Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de setembro 2013

Ainda sem multa...

30 de setembro de 2013 0
Foto: Rafaela Martins / Agência RBS

Foto: Rafaela Martins / Agência RBS

As duas multas aplicadas pela Fatma à Águas de Itapema, no início do ano, ainda não têm valor definido. Trâmites internos do órgão adiaram por mais alguns dias o fim do processo, cuja última previsão era 13 de setembro e agora passou para semana que vem.

As multas dizem respeito à falta de licença ambiental e à suposta responsabilidade da empresa no vazamento de esgoto nos rios da Fita e Perequê, em janeiro.

A demora na decisão é justificada pelas mudanças no processo de autuação da Fatma, implementadas no ano passado, mas quase nove meses de espera é tempo demais para um caso que gerou grande repercussão e trouxe forte impacto ao meio ambiente local.

Ele já está chegando!

30 de setembro de 2013 0
Foto: Marcos Porto / Agência RBS

Foto: Marcos Porto / Agência RBS

A quase três meses do Natal, o famoso Papai Noel gigante de Balneário Camboriú já começa a aparecer por aqui – e em partes.

Um dos braços do grandalhão pode ser visto em um terreno na Avenida Santa Catarina, próximo da rodoviária de Balneário. Nos bastidores, os trabalhos visando o Brilhos de Natal 2013 iniciaram há duas semanas.

Até Finados

30 de setembro de 2013 0
Foto: Marcos Porto / Agência RBS

Foto: Marcos Porto / Agência RBS

Prevista para agosto, a ampliação do Cemitério de Itapema tem novo prazo para ser concluída: até 2 de novembro, dia de Finados. Conforme a Secretaria de Comunicação do município, o cronograma sofreu atrasos devido às chuvas dos últimos dias.

Além disso, a prefeitura decidiu fazer outras obras além de aumentar o espaço para os túmulos, incluindo a reurbanização do entorno e a criação de novas vagas de estacionamento.

A terraplanagem do terreno já terminou e o alinhamento e a construção do muro e da infraestrutura para dar mobilidade dentro do cemitério devem começar nesta segunda-feira.

Impasse resolvido

30 de setembro de 2013 0
Foto: Marcos Porto / Agência RBS

Foto: Marcos Porto / Agência RBS

Após Famai e Parque da Atalaia divergirem sobre o conserto do Mirante Água, interditado desde maio em razão de uma fissura, o espaço será recuperado pela Igesa Engenharia Ltda.

A empresa de Balneário Camboriú foi quem construiu o mirante e se confirmou que a estrutura estava dentro do prazo de garantia da obra.

As conversas ocorreram entre Famai e Igesa, e o conserto será totalmente pago pela empresa. O reparo deve começar até esta segunda-feira e terminar em poucos dias.

Conforme a superintendente da Famai, Rogéria Gregório, para 2014 existe a possibilidade de ser construído um novo mirante. Para este ano isso não foi possível pela falta de verbas.

Água suja em Balneário

27 de setembro de 2013 1
Foto: Joel Minusculi / Arquivo pessoal

Foto: Joel Minusculi / Arquivo pessoal

Registro enviado pelo leitor Joel Minusculi, de Balneário Camboriú, mostra a água suja nas torneiras de sua residência quinta-feira à noite, na Rua 2.500.

Segundo o leitor, houve falta de água na manhã de quinta. À noite, quando o abastecimento foi normalizado, a água voltou suja e cheia de lama e areia, entupindo a caixa d´água da residência. Esta seria a quarta vez no ano que o problema ocorre na residência.

Ainda conforme Joel, o chuveiro também ficou entupido com a água barrenta, chegando inclusive a estourar a resistência.

O Guarda-sol tentou entrar em contato com a Emasa, responsável pelo abastecimento de água em Balneário, mas não houve resposta até 11h desta quinta-feira.

No chão!

27 de setembro de 2013 1
Foto: Celso Peixoto / Prefeitura de Balneário Camboriú

Foto: Celso Peixoto / Prefeitura de Balneário Camboriú

Mais uma construção no caminho da Avenida Martin Luther, em Balneário Camboriú, foi ao chão nesta quinta-feira para dar sequência ao prolongamento do Binário.

