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São Paulo se manifesta sobre marca turística de Balneário Camboriú

13 de dezembro de 2013 1

A São Paulo Turismo, empresa municipal de turismo de São Paulo, manifestou-se através de nota na noite desta sexta-feira sobre a polêmica semelhança entre a marca turística paulista e a que foi lançada esta semana em Balneário Camboriú.

Leia a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL

 

Tomamos conhecimento hoje sobre a polêmica do lançamento, nesta semana, da marca do destino Balneário Camboriu/SC e a similaridade com a Marca São Paulo.

É importante ressaltar que, apesar de os elementos serem bastante similares, não podemos afirmar que se trata de um caso de plágio, até porque não conhecemos todo o projeto e o processo de criação da marca de Camboriú para determinar isso.

É fato que vemos, sim, várias semelhanças, como as cores, os sub-gráficos, a estrutura de conceituação, os patterns e o vídeo de lançamento, que tem a mesma estrutura do vídeo de lançamento da marca São Paulo.

Porém, o que realmente podemos reafirmar é o profundo trabalho feito para a construção da Marca São Paulo, lançada em dezembro de 2011 pela São Paulo Turismo, empresa oficial de turismo e eventos da cidade de São Paulo, por meio da agência de publicidade Propeg e tendo como designer o Romulo Castilho.  Após um longo período de pesquisa, a marca surgiu para mostrar um novo caminho para promover a cidade de São Paulo como um destino único de lugares, serviços, pessoas e ideias. O foco da marca está na variedade e quantidade de experiências únicas e surpreendentes que acontecem em São Paulo, representados também na tagline VIVA TUDO ISSO.

Para nortear o desenvolvimento da marca São Paulo, quatro pilares foram definidos como base do projeto para a capital paulista: buscamos o inesperado; vivemos o presente; valorizamos as diferenças; e somos comunidades. São esses os temas representados nas escolhas feitas para a Marca São Paulo. Foram feitas, inclusive, profundas pesquisas que duraram meses para confirmar que a marca era única e não teria associações com outras marcas de outros lugares.  

Com tudo isso, o case não apenas recebeu comentários positivos de profissionais de turismo em todo o mundo, como também recebeu uma série de reconhecimentos nacionais e internacionais, como o Prêmio Idea Brasil e sua exposição durante as bienais de Design de Moscou e Iberoamericana.

Vamos acompanhar o caso, mas esperamos que a polêmica não diminua o sucesso de todo o trabalho realizado e que não haja confusão sobre o posicionamento do destino São Paulo.

São Paulo Turismo S.A.

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comentários

Comentários (1)

  • A Polêmica nova identidade visual de Balneário Camboriú – Choco La Design | Choco la Design | Design é como chocolate, deixa tudo mais gostoso. diz: 25 de março de 2014

    [...] levantou discussões em relação à marca de São Paulo. As semelhanças são óbvias e até a São Paulo Turismo se manifestou. O que me leva a seguinte questão: como qualquer cidade pode lançar uma nova identidade visual [...]

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