Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Itajaí entra na Justiça para impedir Balneário Camboriú de usar aterro

20 de março de 2014 2

A prefeitura de Itajaí ingressou com uma ação cautelar na Justiça pedindo que Balneário Camboriú seja impedida de despejar qualquer tipo de lixo no aterro da cidade. A intenção é entrar em acordo em relação ao passivo ambiental. Hoje, embora Balneário arque com 48% dos custos de manutenção do aterro, as consequências ambientais sobram somente para Itajaí.

A decisão do município em entrar com a ação veio após várias tentativas de acordo, intermediadas pelo Ministério Público, que não chegaram a nenhum resultado. A alegação de Balneário é que já paga à empresa concessionária do serviço de coleta para que faça a destinação do lixo.

_ Não nos sobrou outra alternativa, sob pena de o prefeito Jandir Bellini ser responsabilizado. Não se trata de nenhuma questão contra o prefeito Edson Dias _ disse o procurador-chefe da prefeitura de Itajaí, Rogério Ribas.

A preocupação da prefeitura de Itajaí é que o despejo do lixo de Balneário Camboriú diminui a vida útil do aterro. Mesmo após a desativação, o movitoramento é necessário por mais 400 anos, devido ao risco de contaminação.

Reunião em abril

A Justiça não concedeu o pedido de liminar proposto na cautelar, mas marcou uma audiência em 14 de abril para tentar um acordo. De acordo com o procurador Rogério Ribas, se Balneário não concordar em dividir o passivo ambiental com Itajaí o município de Itajaí ingressará com uma ação civil pública.

Comente e compartilhe

comentários

Comentários (2)

  • Rodrigo diz: 20 de março de 2014

    Concordo !!! Não se dizem a “maravilha do atlântico” ? aquela que adora receber turistas e que se entitulam capital catarinense do turismo, cidade de “boa qualidade de vida” e bla bla bla ? Deviam dizer também que são “terra de ninguém”. Pois então, que arquem tbm com o “lixo” que produzem e com sua parte de responsabilidade ambientais…e não apenas descartam todo o lixo num aterro e dane-se Itajaí !!! Acho um absurdo isso. Se eles produzem o lixo, que tenham seu próprio aterro e respondam por qualquer dano ambiental…aí fica fácil jogar “merda” em qq lugar, limpar as mãos e sair rindo !!!

  • Daniel Soares diz: 26 de março de 2014

    Gosto muito de seu espaço virtual.
    E você é muito gata….

Envie seu Comentário