Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de agosto 2010

Designers joinvilenses apresentam coleções de moda

30 de agosto de 2010 0

Para a formatura do curso de design de moda do Centro Euroupeu de Joinville as alunas pesquisaram, escolheram uma referência, criaram um conceito e produziram uma coleção com dez looks, apresentados num desfile para convidados. As inspirações de cinco designers e o que elas apontam como tendência de moda para a primavera/verão você conferiu na coluna de domingo, publicada no “Anexo D”, e vê agora também no blog. Por causa de compromissos e viagens, não consegui entrevistar duas das sete formandas. Mesmo assim você conhece as coleções delas em fotos.
A coordenadora do curso, Cassiana Pullin, explica que as estudantes desenvolveram dez looks para cada coleção. “Elas precisavam mostrar um conceito forte com tendências de mercado, de comportamento, e com uso de tecidos, de tecnologia e de informação de moda”, ressalta. “Algumas confeccionaram a própria coleção, outras acompanharam a costureira em cada detalhe.” Conforme Cassiana o objetivo foi aproveitar o gosto pessoal de cada uma para agregar o conhecimento do curso. Além do desfile das roupas, que aconteceu no Prinz, em Joinville, no 2º Centro Europeu Fashion Design, elas produziram um editorial de moda com dois looks da coleção, um comercial e um conceitual.
“O principal objetivo da atividade foi dar as alunas a oportunidade de trabalhar com uma das vertentes mais tradicionais do universo da moda. Produzindo os editoriais, elas atuaram com profissionais do mercado e puderam colocar em prática tudo o que aprenderam dentro da sala de aula”, explica Cassiana. “A moda é repleta de significados e retrata um mundo de informações. Demos total liberdade para as alunas criarem da forma que elas achassem mais bacana e tivemos um resultado muito interessante, com editoriais de extrema qualidade”, completa a professora.

***************

Inspiração: Pin-up
Patrícia Schulz buscou inspiração nos anos 50, em atrizes como Marilyn Monroe e Rita Hayworth. Com muito sex appeal eram a mistura da leviandade e ingenuidade, da ninfeta e a femme fatale. Foram sinônimos de glamour e sensualidade. “A ideia foi valorizar a beleza e resgatar a feminilidade e delicadeza
com uma coleção nostálgica de peças em tecidos leves, esvoaçantes, muitas rendas e um pouco de
transparência.” A cintura sempre marcada, modela a silhueta e evidencia as curvas. “Além de tons suaves e pálidos, apostei no coral, o queridinho da estação.” O que fica como tendência são peças delicadas, com ar vintage, e sensuais na medida.


***************

Inspiração: Gossip Girl
A inspiração de Leiliane Schmitt foi a série “Gossip Girl”, sucesso entre jovens que gostam do mundo da moda, do luxo e do glamour. E o tema não poderia ser outro: Blair Waldolf, a típica representante de um estilo delicado e superfeminino, que usa laços, rendas, babados tecidos fuidos como toque de seda. E tudo isso combina com as tendências da próxima estação. São looks românticos, peças ladylike e a clássica combinação do preto e o off white (aquele branco com cara de velho). “Aposto também em candy colors e tons pastéis. Depois de um inverno pesado, nada melhor que um verão leve e fluido.”

**************

Inspiração: Esporte
A coleção de Juliana Schneider teve o esporte como inspiração, mais especificamente o tênis. A proposta foi criar roupas leves e confortáveis, no melhor estilo esporte-chique. O vestido pólo com listras, da foto, será uma tendência forte para o verão, garante a designer. “As listras são diagonais, por isso ajudam a alongar a silhueta. Em relação as cores, apostei no branco, laranja, azul-marinho – que remete ao navy – e amarelo – a cor quente do verão, utilizada em coleções de grifes internacionais.

**************

Inspiração: Laços e traços
A designer Leila Martins desenvolveu uma coleção que explorou ao máximo o uso dos laços e dos traços. “Pesquisei estilistas como Chanel, Yves Saint-Laurent, Valentino, Elsa Schia, Augusta Bernard, campanhas publicitarias e revistas de época. Então, trouxe tudo para o dia a dia da mulher que gosta de estar bem vestida, sem dispensar o conforto. Mulheres que gostam do sportwear”, define. E a coleção ficou em dia com duas grandes tendências do verão, que são as litras e os laços, especialmente nos acessórios. Leila abusou de cores vibrantes como amarelo, rosa e azul, mas não deixou de lado as neutras e o nude.


