Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Espaço para velejar

29 de agosto de 2013 1

A instalação da marina e da bacia de evolução no Saco da Fazenda estão preocupando a Associação Náutica de Itajaí (Ani), que forma velejadores na cidade. Cláudio Copello, presidente da entidade, diz que as obras vão limitar a área das velas.

_ Precisamos de água. O projeto da marina, por exemplo, não obedece os condicionantes que haviam sido determinados em audiência pública _ afirma.

Superintendente do Complexo Portuário, Antônio Ayres dos Santos Junior admite que a bacia de evolução pode trazer restrições de segurança. Mas garante que pelo menos um quinto dos 500 mil metros quadrados de água do Saco da Fazenda ficarão desocupados, disponíveis para práticas como a vela.

Não dá para incentivar o esporte e o turismo náutico em Itajaí se a comunidade não estiver envolvida. Que Itajaí se espelhe no exemplo de Le Havre, cidade francesa de onde partirá em novembro a Regata Jacques Vabre. Por lá, crianças aprendem a velejar na escola, e a prática é tão respeitada quanto as forças que movem a economia local.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (1)

  • Claudio Copello diz: 16 de setembro de 2013

    Gostaria muito que Itajaí se espelhasse no exemplo de La Havre e respeitasse a prática da vela como é feito na França, mantendo os espaços “PÚBLICOS” a disposição da população e não transformando os mesmos em uma Marina Privada. Mas tenho certeza de que as raias de velejar da ANI serão preservadas, pois ainda confio nas pessoas e durante a audiência pública nosso superintendente do porto garantiu essa preservação, afinal de que adiantaria trazermos grandes regatas para Itajaí se não tivermos a expectativa de termos um dia velejadores Itajaienses participando das mesmas, anseio pelo dia em que passaremos de meros expectadores a protagonistas destas grandes regatas, para que isso aconteça necessitamos do mesmo respeito que a França tem com seus velejadores, diga-se de passagem os melhores do mundo.

Envie seu Comentário