O prédio na esquina da Martin Luther com a Rua México foi demolido por equipes da prefeitura, o que exigiu alterações no trânsito. O tráfego da Avenida do Estado, entre as ruas Panamá e Jordânia, funcionou com duas pistas em cada sentido durante todo o dia.

Licitações paradas

27 de setembro de 2013 0

A greve nacional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) terminou no dia 2 de setembro, mas o cronograma de licitações – incluindo o da Via Expressa de Itajaí – ainda não foi retomado.

O edital da Via Portuária deveria ter sido lançado em agosto, mas a paralisação de mais de dois meses atrapalhou o planejamento. Conforme a assessoria do órgão em Santa Catarina, o objetivo continua sendo lançar até dezembro todos os editais previstos para 2013.

Após reuniões em Brasília durante a semana, a expectativa é de que sejam divulgadas nesta sexta-feira novidades sobre o recomeço dos trabalhos.

Instrução de rapel

27 de setembro de 2013 0
Foto: Polícia Militar / Divulgação

Foto: Polícia Militar / Divulgação

O Pelotão de Patrulhamento Tático da Polícia Militar de Itajaí e Navegantes esteve no quartel do Corpo de Bombeiros de Itajaí nesta terça-feira. Os policias militares receberam instruções de descida de rapel em aeronaves.

De acordo com o Tenente Marcelo Della Giustina da Silva, a torre do Corpo de Bombeiros tem as condições adequadas para simular operação de descida do helicóptero da Polícia Militar.

Os policiais foram instruídos quanto à forma de ancoragem na aeronave e os cuidados necessários no momento da descida, evitando que a aeronave perca sua estabilidade. Participaram com o instrutores, além do Tenente Marcelo, o 3° Sargento Sergio José Bagattoli e o Cabo Pedro Ademir Rocha Júnior.

Os 25 policiais do Pelotão Tático que participaram da instrução, vão pôr o treinamento em prática na próxima semana, descendo efetivamente de uma aeronave.

Visita às baleias

27 de setembro de 2013 0
Foto: Gus Benke / Divulgação

Foto: Gus Benke / Divulgação

Trinta e seis crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino de Itajaí, que foram destaque no Projeto Navegando pela Cidadania 2013, da Associação Náutica de Itajaí (ANI) participam nesta sexta-feira do Projeto Navegando com os Mamíferos Marinhos.

Os alunos vão visitar o Museu da Baleia, em Imbituba, e conhecer a sede do Projeto Baleia Franca, na Praia de Itapirubá, criado com objetivo de estudar e cuidar destes animais.

De olho nas contas públicas

27 de setembro de 2013 1
Foto: Marcos Porto / Agência RBS

Foto: Marcos Porto / Agência RBS

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) emitiu neste mês uma notificação ao prefeito de Balneário Piçarras, Leonel Martins (PSDB), por excesso nas despesas com a folha de pagamento no primeiro semestre de 2013.

Dados da Diretoria de Controle dos Municípios do tribunal, nos seis primeiros meses deste ano a prefeitura teve quase R$ 23 milhões de gastos com pessoal. O valor representa 49,63% do percentual em relação à receita corrente líquida – ultrapassando 90% do limite previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O alerta é para que o prefeito tome as medidas necessárias para controlar essa situação. Se nada for feito e os gastos continuarem subindo, o TCE volta a agir, aí de forma mais direta. Quando as despesas com pessoal chegam ou passam de 51,3% da receita, o município fica impedido de fazer contratações e dar reajustes aos funcionários, entre outras sanções.

O portal da transparência de Piçarras aponta que, em setembro, a prefeitura tem 62 funcionários em cargo comissionado e outros 583 efetivos. Secretária de Administração e Fazenda, Ana Lúcia Wilvert afirma que o Executivo já trabalha para solucionar o alto índice de gastos, com ações administrativas para equilibrar a folha.