Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 26 julho 2013

Submarino da Marinha atraca em Itajaí

26 de julho de 2013 0

Foto: Rafaela Martins/Agência RBS

Os práticos de Itajaí tiveram uma tarefa incomum nesta sexta-feira. Manobraram pelo canal de acesso aos terminais portuários o submarino Tikuna, da Marinha do Brasil. O gigante, de 62 metros, é o maior e mais moderno submarino brasileiro, construído com tecnologia nacional.
A embarcação está atracada na Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí até domingo, quando integrará a Operação Fraterno 31/2013. A ação é feita em conjunto com a Armada Argentina, e tem como objetivo aprimorar o planejamento e execução de operações conjuntas.

Conheça o submarino

Fabricado em 2005
Comprimento: 62 metros
Velocidade máxima: máxima 22 nós, que correspondem a 40 km/h
Profundidade que atinge: até 250 metros
Autonomia: 50 dias
Tripulação: 36 pessoas
Armamento: oito tubos de lançamento de torpedos

Para evitar alagamentos

26 de julho de 2013 0

Foto: Marcos Porto

A tubulação que canaliza o Ribeirão Ariribá, na Praia Brava, está sendo substituída por galerias. Segundo o secretário de Obras, Tarcízio Zanelatto, o trabalho vai aumentar a vazão e evitar o alagamento das ruas próximas e estragos na praia, como ocorreu nas últimas enxurradas. A obra vai durar 30 dias e, enquanto isso, o trânsito fica em meia pista. A secretaria também negocia com o Ministério Público e a Famai o desassoreamento de todo o ribeirão _ o que pode, segundo Zanelatto, minimizar os estragos na Avenida Osvaldo Reis.

Refis em Balneário

26 de julho de 2013 0

A prefeitura de Balneário Camboriú lançou um programa de recuperação fiscal para contribuintes que tenham débitos com o município. Os pagamentos podem ser à vista ou parcelados, desde que a primeira parte seja paga entre 1º de agosto e 20 de setembro. A anistia de juros chega a 90%.

Sem iates

26 de julho de 2013 0

Foi por água abaixo a ideia da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, de ter uma versão do Encontro dos Amigos no mar. Segundo o secretário Ademar Schneider, faltou formalizar parceria com as marinas da cidade _ e, sem marinas, nada de barcos. A ideia, que incluía um palco flutuante, ficou para uma próxima vez.

Marcou a semana

26 de julho de 2013 0

As imagens são da geada que cobriu Camboriú esta semana, enviadas pelo leitor Gabriel Silva, feitas na localidade de Macacos, na zona rural _ onde, segundo ele, o termômetro marcou temperaturas negativas.

Tratamento de beleza

26 de julho de 2013 0

Foto: Rafaela Martins/Agência RBS

Vacas que participam dos torneios da 31ª Festa do Colono, em Itajaí, recebem tratamento digno de salão de beleza. Ontem foram tosqueadas e penteadas. Hoje, terão os cascos pintados. Tudo para estarem prontas quando chegar a hora dos desfiles, que ocorrem hoje e amanhã. Um luxo!

Equívoco no Refis

26 de julho de 2013 0

O projeto de lei complementar que definiu o programa de Recuperação Fiscal de Itajaí para este ano (Refis) pode não vingar. Por um erro de sistema, a proposta, que passou pela Câmara de Vereadores na semana passada, entrou em votação como um projeto de lei qualquer, e foi aprovada com 10 votos a favor. O problema é que, de acordo com a lei orgânica, um projeto de lei complementar precisaria de aprovação da maioria mais um _ o que corresponde a 11 votos.
O presidente da Câmara, vereador Osvaldo Guern (PP), diz que o assunto está sendo tratado com o departamento jurídico. Para o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Luís Carlos Pissetti _ que presidiu a Câmara na última legislatura_ é tudo uma questão de interpretação. Para ele, se havia quórum, não há problemas com a aprovação.
Se a proposta tiver que voltar ao Legislativo, que está em recesso, Pissetti diz que pode não haver tempo hábil para aplicação do Refis em Itajaí. As peças publicitárias do programa estavam previstas para veiculação a partir de 1º de agosto.

O projeto do Refis foi aprovado com 10 votos a favor, quatro contra e três abstenções _ isso porque alguns vereadores estranharam o trecho da lei que prevê premiações. São ao todo R$ 150 mil, sorteados entre quem está com os impostos em dia. Pissetti disse que a intenção não é premiar quem manteve débitos com o município, mas todos os contribuintes que tiverem pago os impostos _ à vista, em parcelas, ou atrasados.