clicRBS
Nova busca - outros
03 set14:56

Castração será o primeiro assunto do espaço Consciência Animal



A Associação Consciência Animal de Gramado é a nova parceira do clicRBS Gramado e manterá uma página especial atualizada sobre diversos assuntos caninos e felinos, como cuidados com alimentação, vacinas, higiene, adoção e castração. Através dos comentários e e-mails, você terá um espaço onde pode fazer perguntas e sugerir pautas.


Em seis anos de trabalho na associação, percebemos que ainda têm assuntos simples sendo encarados como “monstros”. A castração é um deles, e será o primeiro tema do espaço Consciência Animal, pois uma simples cirurgia é capaz de evitar a superpopulação de animais abandonados nas ruas. Por exemplo: em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes; e no caso das gatas, este número é ainda maior!

A castração é realizada pelo médico veterinário, que faz uma anestesia geral para a cirurgia. Nas fêmeas, consiste na retirada do útero, trompas e ovário, e nos machos, a retirada dos testículos. A castração é indicada a partir dos cinco meses. Sete dias depois, já podem ser retirados os pontos do animal e ele estará totalmente recuperado.

Além da retirada da possibilidade de reprodução, a cirurgia também diminui em 80% o risco de câncer de mama e outras doenças e deixa o animal mais domesticado, já que não terá mais interesse em fugas e brigas por fêmeas. Acaba com latidos, uivos e miados excessivos na época do cio.

No caso dos machos, existe mais resistência para a castração. O ato é taxado como uma “maldade” para o animal, como se ele fosse perder a masculinidade, porém, isso não passa de um mito. Cães e gatos perdem o hábito de urinar nos cantos para marcar território, porém não perdem o instinto de proteger seu território. Continuarão tomando conta da casa.

A Associação Consciência Animal tem uma parceria com veterinários em Gramado e Canela, onde as castrações saem a preço de custo para pessoas sem condições de pagar o valor particular.

Caso você se interesse ou tenha alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail: conscienciaanimal@hotmail.com.


Por

Comentários