Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Coluna de 5 de setembro

05 de setembro de 2012 3

Bares 1

Em praias como Atalaia e Cabeçudas, em Itajaí, os bares e lanchonetes são modestos, acanhados. Nesse quesito, ainda parece que estamos na década de 80. Os quiosques de Cabeçudas são feitos de madeira e lona. Tudo muito primitivo. Como estimular o turismo em Itajaí desta forma? Intervenção do poder público é questão primordial para melhorar, inclusive, o aspecto visual desses estabelecimentos.

Bares 2

Quiosques modernos, bonitos, que chamem a atenção, como os existentes em Balneário Camboriú, são necessários aqui em Itajaí. Como incentivar a permanência dos turistas que chegam à cidade, nos transatlânticos, se não há atrativos à altura na cidade?

Corrupção

O programa Fantástico, da Rede Globo, exibia, semanalmente, no começo da década de 80, os avanços da ciência a respeito de uma doença grave, em reportagens de Hélio Costa. Quanta coisa mudou de lá pra cá. Hoje em dia, toda semana, as denúncias de corrupção são constantes no programa. É a sensação de impunidade que estimula essas práticas criminosas.

Democracia

Lógico que é importante para a manutenção do Estado Democrático de Direito, mas o processo de escolha dos mesários nas eleições e a obrigatoriedade destes em participar do processo não é exatamente algo que se possa chamar de democrático.

Candidatos

Sei que a agenda deve estar lotada. Sei que os compromissos são muitos e que a pressão deve ser imensa, mas nada justifica um candidato a vereador com telefone celular ao volante. Pega mal.

Assustador

Dados divulgados esta semana dão conta de que o Estado de São Paulo possui 80 mil presos a mais do que a capacidade do sistema carcerário permite. Uma verdadeira bomba relógio.

Matemática

Apenas 17% dos jovens brasileiros saem do Ensino Médio com conhecimento adequado em matemática. Dominam a Língua Portuguesa, 27% deles. É, temos muito o que avançar. De 2009 a 2011, a educação brasileira ficou estagnada.

“Aqueles que sonham acordados têm consciência de mil coisas que escapam aos que apenas sonham adormecidos”. Edgar Allan Poe

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (3)

  • Edson Moraes Lessa diz: 5 de setembro de 2012

    Parabéns…Parabéns pelo excelente Blog, caro jornalista Carlos Praxedes. Hoje, 5 de setembro, foi a primeira vez que acessei. Moro aqui em São Lourenço do Oeste más tenho forte ligação com Itajaí e região. Nasci em Ilhota. Tenho irmãos e parentes lá e em Balneário Camboriú, Itapema e Bombinhas. “Veraneio” todos os anos aí, no mais bonito e atraente litoral desse Brasil. Concordo plenamente contigo no tocante às notas sobre Bares e Quiosques. Realmente…poderiam ser mais atraentes. Parabéns mais uma vez. Felicidades, Paz e Bem prá ti e todos os teus.

  • Edson Moraes Lessa diz: 6 de setembro de 2012

    Muito obrigado, amigo Carlos Praxedes, pela referência. Estou indicando o seu blog para muitos amigos aqui no “velho oeste”. Uma sugestão de puta que me ocorreu, é sobre a antiga estrada de ferro: Itajaí – Rio do Sul, lembra dela ? Fico imaginando, ela a ferrovia, funcionando nos dias de Hoje. Que excepcional modal de cargas e especialmente de transporte de passageiros/turistas, interligando todo o Vale do Itajaí. Quando criança, lá na Ilhota, brincávamos de “esperar o trem” não só na estação, más também, escondidinho na lateral, só prá ver o comboio “esfarelar” as pedrinhas que colocávamos sobre o trilho (coisa de rapaz pequeno). Que saudade ! Pois bem. Imagine o inestimável valor dessa rodovia nos dias de hoje. Como disse…Quantos sonhos, quantas saudades… Um abraço. Bom final de semana.

Envie seu Comentário