Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de maio 2014

Enfim, a verdade

31 de maio de 2014 0
Foto: Rafaela Martins/Arquivo

Foto: Rafaela Martins/Arquivo

 

Os últimos dias têm sido tensos para Eliana Barontini. Dividida entre a ansiedade e o medo das informações que vai receber, a filha de Higino Pio, primeiro prefeito de Balneário Camboriú, aguarda a leitura do laudo feito pela Comissão Nacional da Verdade sobre a morte do pai, em 1969. A audiência está marcada para segunda-feira, a partir das 16h. Eliana, emocionada, não sabe se estará presente. Ainda é doloroso, para ela, tocar no assunto.

– A gente já foi tão enganado, tudo foi tão escondido, que a gente não sabe o que vai encontrar. Tenho certeza de que mataram meu pai, de um jeito ou de outro – diz.

Higino Pio estava sob custódia da Marinha, na Escola de Aprendizes Marinheiros, quando faleceu enforcado, e é o único preso político catarinense morto em uma dependência pública no Estado durante a ditadura militar. Eleito pelo PSD quatro anos antes, o prefeito havia sido detido na quarta-feira de cinzas de 1969 pela Polícia Federal, junto com outros funcionários da prefeitura. Somente ele permaneceu preso, e sua morte ocorreu poucos dias depois, em 3 de março. A versão oficial é de que ele teria cometido suicídio.

Eliana, embora tensa, diz que saber o que ocorreu, depois de tantos anos, será um alívio. Ela tinha 19 anos quando o pai morreu. Um de seus irmãos, João Jorge, faleceu sem saber os detalhes sobre a morte do pai. Higino, que jamais deixou de ser história na família, terá sua verdade enfim revelada.
– Não vou dizer que estou sofrendo, porque já faz tanto tempo… mas a gente lembra dele a vida inteira. A dor sempre fica.

No Altas Horas

31 de maio de 2014 0
Foto: Gilmar Souza/Arquivo

Foto: Gilmar Souza/Arquivo

 

Vai ao ar neste sábado à noite, no programa Altas Horas, da Rede Globo, uma reportagem sobre cães-guias (como o bonitão da foto). O material foi produzido por Francielle Mianes, aluna do curso de Jornalismo da Univali, sob a supervisão da professora Laura Seligman e com apoio da TV Univali.

A produção ocorreu há cerca de um mês, e levou quatro dias para ficar pronta. A divulgação do trabalho da aluna da Univali fará parte de um quadro do programa que apresenta reportagens produzidas por estudantes.

Autopista se explica

31 de maio de 2014 1
Foto: Rafaela Martins/Arquivo

Foto: Rafaela Martins/Arquivo

 

A Autopista Litoral Sul explicou oficialmente aos vereadores de Itapema o motivo para o fechamento de vários acessos às cidades da região que margeiam a BR-101. Segundo o gerente de engenharia da concessionária, Fernando Araújo, a intenção da empresa é evitar que a rodovia seja usada como rua pelos moradores. A justificativa para a mudança, que causa muita reclamação, é a segurança

Inclusão em Penha

31 de maio de 2014 0

O Beto Carrero World fechou acordo com a Escola Especial Henny Coelho, a Apae de Penha, para inserção dos alunos no mercado de trabalho. Os candidatos passarão por uma triagem interna, que apontará quem está pronto para trabalhar, e em que setor do parque multitemático.

Feijoada no Rotary

31 de maio de 2014 0

O Rotary Club Porta do Vale faz neste sábado uma feijoada no Parque Dom Bosco para arrecadar fundos. A organização quer construir dois novos banheiros no parque, incluindo adaptações para portadores de necessidades especiais. O resultado das vendas também beneficiará a biblioteca do Lar Padre Jacó, que ganhará novos livros, a Associação Camboriuense, que receberá materiais educativos, e a campanha End Polio Now, que receberá doação para compra de vacinas contra a poliomielite. A feijoada começa às 11h, e o preço é R$ 40 por pessoa.

Lombadas causam reclamação

31 de maio de 2014 0

O leitor Arno Scharf, de Navegantes, reclama da altura das lombadas recém instaladas da avenida Prefeito Juvenal Mafra, no Gravatá.  Segundo ele, as estruturas podem não só danificar os veículos mas também ferir algum distraído.

“Onde estaria o Ministério Público que não enxerga o abuso?” – provoca o morador.

De olho no aquecimento

31 de maio de 2014 0

Um projeto de lei assinado pelo vereador Eliomar Getúlio Pereira, o Má da Madeireira (PV), obriga os prédios públicos que forem construídos ou reformados na cidade a ter aquecimento de água por energia solar, correspondente a pelo menos 50% do consumo total.

O motivo alegado pelo vereador é o aquecimento global e as vantagens econômicas do uso de energia limpa.
Bom seria se a proposta incluísse também incentivo para os moradores utilizarem o sistema dentro de casa.

Avenida Elói

30 de maio de 2014 1

A morte do vereador Elói Camilo da Costa (PMDB) foi assunto obrigatório na última sessão da Câmara de Itajaí, transferida para sexta-feira em razão do luto oficial. O vereador Afonso Arruda sugeriu que a mesa diretora apresente um projeto para alterar o nome da avenida São Vicente, onde vivia o vereador, para avenida Elói Camilo da Costa.

Amanhecer em Itajaí

30 de maio de 2014 2
Foto: Dagmara Spautz

Foto: Dagmara Spautz

 

O dia amanheceu indeciso em Itajaí. Nublado ou ensolarado? Só o decorrer das horas vai mostrar quem vai prevalecer nesta fria manhã.

Estratégia de craque

30 de maio de 2014 1
Foto: Rafaela Martins

Foto: Rafaela Martins

 

Um estacionamento ao lado da prefeitura de Balneário Camboriú apelou para o craque Neymar na tentativa de chamar atenção da clientela. Em tamanho natural, o atleta de papelão faz sinal para quem está interessado em estacionar. Uma bela estratégia de marketing em época de Copa do Mundo – desde que ele não cobre royalties.