Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Sustentáveis e descoladas

19 de agosto de 2013 2

Foto: Divulgação

Uma ideia que surgiu como hobby transformou-se em opção de trabalho sustentável para Marcelo Ulyssea. Surfista desde os 12 anos, ele desenvolveu pranchas feitas com agave, planta que substitui o tradicional poliuretano. Ambientalmente corretas, feitas com plantas consideradas mortas, as pranchas têm maior resistência que as comuns.
Ulyssea conheceu as pranchas de agave na Califórnia (EUA), mas desenvolveu um método próprio para processar os blocos de madeira. Faz tudo à mão, com ajuda de um funcionário. Cada prancha leva dois meses para ficar pronta, e é vendida por até o dobro do preço das pranchas comuns.

Foto: Divulgação

Nos últimos três anos, a Agave Hunter vendeu quase 80 pranchas para todo o país e para o exterior. Todas made in Itajaí, com tecnologia local.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (2)

  • Brigite Bier Sant´Anna diz: 23 de agosto de 2013

    Esta planta, o agave, abundava na Praia Brava /Itajaí. Todo mundo conhece como “pita”. Ela tb fornece um floral – medicina alternativa.
    Pena que não ilustraram a matéria com a imagem dela.

    Interessante ver sua utilização após seu ciclo vital.

  • Cristina Heino diz: 18 de novembro de 2013

    Tenho acesso a alguns troncos de agave… sei como shapear (+ ou -)… Também sei laminar…Tenho algumas máquinas, serra elétrica, manual, lixadeira, etc… gostaria de saber com que cola posso fazer a união dos troncos, e como prepará-los para que sequem…. Adorei a reportagem… Surfo deste meus 8 aninhos de idade, e acredite, vou morrer surfando… Abraços…

Envie seu Comentário