Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Balneário Camboriú tem recorde de focos da dengue

25 de abril de 2014 0
Foto: Marcos Porto/Arquivo

Foto: Marcos Porto/Arquivo

O número de focos do mosquito da aedes aegypti em Balneário Camboriú tem deixado em alerta o departamento de controle da dengue na cidade. De janeiro a abril foram identificados 109 focos _ o 3º maior número no Estado (atrás apenas de Chapecó e São Miguel do Oeste) e um recorde no município. Até então, a maior quantidade de focos em Balneário havia sido relatada em 2007, quando foram encontradas larvas em 57 pontos.

O bairro das Nações é o campeão em focos. Foram encontrados 60, mais da metade do total. A maioria está dentro de casa, local onde a ação do órgão de controle é bem mais difícil.

Pratinhos dos vasos de plantas têm se mostrado os pontos favoritos para o aedes aegypti depositar seus ovos. Mas também há focos em lonas e em bromélias, plantas que geralmente eram rejeitadas pelo mosquito da dengue.
O que chama atenção é a evolução dos focos: janeiro e fevereiro tiveram sete identificados cada. Em março e abril foram, respectivamente, 47 e 48. Márcio Cristiano Passing, coordenador do programa de combate à dengue, diz que o crescimento era esperado em função do verão muito quente e seco. Quando começou a chover, no mês passado, os ovos eclodiram e os focos se espalharam.

Para conter o crescimento, técnicos do programa têm feito palestras nas escolas e, na semana que vem, farão uma força-tarefa para recolher recipientes que atraem o mosquito. A ação, que ocorre na terça e quarta-feira, começa na rua Venezuela e vai até a rua Israel, entre a avenida Palestina e a avenida do Estado.
Nunca é demais lembrar que o combate à dengue é reponsabilidade de cada um.

Comente e compartilhe

comentários

Envie seu Comentário