Pelo menos dois vereadores de Blumenau foram contatados por lideranças de São Paulo para fundarem, em Blumenau, o novo partido político PSD (Partido Social Democrata). Trata-se da nova composição articulada e comandada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que deixou as fileiras do DEM.
Os vereadores convidados foram o presidente da Câmara, Jovino Cardoso (DEM) e o vereador Roberto Tribess (PMDB). Há muito tempo a relação de Jovino com o DEM está desgastada e nenhuma das partes esconde isso. O convite foi feito. Resta saber se Jovino vai aceitar.
Tribess confirmou o contato. Vice-presidente do PMDB de Blumenau, o parlamentar observou que se sente bem no partido e que não haveria motivos para sair. Agradece o reconhecimento, mas diz que "não se sente tão líder assim" para ajudar a fundar o partido na cidade. Mesmo assim, vai aguardar novos contatos com o PSD.
O PSD já conta com a adesão de algumas estrelas, como a senadora Kátia Abreu, ex-DEM, presidente da Confederação Nacional da Agricultura e cotada para presidir o partido, Índio da Costa, candidato derrotado a vice-presidente na chapa de José Serra, o vice-governador de São Paulo, Afif Domingos, o vice-governador do Rio Grande do Norte, Robson Faria, além do ex-deputado federal, Roberto Brant.