Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

PM devolve os cães aos donos e fecha o canil do batalhão em Balneário Camboriú

27 de fevereiro de 2014 1
Foto: Rafaela Martins/Arquivo

Foto: Rafaela Martins/Arquivo

Os quatro cães da raça pastor belga de malinois que faziam parte do K-9, o canil do 12º Batalhão da Polícia Militar em Balneário Camboriú, foram devolvidos aos antigos donos. As atividades da divisão, que treinava cachorros para ações como busca, faro, guarda e proteção, foi suspensa pela PM.
De acordo com o subcomandante do Batalhão, major Ronaldo de Oliveira, a suspensão é temporária e foi motivada pela “falta de retorno” do trabalho com os cães. A decisão de fechar o K-9 ocorreu após avaliação técnica do Canil Central, que, de acordo com o comandante do 12º Batalhão, tenente-coronel Marcello Martinez Hipólito, considerou as atividades em Balneário como “regulares”.
Um dos problemas, segundo o comandante, seria o fato de os cães terem sido doados, e não escolhidos de acordo com a aptidão para o trabalho com a polícia.
_ Hoje, temos mais resultado na bike patrulha do que no policiamento com cães. E quando há grandes operações, em que é necessária a presença deles, podemos solicitar no canil de Itajaí _ afirma o subcomandante Oliveira.
Os dois policiais que estavam lotados no canil foram transferidos para outras atividades, na patrulha e no setor operacional. O batalhão pretende reabrir o canil assim que houver condições de oferecer, segundo ele, um treinamento mais adequado, tanto para os cães quanto para os policiais.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (1)

  • PM grava momento em que cão farejador de Itajaí encontra drogas | Guarda-sol diz: 28 de fevereiro de 2014

    [...] o fechamento do canil do 12º Batalhão, em Balneário Camboriú, o K-9 de Itajaí é o único na região a ter cães preparados para os trabalhos de faro, busca e [...]

Envie seu Comentário