Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de julho 2012

Coluna de 31 de julho

31 de julho de 2012 0

Repercussão

Gostaria de agradecer aos amigos que elogiaram a coluna e o blog durante todo o dia de ontem. Seria injustiça citar um ou outro, perante tantas mensagens carinhosas inclusive via facebook. Muito obrigado a todos.

Viaduto

Nas cartas do leitor de ontem, aqui no O Sol Diário, o leitor Paulo Sérgio de Arruda Silva, de Blumenau, chamou a atenção para a falta de iluminação do viaduto da BR-470, sobre a BR-101, em Navegantes. E ele tem toda razão. Além da ponte sobre o rio Itajaí Açu ser extremamente perigosa, poucos metros depois do viaduto, este continua, há tantos anos, sem iluminação. Veículos sobem e descem a ponte em alta velocidade, num dos pontos mais perigosos da região. Quem entra na BR-101, vindo de Ilhota, faz um grande contorno às escuras. Sem falar que assaltantes já ficaram de tocaia, no local, jogando pedra no para-brisa do veículo para que este perdesse o controle, parasse e viesse a ser alvo de roubo.

Transporte de cargas

No blog, ontem, destaquei os dois acidentes com caminhões, registrados em poucas horas em Itajaí e Balneário Camboriú. Mas a matéria sobre a via portuária, estampada aqui no O Sol Diário também de ontem, retrata com precisão toda a demora dessa grande obra, em Itajaí. Enquanto isso, o itajaiense que trafega em ruas como a Pedro Rangel, no São João, fica com o coração na mão toda vez que passa ao lado de um caminhão contêiner. E olha que essa rua tem curvas sinistras. É ou não é?

Estacionamento particular

Tá certo que se é particular, não há o que discutir, paga-se ou não. Mas beira a imoralidade o preço cobrado por alguns estacionamentos localizados nas proximidades de casas noturnas ou de salões de festas, em nossa região. Tem gente faturando alto.

Ambulâncias 1

Itajaí tem mais de 180 mil habitantes. Mesmo assim, o Corpo de Bombeiros possui quatro ambulâncias. Duas em operação, uma reserva e uma quarta ambulância que trabalha em conjunto com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Por sua vez, o SAMU conta apenas com uma ambulância própria. Há cerca de vinte dias, presenciei uma cena lamentável.  Um morador de rua ficou caído e tendo convulsões, na rua Brusque, em plena calçada de um posto de combustíveis. Várias pessoas se aglomeraram em volta do homem que, depois de meia hora, foi atendido pela ambulância do SAMU. Por que esse tipo de coisa ainda acontece?

Ambulâncias 2

Além da cidade contar com tão poucas ambulâncias, ainda existem dois outros problemas. A quantidade de trotes aos Bombeiros (193) e ao Samu (192) e a dificuldade que a maioria da população tem em entender a diferença entre um e outro serviço. Muitas vezes a ligação deveria ser para o SAMU, mas chama-se os Bombeiros e vice-versa. Falta divulgação sobre as diferenças no atendimento.

Hemosc

31 de julho de 2012 1

O caminhão do Centro de Hemoterapia e Hematologia de Santa Catarina (Hemosc) volta a Itajaí, hoje, a partir das 13h30, em frente ao Hospital Marieta. Mais que um ato de amor, é a solidariedade a toda prova. Mas cá entre nós. Não tem o menor cabimento uma cidade com mais de 180 mil habitantes não ter uma unidade fixa do Hemosc. São apenas dez unidades em todo o Estado. No Vale do Itajaí, só Blumenau possui uma unidade fixa.

Coluna de 30 de julho

30 de julho de 2012 2

Sol Diário

Sinto-me orgulhoso de fazer parte desta bela equipe, chefiada pela jornalista Fabiana Roza, a partir de hoje, aqui no O Sol Diário. Nossa região está crescendo, mas ainda há muito por fazer. Duplicação da BR-470, ampliação do aeroporto de Navegantes, finalização da Via Portuária. Mas também existem as pequenas obras, do dia a dia, como o calçamento de ruas, os buracos em várias vias públicas, o vandalismo, a violência, o desrespeito ao cidadão, ao idoso, o preconceito, a falta de oportunidade ao jovem trabalhador e por aí vai. Este novo canal de comunicação pretende servir a comunidade de abrangência do O Sol Diário. Nossa região é uma das mais belas e ricas do Estado, e também uma das mais violentas. E existem desafios ainda maiores, como a solução definitiva para as enchentes que assolam cidades como Itajaí, o trânsito em cidades como Balneário Camboriú, a violência desenfreada em municípios como Camboriú, Navegantes, Itajaí e Balneário Camboriú. Participe desta coluna com flagrantes registrados em fotografias, com a sua observação.

