Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Mergulhadores registram encontro com tubarão-baleia em Bombinhas

26 de fevereiro de 2014 10

Mergulhadores de Bombinhas registraram ontem um encontro com um gigante nas imediações da Ilha do Arvoredo. Um tubarão-baleia de cerca de oito metros de comprimento nadava tranquilo na superfície quando foi avistado por instrutores da escola de mergulho Patadacobra. Quatro mergulhadores entraram na água e ficaram lado a lado com o tubarão, que se deixou fotografar e pareceu não se incomodar em ser observado.

A espécie, que se alimenta de plâncton, não é agressiva. Na idade adulta, um tubarão-baleia pode chegar a 15 metros de comprimento.

Em dois meses, este foi o segundo encontro de Ranieri Balestro, mergulhador e diretor de cursos da escola, com o gigante do mar. Em dezembro do ano passado ele estava em um grupo que avistou um tubarão-baleia em águas rasas na Praia da Sepultura, em Bombinhas.

Naquela ocasião, especialistas monitoraram o Litoral porque havia possibilidade de encalhe do animal, que não costuma nadar tão perto da praia. Desta vez, no Arvoredo, o encontro foi diferente:

_ A área onde ele estava tem 22 metros de profundidade.

Encontros mais frequentes

Mergulhador experiente, Balestro diz que há pelo menos 12 anos não via tubarões-baleia pela região. Jules Soto, pesquisador e curador do Museu Oceanográfico da Univali, concorda que os avistamentos eram raros, mas diz que ainda é cedo para afirmar que os animais estão de fato mais presentes por aqui.

_ Serão necessários mais estudos para que possamos dizer que a incidência é maior. Pelo menos 12 anos de coletas de dados _ afirma Soto.

Desde o ano passado, quatro registros de aparecimento de tubarões-baleia em Santa Catarina chegaram ao pesquisador. Além das duas ocorrências com mergulhadores, um animal apareceu morto no Sul do Estado e outro morreu após encalhar na Praia de Perequê, em Porto Belo. Este último espécime está sendo conservado pela Univali, numa delicada operação, e fará parte do acervo do Museu Oceanográfico.

 

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (10)

  • Vanessa diz: 26 de fevereiro de 2014

    Bom dia,

    Acredito que houve equivoco no Título da matéria, sendo que o encontro dos Mergulhadores (de Bombinhas) e o Tubarão Baleia, ocorreu nas imediações da Ilha do Arvoredo que fica na cidade de Florianópolis.
    Correto?

    At.

    Vanessa
    Florianópolis

  • Henrique Scherer diz: 26 de fevereiro de 2014

    SENSACIONAL! Mergulhei em Bombinhas de 1985 até 2000 e não tive o privilégio de mergulhar com esses animais sensacionais.
    Abraço para a equipe da Pata da Cobra.

  • fabricio diz: 26 de fevereiro de 2014

    Deve fazer MTA diferença pra vc Vanessa se a ilha pertence a esse ou a outro municipio, né? A importância da matéria poderia sim ser algo a se comentar. Mais um belo tubarão baleia nos visitando, isso sim faz MTA diferença pra nossa fauna marinha…

  • Aline Recchia diz: 26 de fevereiro de 2014

    Sou eu ali na fotooooooooooooooooo!!!! esse encontro foi SENSACIONAL!!

    Vanessa… a Ilha do Arvoredo ñ fica em Florianópolis.. ela está mais ou menos no meio do caminho entre Floripa e Bombinhas… Tanto as escolas de Floripa, quanto as escolas de Bombinhas, costumam fazer suas saídas de mergulho lá no Arvoredo, por toda a sua beleza e variedade de vida marinha! Mas ontem, quando encontramos o Tubarao Baleia, já estavamos a caminho de bombinhas…

    =)

  • Cassio diz: 26 de fevereiro de 2014

    Vanessa, em Bombinhas também tem a Ilha do Arvoredo.
    Conhece o estado paaaaacaramba.

  • Alberto diz: 26 de fevereiro de 2014

    A Ilha do Arvoredo pertence a Governador Celso Ramos, por mais que os florianopolitanos esperneiem…

  • lele diz: 26 de fevereiro de 2014

    Luiz Paulo Vieira, técnico em estudo e pesquisa do IBGE em Santa Catarina, explica que nem mesmo o decreto de formação da reserva especifica o município ao qual o espaço pertence.
    Segundo ele, a maior parte da reserva está na área de Florianópolis, mas também há partes que correspondem aos municípios de Bombinhas, Porto Belo, Tijucas e Governador Celso Ramos.

  • Priscilla diz: 27 de fevereiro de 2014

    Hipócritas! Alem de desviarem o foco ficam discutindo a insignificancia das fronteiras!

  • Theófilo diz: 2 de março de 2014

    Eu estou apaixonado pela Dagmara Spautz… LIIIIINNNDAAAAA!!!!

  • Pereira diz: 29 de abril de 2016

    Avaí está na serie B.

Envie seu Comentário