Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 3 abril 2014

Correndo contra o tempo

03 de abril de 2014 1
Foto: Rafaela Martins

Foto: Rafaela Martins

O relógio da Igreja Matriz de Itajaí parou por alguns instantes ontem para que fossem pintados os ponteiros. O trabalho nas alturas precisou ser feito rápido, para reduzir o tempo de pausa do maquinário. Os ponteiros, que estavam precisando de um trato, haviam sido pintados pela última vez há sete anos. A previsão era terminar o serviço ainda ontem.

Segurança high tech

03 de abril de 2014 2

A Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú inaugura hoje a Central de Operações e Monitoramento, que vai centralizar a operação de 380 câmeras espalhadas pela cidade incluindo um equipamento conhecido como Speed Dome, manipulado pela Central através de um joy stick e com capacidade de visualização 360°, que ficará na praça Almirante Tamandaré. As câmeras ainda estão em fase de instalação.

Belas do SUP

03 de abril de 2014 0
Foto: Cristina Pessini/Divulgação

Foto: Cristina Pessini/Divulgação

Porto Belo vai sediar a segunda edição do Belas do SUP, evento beneficente que reúne mulheres praticantes ou iniciantes no Stand Up Paddle. A data marcada é 12 de abril, e a programação inclui uma aula de SUP Yoga e remada até a Ilha de Porto Belo.

Marejada oriental

03 de abril de 2014 1

Parece que a ideia do prefeito Jandir Bellini (PP) de cancelar a Marejada em 2014 foi por água abaixo. A Secretaria de Turismo espera para a semana que vem uma definição sobre a realização da 2ª Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo, em setembro ou novembro deste ano.

Se escolhida a primeira data, o evento, que ano passado celebrou a chegada da Regata Jacques Vabre e levou o público a uma “viagem” do Atlântico ao Mediterrâneo, desta vez ganhará ares orientais. Isto porque em setembro a cidade será palco da partida da Família Schürmann rumo à Expedição Oriente, que tentará repetir as rotas de navegação usadas pelos chineses.

A outra alternativa é unir a Aventura pelos Mares do Mundo ao Itajaí Le Salon _ feira náutica que promete movimentar o mercado de embarcações e que começa logo após os Jasc. O problema é que, nesse caso, o evento vai ficar bem próximo da Itajaí Stopover da Volvo Ocean Race, em abril de 2015.

Em janeiro, quando anunciou que a cidade poderia não ter um grande evento neste ano, o prefeito Jandir Bellini disse que não faria sentido organizar uma festa somente para cumprir calendário. Após ter colecionado prejuízos com a Marejada, o município finalmente acertou a mão nos últimos dois anos, com a Volvo Ocean Race e a primeira Aventura pelos Mares do Mundo. A expectativa é que o sucesso se repita.

Curtas

03 de abril de 2014 0

1. A Associação Empresarial de Navegantes (Acin) vai construir uma sede em frente ao terminal de passageiros do aeroporto. O investimento será de R$ 500 mil.

2. A empresária Margot Libório foi reconduzida ao cargo de presidente do Convention & Visitors Bureau de Balneário Camboriú. O vice é João Francisco Barão.

3. A Unidade Básica de Saúde do Centro de Itapema vai fechar a partir de segunda-feira para reforma. A previsão de investimentos é de R$ 150 mil.

Cortesia na Espanha

03 de abril de 2014 0

A vice-prefeita de Itajaí, Dalva Rhenius (PSB), foi recebida ontem pela prefeita de Alicante, na Espanha, Sonia Castedo.
A visita foi de cortesia e o tema da conversa foi a experiência das cidades como paradas da Volvo Ocean Race. Alicante é a cidade-sede da regata.

Hospital certificado

03 de abril de 2014 1

O Hospital da Unimed de Balneário Camboriú manteve a classificação plena pela Organização Nacional de Acreditação, certificado de qualidade que corresponde ao ISO hospitalar.
No Estado há apenas quatro unidades de saúde com a mesma classificação. O certificado atesta qualidade nos processos.
O hospital de Balneário atende em média 10 mil pessoas por dia, somente no pronto socorro.

Visita simpática no Itajaí-açu

03 de abril de 2014 4
Foto; programa Botos do Itajaí/Divulgação

Foto; programa Botos do Itajaí/Divulgação

 

Tem chamado atenção dos pesquisadores a frequência com que os botos têm aparecido na entrada do canal de acesso aos portos, no Itajaí-açu. Esta semana um grupo foi novamente clicado por monitores do Programa Botos do Itajaí enquanto pescava e se divertia nas águas do rio.

Doutor em Oceanografia Biológica, o professor André Barreto, que coordena o programa, diz que chama atenção o fato de os mesmos animais aparecerem com frequência no canal _ às vezes em grupos maiores, e em outras menores. Nas últimas semanas os golfinhos têm nadado lado a lado com três filhotes, dois deles bebês.

Os pesquisadores têm monitorado a atividade dos golfinhos para tentar renovar a estimativa da quantidade de animais que frequenta o Itajaí-açu. A última contagem, feita em 2010, apontava para 30 animais.

_ Nos últimso 10 anos percebemos que eles têm vindo o ano todo, com mais intensidade no verão. A atividade que mais fazem por aqui é pescar. Desta vez temos a impressão de que há um grupo bem regular, mas ainda não sabemos quanto tempo eles ficarão por aqui _ diz Barreto.

Foto: Programa Botos do Itajaí/Divulgação

Foto: Programa Botos do Itajaí/Divulgação

 

Controle

A observação dos botos permite aos pesquisadores, por exemplo, observar a reação deles ao movimento dos navios. O fato de haver filhotes também ajuda na identificação de machos e fêmeas, já que os bebês ficam perto das mães até completarem dois anos.

Os botos que aparecem no Itajaí-açu vivem até 30 anos e chegam a três metros de comprimento.