Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 31 julho 2013

Turismo responde

31 de julho de 2013 0

A consultoria técnica da Secretaria de Turismo de Itajaí explica que o prédio da antiga Fiscalização dos Portos não está na lista de atrativos históricos que faz parte do guia turístico da cidade porque não está aberto à visitação. O assunto havia sido levantado pela coluna no dia 24 de julho. A resposta da secretaria, assinada pelo consultor Rodrigo Luiz Flamia, informa ainda que há outros prédios tombados em Itajaí que também não estão no guia por não serem considerados turísticos.

Amor a tiracolo

31 de julho de 2013 10

Foto: Leo Motta

A vira-latas Zelda, de quatro anos, é companhia inseparável do designer e professor universitário Gustavo Russo. Os dois são tão unidos, que encontraram uma maneira diferente de passear pelas ruas de Itajaí. Gustavo pedala, enquanto Zelda curte a paisagem dentro da mochila do dono.
A história de amor entre os dois começou em 2009. Depois de ter passado por um momento difícil, Gustavo encontrou na cadelinha, que pertence à tia, uma nova inspiração. Hoje, Zelda tem guarda compartilhada _ passa a semana com a tia de Gustavo, e fica com ele de sexta-feira a domingo.
Os dois vão juntos a todos os lugares, e a vira-latas já ficou tão conhecida no Mercado Público de Itajaí, que não passa por lá sem ganhar uns petiscos. Foi treinada a esperar pelo dono no lado de fora. Sentada e comportada.
Na hora de ir embora, caminha por um trecho e, quando está cansada, basta Gustavo encostar a mochila no chão. Zelda, hoje com 15 quilos, deita-se e se deixa empurrar para dentro da bolsa. Fácil assim.

Via Expressa Portuária

31 de julho de 2013 1

É absurdo o descaso e a morosidade nas obras da Via Expressa Portuária de Itajaí. Em Navegantes, obra similar, patrocinada pela Portonave e pelo Governo do Estado, ficou pronta em dois anos e hoje alimenta o terminal que arca com a maior parte da movimentação de contêineres em Santa Catarina. Enquanto isso, em Itajaí, os caminhões cruzam a cidade, atrasando a própria programação e colocando em risco quem circula pelas ruas _ não são raros os registros de acidentes. Sem a via portuária, o Porto de Itajaí corre risco de estagnação. E não há dúvidas de que, por aqui, porto parado é economia parada também.

Deslumbre-se

31 de julho de 2013 0

Foto: Reprodução/Bulletree Filmes

O curta Deslumbre, produzido pelo cineasta Pablo Aguiar, de Balneário Camboriú, com Marcos Ribas, Guilherme Rosa e Leo Motta _ todos da região _  foi colorido esta semana e está pronto para a estreia, prevista para outubro. A produção ocorreu durante uma viagem de 15 dias pela Indonésia. No elenco, alguns dos maiores talentos do surfe atual, como Alejo Muniz, de Bombinhas. A equipe experimentou duas semanas vivendo em um barco, sem internet, celular, sem comunicação com o mundo exterior. O trabalho rendeu cenas belíssimas, como a da foto _ protagonizada por Samuel, o caçula da trupe, de apenas 12 anos.

Piriquito quer ser governador

31 de julho de 2013 8

Em entrevista exclusiva ao repórter Victor Pereira, do Sol Diário, o prefeito Edson Piriquito (PMDB) revelou que quer alçar voos mais altos. O desejo dele, ao deixar a prefeitura de Balneário Camboriú, é ser governador. A ideia, segundo Piriquito, era candidatar-se já nas próximas eleições, em 2014. Mas os planos foram adiados para que ele tivesse tempo de concluir projetos como o Centro de Eventos e o alargamento da Praia Central.

Literatura infantil

31 de julho de 2013 0

Foto: Marcos Porto/Agência RBS

O poeto Antonio Carlos Floriano, superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins, estreia na literatura infantil com a obra Um Cavalo para Eduardo. O lançamento do livro ocorre no dia 8 de agosto, na Feira do Livro de Brusque. Em 15 de agosto será a vez da Biblioteca Pública Silveira Júnior, em Itajaí. Publicada pela Editora Escrituras, de São Paulo, a obra tem ilustrações de Márcia Cardeal.