clicRBS
Nova busca - outros
21 set17:51

“Banheiro no lugar certo” é a dica desta semana do espaço Consciência Animal


Quem não se sente orgulhoso quando finalmente seu cão aprende a usar o banheiro corretamente!? Aqui, você encontrará a forma mais simples de fazê-lo aprender onde ele pode fazer suas necessidades. O que ajuda nesta etapa da educação do seu cão é que eles gostam de manter limpos os lugares onde eles comem e dormem. Certamente, será os lugares onde não usarão como banheiro. Ou seja, nunca coloque a cama, água e ração perto do lugar demarcado para ser o banheiro. Aliás, filhotes muito pequenos ainda não fazem questão de manter o lugar onde dormem limpo… Mas após os seis meses, eles conseguem aprender com mais facilidade.

Aqui, vale a regra da nossa avó: “

“Banheiro no lugar certo” é a dica desta semana do espaço Consciência Animal

e pode fazer suas necessidades. O que ajuda nesta etapa da educação do seu cão é que eles gostam de manter limpos os lugares onde eles comem e dormem. Certamente, será os lugares onde não usarão como banheiro. Ou seja, nunca coloque a cama, água e ração perto do lugar demarcado para ser o banheiro. Aliás, filhotes muito pequenos ainda não fazem questão de manter o lugar onde dormem limpo… Mas após os seis meses, eles conseguem aprender com mais facilidade.

Aqui, vale a regra da nossa avó: “quanto mais cedo começar a ensinar, melhor”. Com muito mais paciência, você já pode ir mostrando para o seu filhote antes dos seis meses, o lugar que você quer que ele use como banheiro.


Mãos a obra!

Como você é o dono do cão, e não ao contrário, é você quem vai escolher o lugar da casa onde ele vai usar como banheiro. Dê preferência, para pisos frios, que são mais fáceis de limpar. Depois do escolhido um lugar, forre com jornal. No início deixe o espaço para o banheiro grande, depois vá tirando os jornais, até que fique do tamanho que você deseja, e de acordo com o tamanho do animal.

Com certeza ele não vai saber que ali é o banheiro, então, o primeiro xixi ou cocô que ele fizer, pegue com um jornal e coloque lá no lugar onde você demarcou para ser o banheiro. Ele vai sentir o cheiro lá, e vai começar a associar que é ali o lugar de fazer. Os lugares onde ele fizer as necessidades fora do banheiro, lave bem com produtos de limpeza de cheiro mais forte, para que o animal não sinta o cheiro do seu xixi ali, senão ele vai voltar a fazer ali.

Todas as vezes que ele fizer no lugar certo, elogie-o com entusiasmo, e pode também presenteá-lo com um ossinho ou bifinho próprio para cães (estão à venda em qualquer pet shop). Ele vai sentir que você ficou feliz com a atitude dele. Quando acontecer ao contrário, ele fizer no lugar errado e você estiver junto, pegue com um jornal e com seu cão no colo, coloque o dejeto lá no banheiro e mostre para ele, que ali é o lugar certo. Deixe ele cheirar e entender que ali é o lugar. Algum tempo depois, retire o jornal sujo. Mantenha sempre limpo o lugar. Mais tarde, quando ele associar bem, não vai querer fazer ali se já estiver sujo.

Bom, para filhotes é mais complicado, para adultos já é mais fácil. Uns aprendem mais rápido, outros demoram mais. Mas quando o seu cão estiver aprendido como usar o banheiro, chegou a hora de você ir tirando um pouco das folhas, e deixar somente o necessário. Não precisa que a área de serviço por exemplo, fique sempre toda forrada de jornal. Um pedaço apenas, de acordo com o tamanho do animal é suficiente.

Se você pegar o seu cão no ato de fazer xixi ou cocô no lugar errado, interrompa-o falando firmemente “Não!” só uma vez ou bata uma palma forte, uma só. Não dê bronca, não grite, apenas seja firme e leve-o para o lugar de sempre. Se ele continuar a fazer lá, elogie e reforce como sempre.  Limpe o acidente com algum neutralizador de odor que não contenha amônia.

Se eventualmente você pretende treinar seu cachorro a usar o banheiro do lado de fora, vá movendo gradativamente as folhas de jornal na direção da porta e finalmente para fora. Seu cachorro vai seguir o jornal.


Por

Comentários