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Sábado é dia de conhecer novos talentos no Santa Catarina Moda Contemporânea

20 de maio de 2011 0

Exuberância. Este foi o ponto de partida do trabalho desenvolvido para a Lez a Lez pelos acadêmicos Gabriela Althoff e Mauri Cherobin, do curso de moda da Udesc, de Florianópolis. Eles criaram uma coleção de seis vestidos que serão apresentados neste sábado, às 19 horas, no Maria’s Shows e Eventos, em Camboriú, na edição 2011 do Santa Catarina Moda Contemporânea, na exposição “Do avesso – Uma experiência de moda e design”.

As estampas e a malha, duas características fortes da Lez a Lez, foram intensamente trabalhadas pelos designers. Em processos manuais, a malha foi desconstruída na estrutura e em recortes e apresenta-se totalmente transformada. Vestidos curtos e cortados em godê, os volumes das saias preenchem o espaço lembrando a delicadeza de uma bailarina enquanto as transparências fazem dos looks um misto de inocência e sensualidade. A garota Lez a Lez em contato com o cenário TechnoTropical da instalação dá vida à Sunset em luz, som, vídeo e moda.


Três vestidos desenvolvidos para a coleção em parceria com a Lez a Lez, que serão apresentados na exposição “Do avesso – Uma experiência de moda e design”


Os estudantes Gabriela Althoff e Mauri Cherobin, do curso de moda da Udesc, de Florianópolis, fizeram o projeto em parceria com a Lunender, de Guaramirim



Momento de experimentar a criatividade

Com a marca Lez a Lez, a Lunender Têxtil, de Guaramirim, é uma das empresas presentes no Santa Catarina Moda Contemporânea. Patrocinada pelo Senai de Santa Catarina, este ano a exposição “Do avesso – Uma experiência de moda e design”, traz ao SCMC o conceito de plataforma de experimentação criativa, propondo a união entre a indústria e entidades de ensino. A ideia é abrir as portas das grandes empresas que compõem o pólo industrial de moda catarinense para os novos conhecimentos e linguagens do mercado. O objetivo maior é desenvolver uma identidade para o design local com approach global.

O SCMC nasceu em 2005 da inquietação de empresários ligados à moda e design, com um grande interesse em interagir com instituições de ensino para buscar e formar novos talentos, além de investir no valor agregado de seus produtos. Estimular o desenvolvimento de um ambiente de inovação, design e cultura de moda e influenciar a formação acadêmica da cadeia de moda e design em Santa Catarina são valores que fundamentaram a criação do SCMC. Durante os seis anos de existência já passaram pelo evento 28 empresas, 18 instituições de ensino e 300 estudantes, que têm a oportunidade de manter contato com a indústria e adquirir aprendizados práticos que enriquecem a sua grade curricular.



A edição 2011 do SCMC

* As empresas que fazem parte: Copa & Cia, Dalila Têxtil, Dudalina, Grupo Diana, Hering, Karsten, Kyly, Lancaster, Lunender, Marilua, Marisol, Mensageiro dos Sonhos, Oceano, RVB Malhas, Tecnoblu e Villa Têxtil.

* As entidades de ensino que fazem parte: ASSEVIM (Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim); FURB (Universidade da Região de Blumenau); UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina); UNIASSEVLVI (Associação Educacional Leonardo Da Vinci); UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) e a UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville).

* O SENAI é o patrocinador master, representado pelas unidades de Jaraguá do Sul, Joinville, Brusque e Blumenau.

* Ao contrário dos anos anteriores, essa edição do evento não apresentará desfiles, mas uma grande exposição em que cada time criativo vai proporcionar experiências imersivas de moda e design dentro de um container executado em madeira de reflorestamento.

* Os 17 times criativos – compostos por dois estudantes de moda, 1 professor e até cinco profissionais do quadro de funcionários das empresas – assinam a concepção da instalação e uma capsule collection, com cinco produtos inovadores em termos de design e processo de construção. Eles passaram os últimos dez meses estudando as diversas manifestações comportamentais relacionadas aos universos do Design, Retail, Web, Comportamento e Comunicação, para entender como a indústria criativa global está se movimentando e assim criar estratégias de marketing e moda de impacto positivo para suas empresas e entidades de ensino.



Consultoria criativa

O SCMC conta com a consultoria criativa e direção de conteúdo de Jackson Araujo, consultor de moda, analista de trends e sound-stylist, colaborador do WGSN, onde assina reports sobre arte, música e comportamento, e Luca Predabon, analista de tendências e colaboradora da consultoria de tendências Mindset.

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