Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 20 maio 2013

Mercado Público de Itapema está irregular

20 de maio de 2013 0

Foto: Marco Gonzaga/Prefeitura de Itapema

A Autopista Litoral Sul informou à coluna, através de nota, que o Mercado Público de Itapema está mesmo em área irregular, conforme informado pela prefeitura na edição do fim de semana. A concessionária afirma que o prédio está em área não edificante e, de acordo com o contrato de concessão da BR-101, não pode permanecer ali. A Autopista Litoral Sul informou ainda que cabe à concessionária garantir que não haja edificações em uma área a 45 metros a partir da barreira de concreto da rodovia. Sinal de que pode haver mais irregularidade por aí.

Veja nota publicada pela coluna Guarda-Sol na edição impressa do fim de semana:

Inaugurado no ano passado, o Mercado Público de Itapema é alvo de um impasse. Parte dos boxes ainda não foi licitada porque, de acordo com a assessoria jurídica da prefeitura, não há como garantir o tempo de permanência dos concessionários até que seja resolvido um impasse com a Autopista Litoral Sul.
Cairo Albano, assessor especial da procuradoria jurídica, diz que a concessionária informou, dois anos atrás, que o local faz parte da área de segurança da BR-101, e que não poderia receber obras. Embora não tenha havido novas manifestações da Autopista, a indecisão continua.
Esta semana o Mercado Público foi alvo de discussão na Câmara de Vereadores, porque os concessionários atuais reclamam das taxas de condomínio e pedem reajustes nos compromissos firmados com a prefeitura. A expectativa é de uma reunião, nos próximos dias, para tratar do assunto.

Imagem do dia

20 de maio de 2013 0

Foto: Rafaela Martins/Agência RBS

Inusitado: Embarcação emoldurada no Rio Itajaí-Açu, em Itajaí.

Esqueceram a Jacques Vabre

20 de maio de 2013 0

A regata francesa Jacques Vabre, que chega a Itajaí em novembro, ficou de fora do calendário de grandes eventos esportivos previstos para os próximos dois anos, divulgado sexta-feira pelo governo do Estado. A prova é uma das mais tradicionais na Europa, e tem estimativa de público superior a 250 mil pessoas _ quantidade de visitantes alcançada durante a Volvo Ocean Race, no ano passado.
A organização da regata tem se reunido semanalmente para definir detalhes da chamada Aventura pelos Mares do Mundo, que inclui Jacques Vabre, Marejada, Festival de Música e partida da Família Schürmann para a próxima odisseia.

Preservando a história

20 de maio de 2013 0

Foto: Marcos Porto

Um software de design em mecânica está sendo usado em um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Itajaí, para preservar as canoas baleeiras. A embarcação é uma das mais tradicionais no Litoral de SC, e cumpriu importante papel no desenvolvimento da região.
A ideia, explica Nilceu Novicki, diretor do projeto, é desenvolver um manual de construção de baleeiras, com especificações de medidas e materiais, para não deixar que a tradição se perca.
Mestres artesãos têm feito o papel de consultores no projeto.

Assédio em Camboriú

20 de maio de 2013 0

A prefeitura de Camboriú tem sido assediada por empresas com sede no mundo todo, especializadas em gestão de resíduos. Desde que o aterro municipal foi fechado, em fevereiro, a Fundação Camboriuense de Gestão e Desenvolvimento Sustentável (Fucam) está em busca de alternativas para o lixo, que tem sido enviado para um aterro em Biguaçu.
A solução tem que ser implantada em no máximo dois anos, diz o presidente da Fucam, Arnaldo Christian Pereira.
O antigo aterro de Camboriú foi fechado em um acordo entre a prefeitura e o Ministério Público, por não ter licenças ambientais.