************
Inspiração: Primavera
O tema que Suzana Linzmeyer escolheu para a coleção foi primavera em Nova York. A estação em que as ruas ficam cheias de cerejeiras, com flores brotando em tons pastéis. As roupas da designer combinam o sexy, o sóbrio e o esportivo. Ela apostou em macacões, blazers, shorts, camisetas, calças de alfaiataria, ombros e cintura marcados e transparências. E garante que tudo isso vai estar em alta na primavera/verão 2010/2011. “Os tecidos para a estação são tecnológicos, leves fluídos esvoaçantes, dando a roupa um toque delicado, moderno e de bom gosto.” Na cartela de cores estão amarelo, laranja, rosa e azul contrastados com brancos, cinzas, beges e pretos.

************
Inspiração: “Sex and the City”
Foi o tema que a designer Joelma da Silva Penteado escolheu para sua coleção.

************
Inspiração: Moranguinho
Foi o tema que a designer Patricia Dalchau Penteado escolheu para sua coleção.

Havaianas: opção moderna, ousada e divertida

22 de agosto de 2010 1

Vamos combinar, a Havaianas tem tudo a ver com o calor brasileiro e ainda é fashion. Confira as novidades da coleção verão 2010/2011 e se desejar mais informações e preços, acesse o www.havaianas.com.br.

****************

Urbanas e sofisticadas
Essa é a proposta das Havaianas Logo Metallic.Em dois modelos, Top Logo Metallic e Slim Logo Metallic, as sandálias têm nas tiras a marca Havaianas em metal, um toque de sofisticação e luxo no visual.
A Top traz cores alegres e suas tiras translúcidas têm efeito despojado chic que combinam com o logo  dourado ou prateado.


As sandálias Slim, ainda mais delicadas, tem cores neutras e tiras em tons vibrantes como pink, roxo, azul e amarelo. O logo metálico acompanha a cor do solado.


************


Exóticas

Havaianas deu a volta ao mundo e trouxe inspirações do Oriente, especificamente Turquia e  Índia, para criar uma das coleções femininas do próximo verão. Os modelos das sandálias Slim Prisma, Slim Turkish, Slim Etnics, Slim Season, e Flash Tresse Exotic apresentam estampas inusitadas como geometrias, florais e mandalas, com tiras metalizadas. Destaque para as tiras da Slim Turkish com pin metálico – um toque delicado de sofisticação. A cartela de cores está vibrante e faz combinações harmoniosas com os tons neutros.

Já para as mulheres que preferem um estilo mais descolado, Havaianas criou dois modelos femininos divertidos: a Fun e a Slim Cool. São caracterizadas por suas estampas modernas e alegres. A Fun com tiras fluorescentes e que brilham no escuro e a Slim Cool que além das tiras fluorescentes, tem como opção tiras translúcidas, as tiras jelly.

************

Irreverentes
Havaianas lança na coleção 2010/2011 uma linha em parceria com três grafiteiros brasileiros, o resultado são três sandálias contemporâneas e autorais. O grafite é uma arte urbana expressada por inspirações e ideias. E atualmente, grafiteiros renomados ganham visibilidade pelos seus trabalhos autênticos e artísticos. Finók é busca influências do cartoon para compor suas artes e é marcado por objetos verde limão, com contorno azul escuro. A sandália assinada por ele apresenta desenhos de rostos humanos e interferências geométricas que remetem as arquiteturas das cidades.

Amante de gatos e autor de grafites com traços fortes e cores contrastantes, Minhau se inspirou nos conhecidos murais paulistanos dos anos 90, onde um grande número de grafiteiros ocupava o muro com suas letras. O resultado é um modelo que retrata sonhos e ideais de cada um em um visual colorido e caricato.

