
Foto: Marco Fávero
O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito (PMDB), esclareceu por meio de uma carta neste domingo os motivos pelos quais desistiu de renunciar à prefeitura.
Piriquito tinha intenção de concorrer a governador e, nesse caso, teria que abrir mão do cargo neste fim de semana.
A decisão do prefeito saiu após uma reunião com a regional do partido, em Itajaí, que contou com a presença do vice-governador Eduardo Pinho Moreira e dos senadores Luiz Henrique da Silveira e Casildo Maldaner.
Na carta, Piriquito disse que não renunciou porque “cada coisa tem um tempo certo” e que, para o partido, o melhor é que ele continue na prefeitura neste momento. A carta termina dizendo que “ficou demonstrado que o PMDB/SC não tem dono, que são os militantes, é a base do PMDB que deve decidir o direcionamento partidário e que qualquer um que divergir dos rumos tradicionais, terá sua voz garantida”.
Leia o texto na íntegra:
“Foram quase 4 (quatro) meses, desde o dia 15 de janeiro de 2014, uma quarta-feira que iniciamos a defesa de um projeto, de uma caravana, de um movimento que fizesse com que o PMDB de Santa Catarina debatesse com sua base, o seu futuro. Foi a partir deste momento que nasceu o Movimento “Eu Quero Votar no 15”.
O presente momento em que me reporto a vocês, busco inicialmente, a tentativa de expressar o quanto sou grato pela oportunidade que me foi dada de ter a atenção de vocês nas mais diversas regiões que visitamos, congregando em nossos encontros quase 200 (duzentos) municípios catarinenses.
Foram Deputados, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores, Suplentes de Vereadores, Coordenadores Regionais, Secretários, Diretores, Gerentes e Coordenadores de SDR´s, Integrantes dos Diretórios Municipais, Membros dos segmentos partidários (PMDB MULHER, JPMDB, MOVIMENTO SINDICAL), além dos mais diversos líderes comunitários e simpatizantes, um conjunto de esforços que nos permitiram debater a apresentar os motivos que nos levaram a defender a candidatura própria de nosso partido nesta eleição. A satisfação em trocar experiências, ouvir lideranças, aprender ainda mais sobre a importância da história do PMDB, e, principalmente construir novas amizades é o que me motiva a continuar nesta luta.
O sentimento que toma conta de mim no dia de hoje é o de realização e de que cumprimos um papel importante nestes últimos meses com o Movimento “Eu Quero Votar no 15”. Viajamos por todo o Estado sem falar de pessoas, sem apontar conceitos negativos ou criticar nomes, buscamos a todo o momento, propor, construir e defender junto aos companheiros peemedebistas o sentimento de que o melhor caminho para o glorioso MDB e para Santa Catarina é ter candidato a Governador em 2014.
Temos a consciência que tivemos papel preponderante para que fosse marcada a pré-convenção do dia 26/04/2014, data na qual o PMDB decidirá sobre sua posição na eleição majoritária deste ano e onde nós estaremos ao lado de cada um de vocês como um militante, um delegado, continuando a defender a candidatura própria.
Não renunciei ao mandato de Prefeito de Balneário Camboriú para participar do processo pré-eleitoral como pré-candidato por entender que para cada coisa tem o tempo certo, e que para o PMDB, neste momento, e principalmente para Santa Catarina, o melhor é que continuemos a transformar Balneário Camboriú, tornando esta cidade cada vez mais referência em gestão pública para nosso Estado.
Por fim, ressalto a importância do orgulho que devemos ter de nosso partido, da nossa história e dos nossos líderes, mas principalmente temos que nos orgulhar do espírito democrático que foi reafirmado neste processo. Ficou demonstrado que o PMDB/SC não tem dono, que são os militantes, é a base do PMDB que deve decidir o direcionamento partidário e que qualquer um que divergir dos rumos tradicionais, terá sua voz garantida.
Contem comigo companheiros, um forte abraço e saudações peemedebistas,
Balneário Camboriú SC, em 05 de abril de 2014.
Edson Renato Dias – Piriquito
Peemedebista e Defensor do Movimento “Eu Quero Votar no 15”