clicRBS
Nova busca - outros
10 out11:14

Contemplação de jardins e flores no Frühlingsfest de Nova Petrópolis


Nova Petrópolis, uma cidade naturalmente florida, ficou ainda mais encantadora com o início do Frühlingsfest, o Festival da Primavera, nesta sexta-feira, 7 de outubro. Tomada por pergolados, jardins verticais, projetos paisagísticos, móveis e implementos para jardins, e toda a beleza de flores para jardins e orquídeas, a Rua Coberta foi visitada por cerca de cinco mil pessoas neste primeiro final de semana do evento.

A Rua Coberta se transformou em uma extensão da Praça das Flores e serviu de colírio para a comunidade e visitantes. Zelízio dos Santos, morador próximo a Rua Coberta, destacou que, por ele, a montagem dos jardins na Rua Coberta permaneceria até o próximo evento. Percebeu-se, entretanto, que a opinião dele não é isolada, já que muitos moradores aproveitaram os espaços para desfrutar de momentos com a família além das 22h na sexta-feira e no sábado.

Os espaços de contemplação também são fontes de negócio para os expositores. “Todos os expositores estão muito satisfeitos com os resultados. Muitos estão fechando negócios e vendendo produtos e/ou projetos”, disse Débora Luisa Krauspenhar, coordenadora do evento.

Durante este final de semana, as orquídeas também foram a atração do evento. Expostas ao lado da Rua Coberta, cerca de 400 orquídeas encantaram os visitantes. E, diante de tamanho interesse dos visitantes, Amarildo Pellenz e Ciro Ricardo Heck, conselheiro técnico da Associação dos Orquidófilos de Nova Petrópolis fizeram uma rápida explanação sobre plantio de orquídeas. “A criação de mudas é um dos quesitos onde as pessoas mais têm dúvida, por isso resolvemos mostrar de forma prática, este passo a passo”, disse Ciro.

Em meio às flores e implementos para jardins, o público visitante também foi contemplado com variadas atrações culturais, entre elas, o saxofonista Alcido Kogler, Coral Masculino de Bom Princípio, a Banda Municipal, Movimento Coral Feevale, Try Acoustic, Acústico Dama e as famosas bandinhas. Além das atrações musicais, a associação de Grupos de Danças Folclóricas Alemães de Nova Petrópolis e o grupo Triatral de Novo Hamburgo.



4º Ciclo de Atualização em Paisagismo

Paralelamente ao evento, paisagistas e estudantes participaram do 4º Ciclo de atualização em paisagismo no Plenarinho da ACINP. Organizado por Marco Antonio Toni Backes, engenheiro agrônomo e fundador da escola de paisagismo Perau do Encanto de Nova Petrópolis, o momento contou com profissionais renomados da área como, Gustaaf Winters, biólogo paisagista e fundador do Centro de Paisagismo em Holambra / SP, Jaime Carletti, viveirista e paisagista em Atibaia / SP, Otávio Urquiza, arquiteto e projetista de Ecovilas em Porto Alegre / RS, e Regina Rodrigues, jardinista de Curitiba / PR.

Entre os assuntos abordados na sexta-feira, 7 e no sábado, 8, destacam-se a valorização do profissional de paisagismo e a importância das pessoas procurarem cada vez mais a conexão com o meio ambiente. Backes ressaltou quer cerca de 80 pessoas participaram do ciclo.



Atrações da semana

A semana também será cheia de atrações no Frühlingsfest. No espaço onde este final de semana estavam as orquídeas, agora entram objetos de pintura Bauer, marchetaria e peças orgânicas. As atrações culturais também seguem fortes na programação.

Ainda estão abertas as inscrições para os mini cursos fotográficos que acontecerão durante o evento com o fotógrafo Mauro Stoffel. Assuntos como composição e enquadramento de fotos no Ninho das Águias no dia 11 de outubro e no Parque Aldeia do Imigrante no dia 15 de outubro serão abordados nestas oficinas gratuitas. Nas oficinas, os inscritos farão as fotos com a sua máquina e o fotógrafo dará as dicas para capturar os melhores momentos.

O evento está sendo organizado pelas secretarias de Turismo, Indústria e Comércio e pela de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis com o apoio da Floricultura Úrsula, Universidade Feevale, EMATER/RS, Rossetto Equipamentos Fotográficos e Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.

Mais informações em www.festivaldaprimaveranp.com.br. Acompanhe também pelo twitter @fruhlingsfest.


Confira a programação:


10 de outubro

18h – Movimento Teatral Feevale


11 de outubro

16h às 18h – Mini curso fotográfico. Dicas sobre composição e enquadramento de fotos no Ninho das Águias. Saída da Rua Coberta às 15h30min.


12 de outubro

10h às 16h – Bandinha

16h – Banda de Metais de Nova Petrópolis

17h – Acústico Elena Pellenz


14 de outubro – sexta feira

18h30min – Pepeu Gonçalves – Canto Nativo


15 de outubro – sábado

9h às 13h – Bandinha

10h às 12h – Mini curso fotográfico. Dicas sobre composição e enquadramento de fotos no Parque Aldeia do Imigrante. Encontro na recepção do Parque.

14h – Premiação do Concurso Fotográfico “Fotografe Nova Petrópolis, o Jardim da Serra Gaúcha”

15h – Desfile “Parada das Flores” – Parque Aldeia do Imigrante até Praça das Flores. Em caso de chuva o desfile será transferido para o domingo, 16, 15h.

16h30min – CTG Pousada da Serra – Mirim e Juvenil

17h – Grupo de Arte Biriva CTG Pousada da Serra


16 de outubro – domingo

9h às 13h – Bandinha

14h às 16h – Saxofonista Alcido Kogler

17h – CTG Pousada da Serra e Grupo Acordes

18h – Premiação da Promoção Nova em Compras

18h – Acústico Gerson Müller


Espaço de Exposição – Rua Coberta

10 a 16 de outubro

Itelvino Adolfo Jahn – Designer em peças orgânicas

Pintura Bauer e Marchetaria


Programação sujeita a alterações


Fonte: Assessoria de Imprensa de Nova Petrópolis


Por

Comentários