Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Mergulhadores avistam tubarão-baleia em Bombinhas

17 de dezembro de 2013 11
Foto: Hugo Fernando Fagotti Pereira/Divulgação Patadacobra

Foto: Hugo Fernando Fagotti Pereira/Divulgação Patadacobra

Mergulhadores de Bombinhas flagraram um tubarão-baleia nadando calmamente nas águas da Praia da Sepultura, nesta segunda-feira.

O gigante foi avistado pela manhã, próximo à costa. Renieri Balestro, diretor de cursos da escola de mergulho Patadacobra, estava com alunos quando o tubarão apareceu na superfície.

_ Tão próximo que chegou a encostar na borda do nosso barco. Foi uma festa só _ diz.

Balestro conta que em mais de 20 anos mergulhando na região, esta foi a primeira vez que ele observou o animal tão de perto e em local tão raso _ segundo ele, no local onde o tubarão foi visto a profundidade não passava de três metros.

De fato, a espécie vive em alto-mar e raramente é avistada em locais com menos de 100 metros de profundidade. Para que tenha sido visto na Sepultura, perto da praia, é possível que o tubarão estivesse em busca de alimento. Esses animais podem ter este tipo de comportamento em locais onde não estão seus predadores naturais, como orcas e tubarões-brancos.

Em junho, um tubarão-baleia encalhou e morreu na Praia de Perequê, em Porto Belo. Em um esforço que ocupou os pesquisadores e custou mais de R$ 60 mil à Univali, o animal foi estabilizado e está sendo mantido em formol. Poderá ser visto no Museu Oceanográfico da universidade, em Balneário Piçarras, que abre para o público no ano que vem.

O tubarão-baleia alimenta-se de plâncton e não é agressivo. Na idade adulta, pode chegar a 15 metros de comprimento.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (11)

  • Gi diz: 17 de dezembro de 2013

    Puxa, que pena!!! Estivemos mergulhando com a Patadacobra na Praia da Sepultura no último sábado e na ilha do Arvoredo no Domingo. Por pouco não encontramos o grandão!!!

    Deve ter sido uma emoção inesquecível!

  • Felipe diz: 17 de dezembro de 2013

    Tubarões-baleia são lindos!

  • Eduardo Riba diz: 17 de dezembro de 2013

    Tubarões Baleia, animais que não costumam aparecer no litoral, isso deve ser uma indicação de como talvez ande a situação de nossos oceanos, muita coisa está mudando…

  • Noeli Lopes diz: 17 de dezembro de 2013

    Sorte desses mergulhadores que é um tipo agressivo como o tubarão branco, caso contrário teriam virado lanchinhos para a fera.

  • Noeli Lopes diz: 17 de dezembro de 2013

    Ops, que NÂO é um tipo agressivo como o tubarão branco*

  • Paula Trazz diz: 17 de dezembro de 2013

    ainda bem que não é agressivo…mais uma atração para nossa belíssima região… parabéns aos fotógrafos…

  • Gio diz: 18 de dezembro de 2013

    Que pena mesmo. Mergulhei na sexta na praia da Sepultura. Um dos meus sonhos de consumo é ficar cara a cara com um tubarão, quem sabe até poder alimentá-lo (não sendo eu o alimento, claro).

  • Marcos Tomio diz: 18 de dezembro de 2013

    Estava em Perequê quando o outro apareceu morto, tirei fotos e vídeos, pois foi algo inesquecível, mas agora, vendo esta matéria, fico preocupado com este segundo aparecimento, algo deve estar errado em seu habitat

  • Sérgio diz: 21 de dezembro de 2013

    eu conseguir colocar um peixinho na boca dele, fui muito corajoso

  • Cíntia diz: 8 de janeiro de 2014

    Simmm os homens invadem o alto mar para buscar alimentos é bem compreensível que eles venham para a costa em busca de alimentos!!!!

  • Mergulhadores registram encontro com tubarão-baleia em Bombinhas | Guarda-sol diz: 26 de fevereiro de 2014

    [...] Em dois meses, este foi o segundo encontro de Ranieri Balestro, mergulhador e diretor de cursos da escola, com o gigante do mar. Em dezembro do ano passado ele estava em um grupo que avistou um tubarão-baleia em águas rasas na … [...]

Envie seu Comentário