************

Ecologicamente corretas
Preocupada com o meio ambiente a Havaianas se engaja em ações sustentáveis e firma parceria com o Instituto IPÊ e com a ONG Conservação Internacional.
Desde 2004, a marca faz parceria com o Instituto IPÊ e destina 7% das vendas das sandálias ao Instituto, que investe na conservação de espécies em extinção da Mata Atlântica, Amazônia e Pantanal. As sandálias estampam o colorido e a diversidade das florestas em tons da natureza.


Uma nova parceria complementar foi firmada com a ONG Conservação Internacional para uma linha inspirada na preservação da biodiversidade Marinha Brasileira. Na parceria 7% das vendas são destinados à projetos sócioambientais no litoral do Brasil, que aliam conservação da biodiversidade marinha à práticas harmônicas de uso dos recursos naturais, como a pesca sustentável e o ecoturismo. Além de investir em pesquisa científica, evidencia-se o apoio à criação e gestão de áreas marinhas protegidas, com foco na região de Abrolhos, litoral sul da Bahia, resguardando a maior biodiversidade do Atlântico Sul.
São três modelos de sandálias inusitados que ilustram o fundo do mar com peixes e algas marinhas. As tiras jelly remetem a transparência da água e modernidade ao produto.


************

Divertidas
Havaianas se uniu a alguns dos mais divertidos personagens do universo infantil para trazer às crianças e aos jovens produtos com o espírito, design e colorido da marca. O resultado é uma coleção cheia de novidades.
O divertido e carinhoso Barney, o esperto Pica-Pau, a estilosa oriental Pucca e os heróis Batman, Superman e Flash fazem parte da linha da nova coleção.
As estampas são coloridas e levam os alegres personagens nos solados das sandálias nos modelos Kids Slim, Kids Top e Kids Explorer – sandália estilo papete. Os modelos da linha Baby vêm com um elástico no calcanhar para ajudar na locomoção dos pequenos.


Destaque para as sandálias Kids Linha Pucca e Kids Slim Linha Pucca disponíveis também na versão adulta, ideal para as filhas que gostam de se vestir iguais as mamães.

Homens com estilo no verão

18 de agosto de 2010 0

Os homens estão cada vez mais cuidadosos na hora de se vestir. Por isso, se você não leu a coluna especial que eu fiz para o Dia dos Pais, confira agora o que vai ser tendência para os homens no verão 2011. As dicas são do consultor de moda e estilo Victor Klein. Afinal de contas, o frio daqui a pouquinho vai embora e é chegada a hora de investir em roupas para o calor.
Camisas e camisetas em tons pastéis e aquarelados de rosa, violeta, verde, amarelo e azul, com aquele ar vintage, vão estar em alta na estação do sol. Muitos modelos de camisetas tem brasões aplicados, que também remetem ao vintage e estão super na moda. Entre os tecidos, algodões nobres como o flamê, feito em fio penteado. Aliás, as fibras naturais estão em muitas coleções de verão, mostrando a preocupação ambiental das marcas.
O decote V aparece como uma opção nas camisetas. No Brasil, é um V mais sutil e discreto que os apresentados nas semanas de moda internacionais por grifes como a Armani. “É bom lembrar que os tons vibrantes não estão fora de moda. Eles surgem até mesmo em alguns modelos de calças. Porque o pai moderno pode usar vários estilos de roupa, um para cada momento. E pode ousar também! Ele não precisa ir para o escritório com uma calça colorida, mas nada o impede de usá-la num passeio com a família. E se preferir algo mais discreto, pode apostar em modelagens modernas (um pouco mais ajustadas e com elastano) e cores básicas”, ensina.
Victor lembra que o xadrez e as listras permanecem no verão tanto nas camisas e camisetas quanto nas bermudas. “O estilo navy (náutico) é clássico e nunca sai de moda. É sempre uma boa aposta, basta adequar o corte da camisa, que é mais ajustado ao corpo, e o comprimento da bermuda, que vai estar acima dos joelhos no verão 2011″, ressalta o consultor.
E mesmo as bermudas de alfaiataria podem ficar estilosas com um cinto cadarço com fechamento militar combinando, outra grande aposta do verão. O sapatênis, com solado bem baixinho (e superconfortável), é outra opção interessante para o verão. Ele pode ser combinado com calça de sarja e também com modelos de alfaiataria.