Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de julho 2013

Turismo responde

31 de julho de 2013 0

A consultoria técnica da Secretaria de Turismo de Itajaí explica que o prédio da antiga Fiscalização dos Portos não está na lista de atrativos históricos que faz parte do guia turístico da cidade porque não está aberto à visitação. O assunto havia sido levantado pela coluna no dia 24 de julho. A resposta da secretaria, assinada pelo consultor Rodrigo Luiz Flamia, informa ainda que há outros prédios tombados em Itajaí que também não estão no guia por não serem considerados turísticos.

Amor a tiracolo

31 de julho de 2013 10

Foto: Leo Motta

A vira-latas Zelda, de quatro anos, é companhia inseparável do designer e professor universitário Gustavo Russo. Os dois são tão unidos, que encontraram uma maneira diferente de passear pelas ruas de Itajaí. Gustavo pedala, enquanto Zelda curte a paisagem dentro da mochila do dono.
A história de amor entre os dois começou em 2009. Depois de ter passado por um momento difícil, Gustavo encontrou na cadelinha, que pertence à tia, uma nova inspiração. Hoje, Zelda tem guarda compartilhada _ passa a semana com a tia de Gustavo, e fica com ele de sexta-feira a domingo.
Os dois vão juntos a todos os lugares, e a vira-latas já ficou tão conhecida no Mercado Público de Itajaí, que não passa por lá sem ganhar uns petiscos. Foi treinada a esperar pelo dono no lado de fora. Sentada e comportada.
Na hora de ir embora, caminha por um trecho e, quando está cansada, basta Gustavo encostar a mochila no chão. Zelda, hoje com 15 quilos, deita-se e se deixa empurrar para dentro da bolsa. Fácil assim.

Via Expressa Portuária

31 de julho de 2013 1

É absurdo o descaso e a morosidade nas obras da Via Expressa Portuária de Itajaí. Em Navegantes, obra similar, patrocinada pela Portonave e pelo Governo do Estado, ficou pronta em dois anos e hoje alimenta o terminal que arca com a maior parte da movimentação de contêineres em Santa Catarina. Enquanto isso, em Itajaí, os caminhões cruzam a cidade, atrasando a própria programação e colocando em risco quem circula pelas ruas _ não são raros os registros de acidentes. Sem a via portuária, o Porto de Itajaí corre risco de estagnação. E não há dúvidas de que, por aqui, porto parado é economia parada também.

Deslumbre-se

31 de julho de 2013 0

Foto: Reprodução/Bulletree Filmes

O curta Deslumbre, produzido pelo cineasta Pablo Aguiar, de Balneário Camboriú, com Marcos Ribas, Guilherme Rosa e Leo Motta _ todos da região _  foi colorido esta semana e está pronto para a estreia, prevista para outubro. A produção ocorreu durante uma viagem de 15 dias pela Indonésia. No elenco, alguns dos maiores talentos do surfe atual, como Alejo Muniz, de Bombinhas. A equipe experimentou duas semanas vivendo em um barco, sem internet, celular, sem comunicação com o mundo exterior. O trabalho rendeu cenas belíssimas, como a da foto _ protagonizada por Samuel, o caçula da trupe, de apenas 12 anos.

Piriquito quer ser governador

31 de julho de 2013 8

Em entrevista exclusiva ao repórter Victor Pereira, do Sol Diário, o prefeito Edson Piriquito (PMDB) revelou que quer alçar voos mais altos. O desejo dele, ao deixar a prefeitura de Balneário Camboriú, é ser governador. A ideia, segundo Piriquito, era candidatar-se já nas próximas eleições, em 2014. Mas os planos foram adiados para que ele tivesse tempo de concluir projetos como o Centro de Eventos e o alargamento da Praia Central.

Literatura infantil

31 de julho de 2013 0

Foto: Marcos Porto/Agência RBS

O poeto Antonio Carlos Floriano, superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins, estreia na literatura infantil com a obra Um Cavalo para Eduardo. O lançamento do livro ocorre no dia 8 de agosto, na Feira do Livro de Brusque. Em 15 de agosto será a vez da Biblioteca Pública Silveira Júnior, em Itajaí. Publicada pela Editora Escrituras, de São Paulo, a obra tem ilustrações de Márcia Cardeal.

Mais vagas nas creches

30 de julho de 2013 0

Novas salas de aulas vão garantir mais 1.165 vagas nas creches de Itajaí. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Jandir Bellini (PP), na creche Dayana Maria de Souza, no Cidade Nova _ que receberá a maioria das vagas. O investimento previsto é de R$ 5,9 milhões e inclui obras em 12 unidades, espalhadas por oito bairros.
Jandir diz que a quantidade de vagas ultrapassa a média anual que havia sido acordada com o Ministério Público. Mesmo assim, é insuficiente para suprir o déficit. Há 3,6 mil crianças na fila de espera.
Todo mês, chegam em média 50 mandados judiciais exigindo vagas à Secretaria de Educação. Como faltam salas de aulas, as crianças saem da fila de espera e entram na fila dos mandados, diz o secretário Edison D`Ávilla.

A nova lei da fila única, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada em maio, ainda não entrou em vigor porque foi necessária normatização para prever casos, por exemplo, em que os responsáveis pelas crianças são os avós. O próximo passo será desenvolver um sistema que avalie as condições de cada criança e a insira na lista automaticamente. Com o início das matrículas para 2014 previsto para outubro, ainda não se sabe se o sistema estará pronto para funcionar.

Quem não tem, tira

30 de julho de 2013 0

foto: Diego Mezzogiorno/Arquivo Pessoal

Roupas de inverno para doação estão expostas em frente a uma instituição na Rua 1.500, em Balneário Camboriú. A mensagem é clara: quem tem de sobra, doa. Quem não tem, tira. Diego Mezzogiorno, autor da ideia, diz que o vaivém de doações é grande.

Meio ambiente

30 de julho de 2013 0

Donos de postos de combustíveis vão receber hoje orientação sobre licenciamento ambiental em Itajaí. Desde 2011, alterações na legislação obrigam os postos a se manifestarem com antecedência para renovação das licenças, e a manterem dados atualizados de controle ambiental. As avaliações incluem análise da estrutura física e avaliação dos tanques de armazenagem, para evitar vazamentos. O encontro, promovido pelo sindicato da categoria em parceria com a Famai, está marcado para 18h30min, na Intersindical Patronal.

Julho histórico

30 de julho de 2013 0

Faltou neve, mas sobrou movimentação turística no mês de julho em Balneário Camboriú. Dirce Fistarol, diretora de hospedagem do Sindisol, diz que embora os números ainda não tenham sido fechados, toda a rede hoteleira registrou aumento no número de reservas, em relação aos anos anteriores. Reflexo das promoções oferecidas pelos hotéis, com descontos de até 35% nas tarifas.
Para Margot Libório, presidente do Convention & Visitors Bureau de Balneário, os turistas superaram o trauma das enchentes no Estado, que impactava de forma negativa a visitação nos últimos anos.