Enxurrada 1

Itajaí sofreu mais uma vez com a enxurrada de quinta para sexta-feira da semana passada. ruas do Centro, principalmente nas proximidades do Porto, ficaram alagadas em pouco mais de uma hora de chuva torrencial. A situação foi pior em ruas como a Telêmaco de Oliveira e a Emílio Dalçoquio, que ficaram intransitáveis em razão do transbordamento do ribeirão da Murta. Nessas localidades mais baixas do município, a comunidade está cansada de ter que levantar os móveis em cada situação de enxurrada ou enchente. Aliás, em caso de enxurrada até vale a pena levantar os móveis. Em caso de enchente, muitas vezes isso não adianta nada. É pura perda de tempo, pois o volume de água, nesses casos, é muito grande. Alcança qualquer coisa.

Enxurrada 2

Mas uma coisa é fato. Depois das enchentes de 2008 e 2011, muitos itajaienses criaram pânico de ir para cama quando a chuva está forte lá fora. Medo de acordar com os pés dentro da água. É o susto, principalmente causado pela enchente de 2008, depois de vinte e cinco anos  sem um evento desta natureza.

Guarda municipal armada 1

Maior reivindicação dos comerciantes itajaienses na atualidade é a implantação da guarda municipal armada. É o que afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Dada. Para ele, os constantes roubos ao comércio local fugiram completamente do controle. O comerciante, principalmente o pequeno, é o mais atingido. Assaltos que já custaram a vida de muita gente. Crimes motivados por quantias irrisórias, geralmente menos de 100 reais, colocam Itajaí entre as cinco cidades com maior número de roubo, no Estado.

Guarda municipal armada 2

José Dada não se conforma de Itajaí ter iniciado as discussões sobre a guarda armada muito antes de Balneário Camboriú, cidade onde a guarda já funciona. E você, qual a sua opinião sobre a guarda municipal armada?

Jingle

Adoro música e me considero bastante eclético. Mas convenhamos, toda eleição é a mesma coisa. Falta criatividade quando os marqueteiros apelam para o jingle paródia, para desespero dos nossos ouvidos. Essas “músicas” estão por aí, nos carros de som. E o pior de tudo: a campanha está apenas começando. Eles vão intensificar a ofensiva, com certeza. Não tem nada mais irritante do que jingle paródia, sabe aquele tipo de jingle eleitoral que se vende em dúzia, por aí? A música é a mesma, as promessas são as mesmas, em todo o Brasil. Só trocam o nome do candidato.

Transporte de cargas é desafio nas cidades da região

29 de julho de 2012 0

Como trafegar com segurança em ruas de cidades como Itajaí e Balneário Camboriú? Para o motorista comum, a tarefa já não é fácil. Imagine então em se tratando de transporte de cargas. Os dois acidentes envolvendo caminhões, um nas proximidades do Porto de Itajaí e outro em plena avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, expõem a fragilidade de nossas cidades. Na quinta-feira, à noite, um caminhão transportando um contêiner tombou quase em frente ao Porto de Itajaí. Ruas ficaram às escuras porque o caminhão atingiu um poste. Na sexta-feira, foi a vez de um caminhão carregado com tijolos virar em plena avenida Atlântica. Quantos caminhões carregados com contêineres já tombaram recentemente em Itajaí, muitas vezes causando vítimas? É lógico que acidentes acontecem, mas em cidades como Itajaí, totalmente dependentes do Porto e estando este situado em pleno Centro da cidade, algo precisa ser feito urgentemente.

O sol vai começar a brilhar

18 de julho de 2012 0

Um guarda-sol está se abrindo sobre a microrregião da Foz do Rio Itajaí. Mas, não se assuste. Não é nada que vá ofuscar o brilho da estrela máxima. É um guarda-sol imaginário que vai estar de olho nas questões da nossa terra, da nossa gente. A comunidade aqui vai ter voz, o tempo todo. Vamos fiscalizar, vamos denunciar, vamos mostrar o que acontece neste pedaço de Brasil, tão encantador.  O blog Guarda-Sol é uma extensão da coluna, de mesmo nome, que circula, a partir do dia 30 de julho, no O Sol Diário, uma nova publicação do Grupo RBS, encartada nos jornais A Notícia, Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina, apenas nas cidades de Itajaí e Balneário Camboriú. Conteúdo direcionado às pessoas que vivem aqui.

Para participar, é só entrar em contato pelo email: carlospraxedes@gmail.com

Seja muito bem-vindo ao Guarda-sol!