibração e a coesão no deslocamento ordenado de todos os componentes da escola. Não podem existir correrias e retorno, para a escola não ser punida. Buracos então nem pensar. Singularidade no samba. Alegria. Passista é livre para criar. A PALAVRA EVOLUÇÃO TEM A VER COM EVOLIR+AÇÃO. PARA FRENTE.

Envie seu Comentário